Atuação e intervenção do neuropsicopedagogo clínico na prevenção e solução dos problemas de aprendizagem.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36081 |
Resumo: | A atuação profissional do Neuropsicopedagogo tornou-se indispensável na sociedade atual devido as diversas situações de transtornos e dificuldades de aprendizagem que permeiam o cotidiano social e escolar dos educandos. Sua atuação não visa a edificação de uma nova pedagogia ou solução para todos os problemas existentes no processo de aprendizagem, no entanto, por meio da ação neuropsicopedagógica realiza avaliações e intervenções visando a prevenção, diagnóstico e superação desses problemas em conjunto com a família e equipe multiprofissional no interior e exterior da instituição escolar, tendo em vista a ascensão do desenvolvimento educacional de diversos sujeitos. Nesse sentido, o estudo em tela buscou analisar as contribuições dos processos de intervenção e avaliação neupsicopedagógica para a prevenção, diagnóstico e superação dos problemas de aprendizagem dos educandos. Para tanto, em sua elaboração foi realizada uma pesquisa de campo, numa abordgem qualitativa, por meio de entrevistas não-estruturadas com 3 (três) profissionais neuropsicopedagogas clínicas sendo (02) duas da cidade de Cajazeiras – PB e outra da cidade de Luis Gomes – RN. Além disso, para aprofundamento da atuação e intervenção neuropsicopedagógica foi realizado um levantamento bibliográfico fundamentado em aportes teóricos de diferentes autores, tais como: Rocha et.al (2021); Nascimento (2020); Avelino (2019); Silveira (2019) e Cruz (2005), ente outros, que ajudaram na compreensão do fenômeno estudado. Os resultados da pesquisa elucidam que a atuação do neuropsicopedagogo na sociedade atual tornou-se indispensável devido aos seus conhecimentos neurais, uma vez que através de testes avaliativos e intervenções adequadas para a demanda de cada educando, este profissional pode auxiliar/direcionar os educandos, seus familiares e a equipe multiprofissional para um desenvolvimento significativo e superação das problemáticas educacionais encontradas. Logo, o profissional deve estar disposto a dialogar com os familiares e demais profissionais que estejam realizando o acompanhamento do estudante para melhor compreender e elaborar estratégias de intervenção que venham agregar o desenvolvimento dos educandos, com vistas a prevenção, diagnóstico e superação dos problemas de aprendizagem. |
id |
UFCG_147e1b8e26af9df53615c2f35c73c8e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/36081 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Atuação e intervenção do neuropsicopedagogo clínico na prevenção e solução dos problemas de aprendizagem.Role and intervention of the clinical neuropsychopedagogue in the prevention and solution of learning problems.NeuropsicopedagogiaIntervenção neuropsicopedagógicaDificuldades de aprendizagemNeuroeducaçãoProblemas de aprendizagemNeuropsychopedagogyNeuropsychopedagogical interventionLearning difficultiesNeuroeducationLearning ProblemsEducação.A atuação profissional do Neuropsicopedagogo tornou-se indispensável na sociedade atual devido as diversas situações de transtornos e dificuldades de aprendizagem que permeiam o cotidiano social e escolar dos educandos. Sua atuação não visa a edificação de uma nova pedagogia ou solução para todos os problemas existentes no processo de aprendizagem, no entanto, por meio da ação neuropsicopedagógica realiza avaliações e intervenções visando a prevenção, diagnóstico e superação desses problemas em conjunto com a família e equipe multiprofissional no interior e exterior da instituição escolar, tendo em vista a ascensão do desenvolvimento educacional de diversos sujeitos. Nesse sentido, o estudo em tela buscou analisar as contribuições dos processos de intervenção e avaliação neupsicopedagógica para a prevenção, diagnóstico e superação dos problemas de aprendizagem dos educandos. Para tanto, em sua elaboração foi realizada uma pesquisa de campo, numa abordgem qualitativa, por meio de entrevistas não-estruturadas com 3 (três) profissionais neuropsicopedagogas clínicas sendo (02) duas da cidade de Cajazeiras – PB e outra da cidade de Luis Gomes – RN. Além disso, para aprofundamento da atuação e intervenção neuropsicopedagógica foi realizado um levantamento bibliográfico fundamentado em aportes teóricos de diferentes autores, tais como: Rocha et.al (2021); Nascimento (2020); Avelino (2019); Silveira (2019) e Cruz (2005), ente outros, que ajudaram na compreensão do fenômeno estudado. Os resultados da pesquisa elucidam que a atuação do neuropsicopedagogo na sociedade atual tornou-se indispensável devido aos seus conhecimentos neurais, uma vez que através de testes avaliativos e intervenções adequadas para a demanda de cada educando, este profissional pode auxiliar/direcionar os educandos, seus familiares e a equipe multiprofissional para um desenvolvimento significativo e superação das problemáticas educacionais encontradas. Logo, o profissional deve estar disposto a dialogar com os familiares e demais profissionais que estejam realizando o acompanhamento do estudante para melhor compreender e elaborar estratégias de intervenção que venham agregar o desenvolvimento dos educandos, com vistas a prevenção, diagnóstico e superação dos problemas de aprendizagem.The professional role of the Neuropsychopedagogue has become indispensable in today's society due to the various situations of disorders and learning difficulties that permeate the social and school daily lives of students. Its action does not aim to build a new pedagogy or solution to all existing problems in the learning process, however, through neuropsychopedagogical action it carries out assessments and interventions aimed at preventing, diagnosing and overcoming these problems together with the family and team. multidisciplinary approach inside and outside the school institution, with a view to increasing the educational development of various subjects. In this sense, the study in question sought to analyze the contributions of neuropedagogical intervention and evaluation processes for the prevention, diagnosis and overcoming of students' learning problems. To this end, in its preparation, field research was carried out, in a qualitative approach, through non-structured interviews with 3 (three) clinical neuropsychopedagogue professionals, (02) two from the city of Cajazeiras – PB and another from the city of Luis Gomes – RN. Furthermore, to deepen the neuropsychopedagogical performance and intervention, a bibliographical survey was carried out based on theoretical contributions from different authors, such as: Rocha et.al (2021); Birth (2020); Avelino (2019); Silveira (2019) and Cruz (2005), among others, who helped in understanding the phenomenon studied. The research results elucidate that the role of the neuropsychopedagogue in today's society has become indispensable due to their neural knowledge, since through evaluative tests and interventions appropriate to the demands of each student, this professional can assist/direct students, their family members and the multidisciplinary team for significant development and overcoming the educational problems encountered. Therefore, the professional must be willing to dialogue with family members and other professionals who are monitoring the student to better understand and develop intervention strategies that will add to the development of students, with a view to preventing, diagnosing and overcoming learning problems.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, José Amiraldo Alves da.SILVA, José Amiraldo Alves.http://lattes.cnpq.br/5948365562113510DANTAS, Nozângela Maria Rolim.CAMPOS, Maria de Lourdes.GONÇALVES, Sabrina de Souza.2023-11-302024-06-13T13:55:34Z2024-06-132024-06-13T13:55:34Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36081GONÇALVES, Sabrina de Souza. Atuação e intervenção do neuropsicopedagogo clínico na prevenção e solução dos problemas de aprendizagem. 2023. 60f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-13T13:55:34Zoai:localhost:riufcg/36081Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-13T13:55:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atuação e intervenção do neuropsicopedagogo clínico na prevenção e solução dos problemas de aprendizagem. Role and intervention of the clinical neuropsychopedagogue in the prevention and solution of learning problems. |
title |
Atuação e intervenção do neuropsicopedagogo clínico na prevenção e solução dos problemas de aprendizagem. |
spellingShingle |
Atuação e intervenção do neuropsicopedagogo clínico na prevenção e solução dos problemas de aprendizagem. GONÇALVES, Sabrina de Souza. Neuropsicopedagogia Intervenção neuropsicopedagógica Dificuldades de aprendizagem Neuroeducação Problemas de aprendizagem Neuropsychopedagogy Neuropsychopedagogical intervention Learning difficulties Neuroeducation Learning Problems Educação. |
title_short |
Atuação e intervenção do neuropsicopedagogo clínico na prevenção e solução dos problemas de aprendizagem. |
title_full |
Atuação e intervenção do neuropsicopedagogo clínico na prevenção e solução dos problemas de aprendizagem. |
title_fullStr |
Atuação e intervenção do neuropsicopedagogo clínico na prevenção e solução dos problemas de aprendizagem. |
title_full_unstemmed |
Atuação e intervenção do neuropsicopedagogo clínico na prevenção e solução dos problemas de aprendizagem. |
title_sort |
Atuação e intervenção do neuropsicopedagogo clínico na prevenção e solução dos problemas de aprendizagem. |
author |
GONÇALVES, Sabrina de Souza. |
author_facet |
GONÇALVES, Sabrina de Souza. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SILVA, José Amiraldo Alves da. SILVA, José Amiraldo Alves. http://lattes.cnpq.br/5948365562113510 DANTAS, Nozângela Maria Rolim. CAMPOS, Maria de Lourdes. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GONÇALVES, Sabrina de Souza. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Neuropsicopedagogia Intervenção neuropsicopedagógica Dificuldades de aprendizagem Neuroeducação Problemas de aprendizagem Neuropsychopedagogy Neuropsychopedagogical intervention Learning difficulties Neuroeducation Learning Problems Educação. |
topic |
Neuropsicopedagogia Intervenção neuropsicopedagógica Dificuldades de aprendizagem Neuroeducação Problemas de aprendizagem Neuropsychopedagogy Neuropsychopedagogical intervention Learning difficulties Neuroeducation Learning Problems Educação. |
description |
A atuação profissional do Neuropsicopedagogo tornou-se indispensável na sociedade atual devido as diversas situações de transtornos e dificuldades de aprendizagem que permeiam o cotidiano social e escolar dos educandos. Sua atuação não visa a edificação de uma nova pedagogia ou solução para todos os problemas existentes no processo de aprendizagem, no entanto, por meio da ação neuropsicopedagógica realiza avaliações e intervenções visando a prevenção, diagnóstico e superação desses problemas em conjunto com a família e equipe multiprofissional no interior e exterior da instituição escolar, tendo em vista a ascensão do desenvolvimento educacional de diversos sujeitos. Nesse sentido, o estudo em tela buscou analisar as contribuições dos processos de intervenção e avaliação neupsicopedagógica para a prevenção, diagnóstico e superação dos problemas de aprendizagem dos educandos. Para tanto, em sua elaboração foi realizada uma pesquisa de campo, numa abordgem qualitativa, por meio de entrevistas não-estruturadas com 3 (três) profissionais neuropsicopedagogas clínicas sendo (02) duas da cidade de Cajazeiras – PB e outra da cidade de Luis Gomes – RN. Além disso, para aprofundamento da atuação e intervenção neuropsicopedagógica foi realizado um levantamento bibliográfico fundamentado em aportes teóricos de diferentes autores, tais como: Rocha et.al (2021); Nascimento (2020); Avelino (2019); Silveira (2019) e Cruz (2005), ente outros, que ajudaram na compreensão do fenômeno estudado. Os resultados da pesquisa elucidam que a atuação do neuropsicopedagogo na sociedade atual tornou-se indispensável devido aos seus conhecimentos neurais, uma vez que através de testes avaliativos e intervenções adequadas para a demanda de cada educando, este profissional pode auxiliar/direcionar os educandos, seus familiares e a equipe multiprofissional para um desenvolvimento significativo e superação das problemáticas educacionais encontradas. Logo, o profissional deve estar disposto a dialogar com os familiares e demais profissionais que estejam realizando o acompanhamento do estudante para melhor compreender e elaborar estratégias de intervenção que venham agregar o desenvolvimento dos educandos, com vistas a prevenção, diagnóstico e superação dos problemas de aprendizagem. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-30 2024-06-13T13:55:34Z 2024-06-13 2024-06-13T13:55:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36081 GONÇALVES, Sabrina de Souza. Atuação e intervenção do neuropsicopedagogo clínico na prevenção e solução dos problemas de aprendizagem. 2023. 60f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36081 |
identifier_str_mv |
GONÇALVES, Sabrina de Souza. Atuação e intervenção do neuropsicopedagogo clínico na prevenção e solução dos problemas de aprendizagem. 2023. 60f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744624659464192 |