“Qual a base de conhecimentos que meu aluno deve ter?”: uma experiência de ensino e aprendizagem de construção de indicadores educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1390 |
Resumo: | Aponta alguns aspectos relacionados ao processo de construção coletiva de indicadores educacionais por professores das séries iniciais. Os dados foram obtidos por meio da realização de uma experiência de ensino e aprendizagem junto a um grupo de professores de uma escola da rede pública do Estado de São Paulo. Como referência para a discussão realizada, os indicadores construídos para os diferentes componentes curriculares por professoras de 4ª série do Ensino Fundamental são apresentados. Foi possível evidenciar a potencialidade dos processos de construção de indicadores educacionais, tanto no que se refere à definição de um quadro de referências sobre os conteúdos instrucionais que podem ser desenvolvidos em salas de aula, de uma ferramenta para o monitoramento do ensino promovido e das bases para a progressão continuada, conforme objetivado por aquela comunidade escolar. Foram ainda objetivados subsídios importantes para promoção do desenvolvimento profissional das professoras e para a construção do projeto pedagógico da escola investigada. Palavras-chave: indicadores educacionais; formação de professores; progressão continuada; séries iniciais. Abstract This paper aims at pointing out some aspects related to the collective construction of educational indicators by teachers. The data were obtained through teaching and learning experiences conducted by a group of teachers from a public school of the state of São Paulo. To enrich the discussion, we now present the constructed indicators for the different curricular components considering the 4th grade of primary education. It was possible to evidence the potentiality of the educational indicators construction processes for the definition of a framework to specify the curricular contents that can be taught in classrooms, of a tool to monitor pupils’ learning (Porter and Smithson, 2001) and the continued progression according to the school community. Important subsidies for the teachers’ professional development and for the construction of the school pedagogical project were also evidenced. Keywords: educational indicators; knowledge basis; teachers training; continued progression; primary school. |
id |
INEP-2_28cbc8aaf9455c8593a1e122746e9aaf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/1390 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
“Qual a base de conhecimentos que meu aluno deve ter?”: uma experiência de ensino e aprendizagem de construção de indicadores educacionaisAponta alguns aspectos relacionados ao processo de construção coletiva de indicadores educacionais por professores das séries iniciais. Os dados foram obtidos por meio da realização de uma experiência de ensino e aprendizagem junto a um grupo de professores de uma escola da rede pública do Estado de São Paulo. Como referência para a discussão realizada, os indicadores construídos para os diferentes componentes curriculares por professoras de 4ª série do Ensino Fundamental são apresentados. Foi possível evidenciar a potencialidade dos processos de construção de indicadores educacionais, tanto no que se refere à definição de um quadro de referências sobre os conteúdos instrucionais que podem ser desenvolvidos em salas de aula, de uma ferramenta para o monitoramento do ensino promovido e das bases para a progressão continuada, conforme objetivado por aquela comunidade escolar. Foram ainda objetivados subsídios importantes para promoção do desenvolvimento profissional das professoras e para a construção do projeto pedagógico da escola investigada. Palavras-chave: indicadores educacionais; formação de professores; progressão continuada; séries iniciais. Abstract This paper aims at pointing out some aspects related to the collective construction of educational indicators by teachers. The data were obtained through teaching and learning experiences conducted by a group of teachers from a public school of the state of São Paulo. To enrich the discussion, we now present the constructed indicators for the different curricular components considering the 4th grade of primary education. It was possible to evidence the potentiality of the educational indicators construction processes for the definition of a framework to specify the curricular contents that can be taught in classrooms, of a tool to monitor pupils’ learning (Porter and Smithson, 2001) and the continued progression according to the school community. Important subsidies for the teachers’ professional development and for the construction of the school pedagogical project were also evidenced. Keywords: educational indicators; knowledge basis; teachers training; continued progression; primary school.INEP2004-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/139010.24109/2176-6681.rbep.85i209-10-11.877Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 85 n. 209-10-11 (2004)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 85 Núm. 209-10-11 (2004)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 85 No 209-10-11 (2004)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.85i209-10-11reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1390/112910.24109/2176-6681.rbep.85i209-10-11.1129Reali, AlineReyes, ClaúdiaMartucci, ElisabethMizukami, MariaLima, EmiliaTancredi, ReginaMello, Roseliinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:25:44Zoai:ojs3.inep:article/1390Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:25:44Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Qual a base de conhecimentos que meu aluno deve ter?”: uma experiência de ensino e aprendizagem de construção de indicadores educacionais |
title |
“Qual a base de conhecimentos que meu aluno deve ter?”: uma experiência de ensino e aprendizagem de construção de indicadores educacionais |
spellingShingle |
“Qual a base de conhecimentos que meu aluno deve ter?”: uma experiência de ensino e aprendizagem de construção de indicadores educacionais Reali, Aline |
title_short |
“Qual a base de conhecimentos que meu aluno deve ter?”: uma experiência de ensino e aprendizagem de construção de indicadores educacionais |
title_full |
“Qual a base de conhecimentos que meu aluno deve ter?”: uma experiência de ensino e aprendizagem de construção de indicadores educacionais |
title_fullStr |
“Qual a base de conhecimentos que meu aluno deve ter?”: uma experiência de ensino e aprendizagem de construção de indicadores educacionais |
title_full_unstemmed |
“Qual a base de conhecimentos que meu aluno deve ter?”: uma experiência de ensino e aprendizagem de construção de indicadores educacionais |
title_sort |
“Qual a base de conhecimentos que meu aluno deve ter?”: uma experiência de ensino e aprendizagem de construção de indicadores educacionais |
author |
Reali, Aline |
author_facet |
Reali, Aline Reyes, Claúdia Martucci, Elisabeth Mizukami, Maria Lima, Emilia Tancredi, Regina Mello, Roseli |
author_role |
author |
author2 |
Reyes, Claúdia Martucci, Elisabeth Mizukami, Maria Lima, Emilia Tancredi, Regina Mello, Roseli |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reali, Aline Reyes, Claúdia Martucci, Elisabeth Mizukami, Maria Lima, Emilia Tancredi, Regina Mello, Roseli |
description |
Aponta alguns aspectos relacionados ao processo de construção coletiva de indicadores educacionais por professores das séries iniciais. Os dados foram obtidos por meio da realização de uma experiência de ensino e aprendizagem junto a um grupo de professores de uma escola da rede pública do Estado de São Paulo. Como referência para a discussão realizada, os indicadores construídos para os diferentes componentes curriculares por professoras de 4ª série do Ensino Fundamental são apresentados. Foi possível evidenciar a potencialidade dos processos de construção de indicadores educacionais, tanto no que se refere à definição de um quadro de referências sobre os conteúdos instrucionais que podem ser desenvolvidos em salas de aula, de uma ferramenta para o monitoramento do ensino promovido e das bases para a progressão continuada, conforme objetivado por aquela comunidade escolar. Foram ainda objetivados subsídios importantes para promoção do desenvolvimento profissional das professoras e para a construção do projeto pedagógico da escola investigada. Palavras-chave: indicadores educacionais; formação de professores; progressão continuada; séries iniciais. Abstract This paper aims at pointing out some aspects related to the collective construction of educational indicators by teachers. The data were obtained through teaching and learning experiences conducted by a group of teachers from a public school of the state of São Paulo. To enrich the discussion, we now present the constructed indicators for the different curricular components considering the 4th grade of primary education. It was possible to evidence the potentiality of the educational indicators construction processes for the definition of a framework to specify the curricular contents that can be taught in classrooms, of a tool to monitor pupils’ learning (Porter and Smithson, 2001) and the continued progression according to the school community. Important subsidies for the teachers’ professional development and for the construction of the school pedagogical project were also evidenced. Keywords: educational indicators; knowledge basis; teachers training; continued progression; primary school. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1390 10.24109/2176-6681.rbep.85i209-10-11.877 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1390 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.85i209-10-11.877 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1390/1129 10.24109/2176-6681.rbep.85i209-10-11.1129 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 85 n. 209-10-11 (2004) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 85 Núm. 209-10-11 (2004) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 85 No 209-10-11 (2004) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.85i209-10-11 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951701103771648 |