Neuropsicopedagogia: aprendizagem no contexto escolar com crianças com microcefalia em Caxias/MA/ Neuropsicopedagogy: learning in school context with children with microcephaly in Caxias / MA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Maria Violeta Lima
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5121
Resumo: O presente artigo tem como objetivo principal, analisar a importância do neuropsicopedagogo no contexto escolar na cidade de Caxias/MA através do diagnóstico com alunos com Microcefalia nas salas de educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental. Portanto foi necessário uma investigação à respeito da microcefalia e a causa do baixo desenvolvimento da leitura, escrita e soletração durante a alfabetização, e nos primeiros anos do ensino fundamental. Observando as dificuldades das crianças na aprendizagem buscou-se ajuda da neuropsicopedagoga para analisar o comportamento da criança com microcefalia em sala de aula.Adotou-se estudo fundamentos de pesquisas bibliográficas e pesquisa de campo para coletas de dados foi realizados entrevista aplicação de questionário com os professores da escola. O  presente estudo  buscou-se referência de teóricos da neuropsicopedagogia como: Maluf(2005), Migliori (2013) Ministério da Saúde(Secretária de Vigilância em Saúde, Vírus Zica no Brasil) em ( 2016), Linhares  (2007)  entre outros teóricos  da área neuropsicopedagoga e com base nas  questões  levantadas conclui-se trabalhar estratégias   para o desenvolvimento das crianças com microcefalia através de práticas que eleve os estímulos dessas crianças na leitura na escrita afim  de ajuda-los nas atividades realizadas no contexto escolar.
id VERACRUZ-0_5d7b9623240795ea2dbbf27636b321aa
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5121
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Neuropsicopedagogia: aprendizagem no contexto escolar com crianças com microcefalia em Caxias/MA/ Neuropsicopedagogy: learning in school context with children with microcephaly in Caxias / MAMicrocefaliaNeuropsicopedagogiaAprendizagem no Contexto EscolarO presente artigo tem como objetivo principal, analisar a importância do neuropsicopedagogo no contexto escolar na cidade de Caxias/MA através do diagnóstico com alunos com Microcefalia nas salas de educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental. Portanto foi necessário uma investigação à respeito da microcefalia e a causa do baixo desenvolvimento da leitura, escrita e soletração durante a alfabetização, e nos primeiros anos do ensino fundamental. Observando as dificuldades das crianças na aprendizagem buscou-se ajuda da neuropsicopedagoga para analisar o comportamento da criança com microcefalia em sala de aula.Adotou-se estudo fundamentos de pesquisas bibliográficas e pesquisa de campo para coletas de dados foi realizados entrevista aplicação de questionário com os professores da escola. O  presente estudo  buscou-se referência de teóricos da neuropsicopedagogia como: Maluf(2005), Migliori (2013) Ministério da Saúde(Secretária de Vigilância em Saúde, Vírus Zica no Brasil) em ( 2016), Linhares  (2007)  entre outros teóricos  da área neuropsicopedagoga e com base nas  questões  levantadas conclui-se trabalhar estratégias   para o desenvolvimento das crianças com microcefalia através de práticas que eleve os estímulos dessas crianças na leitura na escrita afim  de ajuda-los nas atividades realizadas no contexto escolar.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/512110.34117/bjdv5n12-028Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 28467-28478Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 28467-28478Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 28467-284782525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5121/4673Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMacedo, Maria Violeta Lima2021-07-15T20:44:46Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5121Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:09.521332Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Neuropsicopedagogia: aprendizagem no contexto escolar com crianças com microcefalia em Caxias/MA/ Neuropsicopedagogy: learning in school context with children with microcephaly in Caxias / MA
title Neuropsicopedagogia: aprendizagem no contexto escolar com crianças com microcefalia em Caxias/MA/ Neuropsicopedagogy: learning in school context with children with microcephaly in Caxias / MA
spellingShingle Neuropsicopedagogia: aprendizagem no contexto escolar com crianças com microcefalia em Caxias/MA/ Neuropsicopedagogy: learning in school context with children with microcephaly in Caxias / MA
Macedo, Maria Violeta Lima
Microcefalia
Neuropsicopedagogia
Aprendizagem no Contexto Escolar
title_short Neuropsicopedagogia: aprendizagem no contexto escolar com crianças com microcefalia em Caxias/MA/ Neuropsicopedagogy: learning in school context with children with microcephaly in Caxias / MA
title_full Neuropsicopedagogia: aprendizagem no contexto escolar com crianças com microcefalia em Caxias/MA/ Neuropsicopedagogy: learning in school context with children with microcephaly in Caxias / MA
title_fullStr Neuropsicopedagogia: aprendizagem no contexto escolar com crianças com microcefalia em Caxias/MA/ Neuropsicopedagogy: learning in school context with children with microcephaly in Caxias / MA
title_full_unstemmed Neuropsicopedagogia: aprendizagem no contexto escolar com crianças com microcefalia em Caxias/MA/ Neuropsicopedagogy: learning in school context with children with microcephaly in Caxias / MA
title_sort Neuropsicopedagogia: aprendizagem no contexto escolar com crianças com microcefalia em Caxias/MA/ Neuropsicopedagogy: learning in school context with children with microcephaly in Caxias / MA
author Macedo, Maria Violeta Lima
author_facet Macedo, Maria Violeta Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Maria Violeta Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Microcefalia
Neuropsicopedagogia
Aprendizagem no Contexto Escolar
topic Microcefalia
Neuropsicopedagogia
Aprendizagem no Contexto Escolar
description O presente artigo tem como objetivo principal, analisar a importância do neuropsicopedagogo no contexto escolar na cidade de Caxias/MA através do diagnóstico com alunos com Microcefalia nas salas de educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental. Portanto foi necessário uma investigação à respeito da microcefalia e a causa do baixo desenvolvimento da leitura, escrita e soletração durante a alfabetização, e nos primeiros anos do ensino fundamental. Observando as dificuldades das crianças na aprendizagem buscou-se ajuda da neuropsicopedagoga para analisar o comportamento da criança com microcefalia em sala de aula.Adotou-se estudo fundamentos de pesquisas bibliográficas e pesquisa de campo para coletas de dados foi realizados entrevista aplicação de questionário com os professores da escola. O  presente estudo  buscou-se referência de teóricos da neuropsicopedagogia como: Maluf(2005), Migliori (2013) Ministério da Saúde(Secretária de Vigilância em Saúde, Vírus Zica no Brasil) em ( 2016), Linhares  (2007)  entre outros teóricos  da área neuropsicopedagoga e com base nas  questões  levantadas conclui-se trabalhar estratégias   para o desenvolvimento das crianças com microcefalia através de práticas que eleve os estímulos dessas crianças na leitura na escrita afim  de ajuda-los nas atividades realizadas no contexto escolar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5121
10.34117/bjdv5n12-028
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5121
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n12-028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5121/4673
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 28467-28478
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 28467-28478
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 28467-28478
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645431877402624