Estudo relativo a instrumentos de avaliação da linguagem em uma bateria Neuropsicopedagogica em crianças de 6 e 7 anos, do Ensino Fundamental I / Study on language assessment instruments in a Neuropsychopedagogic battery in children of 6 and 7 years old, from Elementary School I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Munck, Daniela Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cardoso, Fabrício Bruno, Loureiro, Vitor da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31757
Resumo: O presente artigo expressa a pesquisa realizada acerca do estudo dos testes e avaliações que compõe a bateria dos protocolos mínimos para avaliações neuropsicopedagógicas, indicada na sondagem e avaliação de crianças entre 06 e 07 anos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. O objetivo central do estudo é perceber como ocorre a atuação do neuropsicopedagogo em relação a avaliação e intervenção no espaço clínico, visando promover o desenvolvimento na aprendizagem dos sujeitos, em consonância com as competências sugeridas pela BNCC para crianças na etapa de alfabetização, em específico do componente curricular: Língua Portuguesa. Tal análise constatou que há uma carência nas produções para a área neuropsicopedagógica clínica. Entretanto, existem, protocolos disponíveis para a abordagem no campo clínico e institucional, devidamente validados. A relevância desta pesquisa além da análise dos protocolos se dá na percepção da natureza epistemológica, teórico-metodológica, inclusiva e social da neuropsicopedagogia, tendo em vista sua busca no estudo e desenvolvimento da aprendizagem em indivíduos com dificuldades e/ou transtornos do neurodesenvolvimento.
id VERACRUZ-0_bbba9f1bd11ec0e2c138e5e138b20410
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31757
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Estudo relativo a instrumentos de avaliação da linguagem em uma bateria Neuropsicopedagogica em crianças de 6 e 7 anos, do Ensino Fundamental I / Study on language assessment instruments in a Neuropsychopedagogic battery in children of 6 and 7 years old, from Elementary School Icriançasdificuldades de aprendizagemavaliação neuropsicopedagógica.O presente artigo expressa a pesquisa realizada acerca do estudo dos testes e avaliações que compõe a bateria dos protocolos mínimos para avaliações neuropsicopedagógicas, indicada na sondagem e avaliação de crianças entre 06 e 07 anos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. O objetivo central do estudo é perceber como ocorre a atuação do neuropsicopedagogo em relação a avaliação e intervenção no espaço clínico, visando promover o desenvolvimento na aprendizagem dos sujeitos, em consonância com as competências sugeridas pela BNCC para crianças na etapa de alfabetização, em específico do componente curricular: Língua Portuguesa. Tal análise constatou que há uma carência nas produções para a área neuropsicopedagógica clínica. Entretanto, existem, protocolos disponíveis para a abordagem no campo clínico e institucional, devidamente validados. A relevância desta pesquisa além da análise dos protocolos se dá na percepção da natureza epistemológica, teórico-metodológica, inclusiva e social da neuropsicopedagogia, tendo em vista sua busca no estudo e desenvolvimento da aprendizagem em indivíduos com dificuldades e/ou transtornos do neurodesenvolvimento.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3175710.34117/bjdv7n6-528Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 61909-61924Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 61909-61924Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 61909-619242525-876110.34117/bjdv.v7i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31757/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMunck, Daniela RodriguesCardoso, Fabrício BrunoLoureiro, Vitor da Silva2021-09-21T11:05:29Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31757Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:48.364160Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo relativo a instrumentos de avaliação da linguagem em uma bateria Neuropsicopedagogica em crianças de 6 e 7 anos, do Ensino Fundamental I / Study on language assessment instruments in a Neuropsychopedagogic battery in children of 6 and 7 years old, from Elementary School I
title Estudo relativo a instrumentos de avaliação da linguagem em uma bateria Neuropsicopedagogica em crianças de 6 e 7 anos, do Ensino Fundamental I / Study on language assessment instruments in a Neuropsychopedagogic battery in children of 6 and 7 years old, from Elementary School I
spellingShingle Estudo relativo a instrumentos de avaliação da linguagem em uma bateria Neuropsicopedagogica em crianças de 6 e 7 anos, do Ensino Fundamental I / Study on language assessment instruments in a Neuropsychopedagogic battery in children of 6 and 7 years old, from Elementary School I
Munck, Daniela Rodrigues
crianças
dificuldades de aprendizagem
avaliação neuropsicopedagógica.
title_short Estudo relativo a instrumentos de avaliação da linguagem em uma bateria Neuropsicopedagogica em crianças de 6 e 7 anos, do Ensino Fundamental I / Study on language assessment instruments in a Neuropsychopedagogic battery in children of 6 and 7 years old, from Elementary School I
title_full Estudo relativo a instrumentos de avaliação da linguagem em uma bateria Neuropsicopedagogica em crianças de 6 e 7 anos, do Ensino Fundamental I / Study on language assessment instruments in a Neuropsychopedagogic battery in children of 6 and 7 years old, from Elementary School I
title_fullStr Estudo relativo a instrumentos de avaliação da linguagem em uma bateria Neuropsicopedagogica em crianças de 6 e 7 anos, do Ensino Fundamental I / Study on language assessment instruments in a Neuropsychopedagogic battery in children of 6 and 7 years old, from Elementary School I
title_full_unstemmed Estudo relativo a instrumentos de avaliação da linguagem em uma bateria Neuropsicopedagogica em crianças de 6 e 7 anos, do Ensino Fundamental I / Study on language assessment instruments in a Neuropsychopedagogic battery in children of 6 and 7 years old, from Elementary School I
title_sort Estudo relativo a instrumentos de avaliação da linguagem em uma bateria Neuropsicopedagogica em crianças de 6 e 7 anos, do Ensino Fundamental I / Study on language assessment instruments in a Neuropsychopedagogic battery in children of 6 and 7 years old, from Elementary School I
author Munck, Daniela Rodrigues
author_facet Munck, Daniela Rodrigues
Cardoso, Fabrício Bruno
Loureiro, Vitor da Silva
author_role author
author2 Cardoso, Fabrício Bruno
Loureiro, Vitor da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Munck, Daniela Rodrigues
Cardoso, Fabrício Bruno
Loureiro, Vitor da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv crianças
dificuldades de aprendizagem
avaliação neuropsicopedagógica.
topic crianças
dificuldades de aprendizagem
avaliação neuropsicopedagógica.
description O presente artigo expressa a pesquisa realizada acerca do estudo dos testes e avaliações que compõe a bateria dos protocolos mínimos para avaliações neuropsicopedagógicas, indicada na sondagem e avaliação de crianças entre 06 e 07 anos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. O objetivo central do estudo é perceber como ocorre a atuação do neuropsicopedagogo em relação a avaliação e intervenção no espaço clínico, visando promover o desenvolvimento na aprendizagem dos sujeitos, em consonância com as competências sugeridas pela BNCC para crianças na etapa de alfabetização, em específico do componente curricular: Língua Portuguesa. Tal análise constatou que há uma carência nas produções para a área neuropsicopedagógica clínica. Entretanto, existem, protocolos disponíveis para a abordagem no campo clínico e institucional, devidamente validados. A relevância desta pesquisa além da análise dos protocolos se dá na percepção da natureza epistemológica, teórico-metodológica, inclusiva e social da neuropsicopedagogia, tendo em vista sua busca no estudo e desenvolvimento da aprendizagem em indivíduos com dificuldades e/ou transtornos do neurodesenvolvimento.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31757
10.34117/bjdv7n6-528
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31757
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n6-528
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31757/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 61909-61924
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 61909-61924
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 61909-61924
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645541108613120