Neuropsicopedagogia: aprendizagem no contexto escolar com crianças com microcefalia em Caxias/MA/ Neuropsicopedagogy: learning in school context with children with microcephaly in Caxias / MA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5121 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo principal, analisar a importância do neuropsicopedagogo no contexto escolar na cidade de Caxias/MA através do diagnóstico com alunos com Microcefalia nas salas de educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental. Portanto foi necessário uma investigação à respeito da microcefalia e a causa do baixo desenvolvimento da leitura, escrita e soletração durante a alfabetização, e nos primeiros anos do ensino fundamental. Observando as dificuldades das crianças na aprendizagem buscou-se ajuda da neuropsicopedagoga para analisar o comportamento da criança com microcefalia em sala de aula.Adotou-se estudo fundamentos de pesquisas bibliográficas e pesquisa de campo para coletas de dados foi realizados entrevista aplicação de questionário com os professores da escola. O presente estudo buscou-se referência de teóricos da neuropsicopedagogia como: Maluf(2005), Migliori (2013) Ministério da Saúde(Secretária de Vigilância em Saúde, Vírus Zica no Brasil) em ( 2016), Linhares (2007) entre outros teóricos da área neuropsicopedagoga e com base nas questões levantadas conclui-se trabalhar estratégias para o desenvolvimento das crianças com microcefalia através de práticas que eleve os estímulos dessas crianças na leitura na escrita afim de ajuda-los nas atividades realizadas no contexto escolar. |
id |
VERACRUZ-0_5d7b9623240795ea2dbbf27636b321aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5121 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Neuropsicopedagogia: aprendizagem no contexto escolar com crianças com microcefalia em Caxias/MA/ Neuropsicopedagogy: learning in school context with children with microcephaly in Caxias / MAMicrocefaliaNeuropsicopedagogiaAprendizagem no Contexto EscolarO presente artigo tem como objetivo principal, analisar a importância do neuropsicopedagogo no contexto escolar na cidade de Caxias/MA através do diagnóstico com alunos com Microcefalia nas salas de educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental. Portanto foi necessário uma investigação à respeito da microcefalia e a causa do baixo desenvolvimento da leitura, escrita e soletração durante a alfabetização, e nos primeiros anos do ensino fundamental. Observando as dificuldades das crianças na aprendizagem buscou-se ajuda da neuropsicopedagoga para analisar o comportamento da criança com microcefalia em sala de aula.Adotou-se estudo fundamentos de pesquisas bibliográficas e pesquisa de campo para coletas de dados foi realizados entrevista aplicação de questionário com os professores da escola. O presente estudo buscou-se referência de teóricos da neuropsicopedagogia como: Maluf(2005), Migliori (2013) Ministério da Saúde(Secretária de Vigilância em Saúde, Vírus Zica no Brasil) em ( 2016), Linhares (2007) entre outros teóricos da área neuropsicopedagoga e com base nas questões levantadas conclui-se trabalhar estratégias para o desenvolvimento das crianças com microcefalia através de práticas que eleve os estímulos dessas crianças na leitura na escrita afim de ajuda-los nas atividades realizadas no contexto escolar.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/512110.34117/bjdv5n12-028Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 28467-28478Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 28467-28478Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 28467-284782525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5121/4673Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMacedo, Maria Violeta Lima2021-07-15T20:44:46Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5121Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:09.521332Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Neuropsicopedagogia: aprendizagem no contexto escolar com crianças com microcefalia em Caxias/MA/ Neuropsicopedagogy: learning in school context with children with microcephaly in Caxias / MA |
title |
Neuropsicopedagogia: aprendizagem no contexto escolar com crianças com microcefalia em Caxias/MA/ Neuropsicopedagogy: learning in school context with children with microcephaly in Caxias / MA |
spellingShingle |
Neuropsicopedagogia: aprendizagem no contexto escolar com crianças com microcefalia em Caxias/MA/ Neuropsicopedagogy: learning in school context with children with microcephaly in Caxias / MA Macedo, Maria Violeta Lima Microcefalia Neuropsicopedagogia Aprendizagem no Contexto Escolar |
title_short |
Neuropsicopedagogia: aprendizagem no contexto escolar com crianças com microcefalia em Caxias/MA/ Neuropsicopedagogy: learning in school context with children with microcephaly in Caxias / MA |
title_full |
Neuropsicopedagogia: aprendizagem no contexto escolar com crianças com microcefalia em Caxias/MA/ Neuropsicopedagogy: learning in school context with children with microcephaly in Caxias / MA |
title_fullStr |
Neuropsicopedagogia: aprendizagem no contexto escolar com crianças com microcefalia em Caxias/MA/ Neuropsicopedagogy: learning in school context with children with microcephaly in Caxias / MA |
title_full_unstemmed |
Neuropsicopedagogia: aprendizagem no contexto escolar com crianças com microcefalia em Caxias/MA/ Neuropsicopedagogy: learning in school context with children with microcephaly in Caxias / MA |
title_sort |
Neuropsicopedagogia: aprendizagem no contexto escolar com crianças com microcefalia em Caxias/MA/ Neuropsicopedagogy: learning in school context with children with microcephaly in Caxias / MA |
author |
Macedo, Maria Violeta Lima |
author_facet |
Macedo, Maria Violeta Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macedo, Maria Violeta Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Microcefalia Neuropsicopedagogia Aprendizagem no Contexto Escolar |
topic |
Microcefalia Neuropsicopedagogia Aprendizagem no Contexto Escolar |
description |
O presente artigo tem como objetivo principal, analisar a importância do neuropsicopedagogo no contexto escolar na cidade de Caxias/MA através do diagnóstico com alunos com Microcefalia nas salas de educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental. Portanto foi necessário uma investigação à respeito da microcefalia e a causa do baixo desenvolvimento da leitura, escrita e soletração durante a alfabetização, e nos primeiros anos do ensino fundamental. Observando as dificuldades das crianças na aprendizagem buscou-se ajuda da neuropsicopedagoga para analisar o comportamento da criança com microcefalia em sala de aula.Adotou-se estudo fundamentos de pesquisas bibliográficas e pesquisa de campo para coletas de dados foi realizados entrevista aplicação de questionário com os professores da escola. O presente estudo buscou-se referência de teóricos da neuropsicopedagogia como: Maluf(2005), Migliori (2013) Ministério da Saúde(Secretária de Vigilância em Saúde, Vírus Zica no Brasil) em ( 2016), Linhares (2007) entre outros teóricos da área neuropsicopedagoga e com base nas questões levantadas conclui-se trabalhar estratégias para o desenvolvimento das crianças com microcefalia através de práticas que eleve os estímulos dessas crianças na leitura na escrita afim de ajuda-los nas atividades realizadas no contexto escolar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5121 10.34117/bjdv5n12-028 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5121 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n12-028 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5121/4673 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 28467-28478 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 28467-28478 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 28467-28478 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645431877402624 |