Universidade e formação de recursos humanos: características culturais básicas na formação das competências e habilidades do administrador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Ana Shirley de França
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Lima, João Marcelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1336
Resumo: As efetivas transformações por que passam as sociedades mundiais vêm exigindo mudanças radicais na educação. A natureza das relações escola/trabalho necessita mudar, de sorte que possibilite formar adequadamente a nova força de trabalho. Nesse contexto, merece destaque a educação do administrador, que, na visão atual e futura, precisa ser permanente, em constante aperfeiçoamento, na busca de títulos acadêmicos. Por sua vez, a legislação do ensino superior possibilita a criação de projetos educacionais que se compatibilizem com o objetivo de oferecer propostas pedagógicas realísticas e de qualidade. Assim, discute-se as competências que os trabalhadores da área das ciências sociais de Administração necessitam receber durante o curso de graduação. Contudo, torna-se oportuno alertar para as questões culturais inerentes ao indivíduo, pois são elas os elementos mediadores entre as competências e o desempenho nas atividades organizacionais. Palavras-chave: mudanças; formação; base cultural; administrador. Abstract The effective changes that the world societies have gone through claim for radical changes in education. The nature of the School x Labor relationship has to be transformed so that the new workforce can be adequately educated. In this context, special attention should be given to de worker's education that must be permanent, constantly improving in search for an academic title, according to de present and future view. On the other hand, the law ruling the High Studies is favorable to the creation of educational projects compatible with the objectives to offer real pedagogical and qualified proposes. So, the debate of the competency that the workers in the area of social science of Administration is about what they need to learn during graduation. However, this is an opportune moment to alert to the cultural questions proper of the individual, because it is the mediator elements between the competency and the performance in the organizational activities. Keywords: education changes; professional formation; cultural basis; administrator.
id INEP-2_4a46123af7ff10f3e8b37ae84d73e400
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1336
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Universidade e formação de recursos humanos: características culturais básicas na formação das competências e habilidades do administradorAs efetivas transformações por que passam as sociedades mundiais vêm exigindo mudanças radicais na educação. A natureza das relações escola/trabalho necessita mudar, de sorte que possibilite formar adequadamente a nova força de trabalho. Nesse contexto, merece destaque a educação do administrador, que, na visão atual e futura, precisa ser permanente, em constante aperfeiçoamento, na busca de títulos acadêmicos. Por sua vez, a legislação do ensino superior possibilita a criação de projetos educacionais que se compatibilizem com o objetivo de oferecer propostas pedagógicas realísticas e de qualidade. Assim, discute-se as competências que os trabalhadores da área das ciências sociais de Administração necessitam receber durante o curso de graduação. Contudo, torna-se oportuno alertar para as questões culturais inerentes ao indivíduo, pois são elas os elementos mediadores entre as competências e o desempenho nas atividades organizacionais. Palavras-chave: mudanças; formação; base cultural; administrador. Abstract The effective changes that the world societies have gone through claim for radical changes in education. The nature of the School x Labor relationship has to be transformed so that the new workforce can be adequately educated. In this context, special attention should be given to de worker's education that must be permanent, constantly improving in search for an academic title, according to de present and future view. On the other hand, the law ruling the High Studies is favorable to the creation of educational projects compatible with the objectives to offer real pedagogical and qualified proposes. So, the debate of the competency that the workers in the area of social science of Administration is about what they need to learn during graduation. However, this is an opportune moment to alert to the cultural questions proper of the individual, because it is the mediator elements between the competency and the performance in the organizational activities. Keywords: education changes; professional formation; cultural basis; administrator.INEP2000-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/133610.24109/2176-6681.rbep.81i199.962Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 81 n. 199 (2000)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 81 Núm. 199 (2000)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 81 No 199 (2000)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.81i199reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1336/107510.24109/2176-6681.rbep.81i199.1075Moraes, Ana Shirley de FrançaLima, João Marceloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:40:50Zoai:ojs3.inep:article/1336Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:40:50Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Universidade e formação de recursos humanos: características culturais básicas na formação das competências e habilidades do administrador
title Universidade e formação de recursos humanos: características culturais básicas na formação das competências e habilidades do administrador
spellingShingle Universidade e formação de recursos humanos: características culturais básicas na formação das competências e habilidades do administrador
Moraes, Ana Shirley de França
title_short Universidade e formação de recursos humanos: características culturais básicas na formação das competências e habilidades do administrador
title_full Universidade e formação de recursos humanos: características culturais básicas na formação das competências e habilidades do administrador
title_fullStr Universidade e formação de recursos humanos: características culturais básicas na formação das competências e habilidades do administrador
title_full_unstemmed Universidade e formação de recursos humanos: características culturais básicas na formação das competências e habilidades do administrador
title_sort Universidade e formação de recursos humanos: características culturais básicas na formação das competências e habilidades do administrador
author Moraes, Ana Shirley de França
author_facet Moraes, Ana Shirley de França
Lima, João Marcelo
author_role author
author2 Lima, João Marcelo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Ana Shirley de França
Lima, João Marcelo
description As efetivas transformações por que passam as sociedades mundiais vêm exigindo mudanças radicais na educação. A natureza das relações escola/trabalho necessita mudar, de sorte que possibilite formar adequadamente a nova força de trabalho. Nesse contexto, merece destaque a educação do administrador, que, na visão atual e futura, precisa ser permanente, em constante aperfeiçoamento, na busca de títulos acadêmicos. Por sua vez, a legislação do ensino superior possibilita a criação de projetos educacionais que se compatibilizem com o objetivo de oferecer propostas pedagógicas realísticas e de qualidade. Assim, discute-se as competências que os trabalhadores da área das ciências sociais de Administração necessitam receber durante o curso de graduação. Contudo, torna-se oportuno alertar para as questões culturais inerentes ao indivíduo, pois são elas os elementos mediadores entre as competências e o desempenho nas atividades organizacionais. Palavras-chave: mudanças; formação; base cultural; administrador. Abstract The effective changes that the world societies have gone through claim for radical changes in education. The nature of the School x Labor relationship has to be transformed so that the new workforce can be adequately educated. In this context, special attention should be given to de worker's education that must be permanent, constantly improving in search for an academic title, according to de present and future view. On the other hand, the law ruling the High Studies is favorable to the creation of educational projects compatible with the objectives to offer real pedagogical and qualified proposes. So, the debate of the competency that the workers in the area of social science of Administration is about what they need to learn during graduation. However, this is an opportune moment to alert to the cultural questions proper of the individual, because it is the mediator elements between the competency and the performance in the organizational activities. Keywords: education changes; professional formation; cultural basis; administrator.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1336
10.24109/2176-6681.rbep.81i199.962
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1336
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.81i199.962
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1336/1075
10.24109/2176-6681.rbep.81i199.1075
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 81 n. 199 (2000)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 81 Núm. 199 (2000)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 81 No 199 (2000)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.81i199
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951700768227328