“Qual a base de conhecimentos que meu aluno deve ter?”: uma experiência de ensino e aprendizagem de construção de indicadores educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reali, Aline
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Reyes, Claúdia, Martucci, Elisabeth, Mizukami, Maria, Lima, Emilia, Tancredi, Regina, Mello, Roseli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1390
Resumo: Aponta alguns aspectos relacionados ao processo de construção coletiva de indicadores educacionais por professores das séries iniciais. Os dados foram obtidos por meio da realização de uma experiência de ensino e aprendizagem junto a um grupo de professores de uma escola da rede pública do Estado de São Paulo. Como referência para a discussão realizada, os indicadores construídos para os diferentes componentes curriculares por professoras de 4ª série do Ensino Fundamental são apresentados. Foi possível evidenciar a potencialidade dos processos de construção de indicadores educacionais, tanto no que se refere à definição de um quadro de referências sobre os conteúdos instrucionais que podem ser desenvolvidos em salas de aula, de uma ferramenta para o monitoramento do ensino promovido e das bases para a progressão continuada, conforme objetivado por aquela comunidade escolar. Foram ainda objetivados subsídios importantes para promoção do desenvolvimento profissional das professoras e para a construção do projeto pedagógico da escola investigada. Palavras-chave: indicadores educacionais; formação de professores; progressão continuada; séries iniciais. Abstract This paper aims at pointing out some aspects related to the collective construction of educational indicators by teachers. The data were obtained through teaching and learning experiences conducted by a group of teachers from a public school of the state of São Paulo. To enrich the discussion, we now present the constructed indicators for the different curricular components considering the 4th grade of primary education. It was possible to evidence the potentiality of the educational indicators construction processes for the definition of a framework to specify the curricular contents that can be taught in classrooms, of a tool to monitor pupils’ learning (Porter and Smithson, 2001) and the continued progression according to the school community. Important subsidies for the teachers’ professional development and for the construction of the school pedagogical project were also evidenced. Keywords: educational indicators; knowledge basis; teachers training; continued progression; primary school.
id INEP-2_28cbc8aaf9455c8593a1e122746e9aaf
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1390
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling “Qual a base de conhecimentos que meu aluno deve ter?”: uma experiência de ensino e aprendizagem de construção de indicadores educacionaisAponta alguns aspectos relacionados ao processo de construção coletiva de indicadores educacionais por professores das séries iniciais. Os dados foram obtidos por meio da realização de uma experiência de ensino e aprendizagem junto a um grupo de professores de uma escola da rede pública do Estado de São Paulo. Como referência para a discussão realizada, os indicadores construídos para os diferentes componentes curriculares por professoras de 4ª série do Ensino Fundamental são apresentados. Foi possível evidenciar a potencialidade dos processos de construção de indicadores educacionais, tanto no que se refere à definição de um quadro de referências sobre os conteúdos instrucionais que podem ser desenvolvidos em salas de aula, de uma ferramenta para o monitoramento do ensino promovido e das bases para a progressão continuada, conforme objetivado por aquela comunidade escolar. Foram ainda objetivados subsídios importantes para promoção do desenvolvimento profissional das professoras e para a construção do projeto pedagógico da escola investigada. Palavras-chave: indicadores educacionais; formação de professores; progressão continuada; séries iniciais. Abstract This paper aims at pointing out some aspects related to the collective construction of educational indicators by teachers. The data were obtained through teaching and learning experiences conducted by a group of teachers from a public school of the state of São Paulo. To enrich the discussion, we now present the constructed indicators for the different curricular components considering the 4th grade of primary education. It was possible to evidence the potentiality of the educational indicators construction processes for the definition of a framework to specify the curricular contents that can be taught in classrooms, of a tool to monitor pupils’ learning (Porter and Smithson, 2001) and the continued progression according to the school community. Important subsidies for the teachers’ professional development and for the construction of the school pedagogical project were also evidenced. Keywords: educational indicators; knowledge basis; teachers training; continued progression; primary school.INEP2004-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/139010.24109/2176-6681.rbep.85i209-10-11.877Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 85 n. 209-10-11 (2004)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 85 Núm. 209-10-11 (2004)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 85 No 209-10-11 (2004)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.85i209-10-11reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1390/112910.24109/2176-6681.rbep.85i209-10-11.1129Reali, AlineReyes, ClaúdiaMartucci, ElisabethMizukami, MariaLima, EmiliaTancredi, ReginaMello, Roseliinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:25:44Zoai:ojs3.inep:article/1390Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:25:44Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv “Qual a base de conhecimentos que meu aluno deve ter?”: uma experiência de ensino e aprendizagem de construção de indicadores educacionais
title “Qual a base de conhecimentos que meu aluno deve ter?”: uma experiência de ensino e aprendizagem de construção de indicadores educacionais
spellingShingle “Qual a base de conhecimentos que meu aluno deve ter?”: uma experiência de ensino e aprendizagem de construção de indicadores educacionais
Reali, Aline
title_short “Qual a base de conhecimentos que meu aluno deve ter?”: uma experiência de ensino e aprendizagem de construção de indicadores educacionais
title_full “Qual a base de conhecimentos que meu aluno deve ter?”: uma experiência de ensino e aprendizagem de construção de indicadores educacionais
title_fullStr “Qual a base de conhecimentos que meu aluno deve ter?”: uma experiência de ensino e aprendizagem de construção de indicadores educacionais
title_full_unstemmed “Qual a base de conhecimentos que meu aluno deve ter?”: uma experiência de ensino e aprendizagem de construção de indicadores educacionais
title_sort “Qual a base de conhecimentos que meu aluno deve ter?”: uma experiência de ensino e aprendizagem de construção de indicadores educacionais
author Reali, Aline
author_facet Reali, Aline
Reyes, Claúdia
Martucci, Elisabeth
Mizukami, Maria
Lima, Emilia
Tancredi, Regina
Mello, Roseli
author_role author
author2 Reyes, Claúdia
Martucci, Elisabeth
Mizukami, Maria
Lima, Emilia
Tancredi, Regina
Mello, Roseli
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reali, Aline
Reyes, Claúdia
Martucci, Elisabeth
Mizukami, Maria
Lima, Emilia
Tancredi, Regina
Mello, Roseli
description Aponta alguns aspectos relacionados ao processo de construção coletiva de indicadores educacionais por professores das séries iniciais. Os dados foram obtidos por meio da realização de uma experiência de ensino e aprendizagem junto a um grupo de professores de uma escola da rede pública do Estado de São Paulo. Como referência para a discussão realizada, os indicadores construídos para os diferentes componentes curriculares por professoras de 4ª série do Ensino Fundamental são apresentados. Foi possível evidenciar a potencialidade dos processos de construção de indicadores educacionais, tanto no que se refere à definição de um quadro de referências sobre os conteúdos instrucionais que podem ser desenvolvidos em salas de aula, de uma ferramenta para o monitoramento do ensino promovido e das bases para a progressão continuada, conforme objetivado por aquela comunidade escolar. Foram ainda objetivados subsídios importantes para promoção do desenvolvimento profissional das professoras e para a construção do projeto pedagógico da escola investigada. Palavras-chave: indicadores educacionais; formação de professores; progressão continuada; séries iniciais. Abstract This paper aims at pointing out some aspects related to the collective construction of educational indicators by teachers. The data were obtained through teaching and learning experiences conducted by a group of teachers from a public school of the state of São Paulo. To enrich the discussion, we now present the constructed indicators for the different curricular components considering the 4th grade of primary education. It was possible to evidence the potentiality of the educational indicators construction processes for the definition of a framework to specify the curricular contents that can be taught in classrooms, of a tool to monitor pupils’ learning (Porter and Smithson, 2001) and the continued progression according to the school community. Important subsidies for the teachers’ professional development and for the construction of the school pedagogical project were also evidenced. Keywords: educational indicators; knowledge basis; teachers training; continued progression; primary school.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1390
10.24109/2176-6681.rbep.85i209-10-11.877
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1390
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.85i209-10-11.877
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1390/1129
10.24109/2176-6681.rbep.85i209-10-11.1129
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 85 n. 209-10-11 (2004)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 85 Núm. 209-10-11 (2004)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 85 No 209-10-11 (2004)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.85i209-10-11
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951701103771648