Estratégias educacionais no ensino da geografia para alunos com distúrbios de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/250410 |
Resumo: | Neste trabalho de Conclusão de Curso serão estudadas as formas que os conteúdos geográficos costumam ser transmitidos para as crianças nos anos iniciais da escolarização e as didáticas que proporcionam a melhora do processo de ensino aprendizagem, evitando assim, o formato conteudista que observamos em nosso sistema de ensino. Para isso, surge a necessidade de atividades dinâmicas, lúdicas e concretas inseridas no contexto sociocultural dos alunos para um bom processo de ensino-aprendizagem. Para discutir tal importância, esta pesquisa busca compreender as contribuições do meio em que a criança está inserida para a vida escolar, a relação do desejo do saber para a real aquisição e interesse nos conceitos e as didáticas no ensino da Geografia. |
id |
UNSP_2ed42bd6d767354296c6281ddeb29d86 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/250410 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Estratégias educacionais no ensino da geografia para alunos com distúrbios de aprendizagemEducational strategies in teaching geography for students with learning disordersDidáticas de ensinoGeografiaInclusãoTDAHTeaching didacticsGeographyInclusionNeste trabalho de Conclusão de Curso serão estudadas as formas que os conteúdos geográficos costumam ser transmitidos para as crianças nos anos iniciais da escolarização e as didáticas que proporcionam a melhora do processo de ensino aprendizagem, evitando assim, o formato conteudista que observamos em nosso sistema de ensino. Para isso, surge a necessidade de atividades dinâmicas, lúdicas e concretas inseridas no contexto sociocultural dos alunos para um bom processo de ensino-aprendizagem. Para discutir tal importância, esta pesquisa busca compreender as contribuições do meio em que a criança está inserida para a vida escolar, a relação do desejo do saber para a real aquisição e interesse nos conceitos e as didáticas no ensino da Geografia.In this article will be explored the ways that geographic content is taught to children’s in the early years of schooling and the didactics that provide the improvement of the teaching-learning process for children’s with learning difficulty, as TDAH, avoiding teaching that focuses only on content, that we are used to observe in our education system. Therefore, surges the need of ludic, dynamic and concrete activities inserted in the sociocultural context of the students for a better teaching-learning process. To discuss such importance, this article seeks to understand the contributions of the environment that children is inserted for school life, the relation of the desire to know for the real acquisition and interest in the concepts and didactics in Geographic teachings.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Maia, Diego Corrêa [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Reganhan, Walkiria Gonçalves [UNESP]Zanella, Ana Beatriz2023-08-22T19:02:16Z2023-08-22T19:02:16Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/250410porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-25T06:36:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250410Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:58:40.874690Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias educacionais no ensino da geografia para alunos com distúrbios de aprendizagem Educational strategies in teaching geography for students with learning disorders |
title |
Estratégias educacionais no ensino da geografia para alunos com distúrbios de aprendizagem |
spellingShingle |
Estratégias educacionais no ensino da geografia para alunos com distúrbios de aprendizagem Zanella, Ana Beatriz Didáticas de ensino Geografia Inclusão TDAH Teaching didactics Geography Inclusion |
title_short |
Estratégias educacionais no ensino da geografia para alunos com distúrbios de aprendizagem |
title_full |
Estratégias educacionais no ensino da geografia para alunos com distúrbios de aprendizagem |
title_fullStr |
Estratégias educacionais no ensino da geografia para alunos com distúrbios de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Estratégias educacionais no ensino da geografia para alunos com distúrbios de aprendizagem |
title_sort |
Estratégias educacionais no ensino da geografia para alunos com distúrbios de aprendizagem |
author |
Zanella, Ana Beatriz |
author_facet |
Zanella, Ana Beatriz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Maia, Diego Corrêa [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) Reganhan, Walkiria Gonçalves [UNESP] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zanella, Ana Beatriz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didáticas de ensino Geografia Inclusão TDAH Teaching didactics Geography Inclusion |
topic |
Didáticas de ensino Geografia Inclusão TDAH Teaching didactics Geography Inclusion |
description |
Neste trabalho de Conclusão de Curso serão estudadas as formas que os conteúdos geográficos costumam ser transmitidos para as crianças nos anos iniciais da escolarização e as didáticas que proporcionam a melhora do processo de ensino aprendizagem, evitando assim, o formato conteudista que observamos em nosso sistema de ensino. Para isso, surge a necessidade de atividades dinâmicas, lúdicas e concretas inseridas no contexto sociocultural dos alunos para um bom processo de ensino-aprendizagem. Para discutir tal importância, esta pesquisa busca compreender as contribuições do meio em que a criança está inserida para a vida escolar, a relação do desejo do saber para a real aquisição e interesse nos conceitos e as didáticas no ensino da Geografia. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2023-08-22T19:02:16Z 2023-08-22T19:02:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/250410 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/250410 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129568790282240 |