A identificação precoce de uma possível deficiência intelectual através de uma perspectiva neuropsicopedagógica / Early identification of a possible intellectual disability through an institutional neuropsychedagogical perspective

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Julieta Ferreira da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cardoso, Fabrício Bruno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11695
Resumo: A deficiência intelectual, devido às dificuldades apresentadas nas formas de se definir, conceitualizar e nomear, apresenta dificuldades relacionadas ao processo de identificação dos sujeito, avaliação e intervenção. Este estudo foi construído a partir da intenção de compreender como está a identificação de tal deficiência nas instituições. Por meio de uma revisão bibliográfica,  tentou-se verificar o quanto se sabe a respeito da identificação precoce de deficiência intelectual.  Percebeu-se, porém, que poucas pesquisas são realizadas com esse enfoque, apesar da identificação precoce de alguma dificuldade ser de extrema importância para o encaminhamento ao profissional adequado para diagnóstico, intervenções apropriadas no campo educacional ou terapêutico, para assim, obter sucesso no tratamento e consequentemente na qualidade de vida da pessoa e sua família. Essas condutas são relevantes para auxiliar o desenvolvimento das capacidades do indivíduo e sua inclusão social.  Portanto, esse trabalho fomenta a realização de outras pesquisas, pois ele não esgota a temática acerca da deficiência intelectual e sua identificação precoce. É preciso reflexões na forma de identificação e abordagem da deficiência intelectual, o que demanda outras possibilidades de estudos para melhor identificação precoce, diagnóstico, encaminhamentos e intervenções.  
id VERACRUZ-0_b749e548d8c7ed8f1744743f9bc8f18d
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11695
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A identificação precoce de uma possível deficiência intelectual através de uma perspectiva neuropsicopedagógica / Early identification of a possible intellectual disability through an institutional neuropsychedagogical perspectiveDeficiência IntelectualIdentificação PrecoceNeuropsicopedagogiaA deficiência intelectual, devido às dificuldades apresentadas nas formas de se definir, conceitualizar e nomear, apresenta dificuldades relacionadas ao processo de identificação dos sujeito, avaliação e intervenção. Este estudo foi construído a partir da intenção de compreender como está a identificação de tal deficiência nas instituições. Por meio de uma revisão bibliográfica,  tentou-se verificar o quanto se sabe a respeito da identificação precoce de deficiência intelectual.  Percebeu-se, porém, que poucas pesquisas são realizadas com esse enfoque, apesar da identificação precoce de alguma dificuldade ser de extrema importância para o encaminhamento ao profissional adequado para diagnóstico, intervenções apropriadas no campo educacional ou terapêutico, para assim, obter sucesso no tratamento e consequentemente na qualidade de vida da pessoa e sua família. Essas condutas são relevantes para auxiliar o desenvolvimento das capacidades do indivíduo e sua inclusão social.  Portanto, esse trabalho fomenta a realização de outras pesquisas, pois ele não esgota a temática acerca da deficiência intelectual e sua identificação precoce. É preciso reflexões na forma de identificação e abordagem da deficiência intelectual, o que demanda outras possibilidades de estudos para melhor identificação precoce, diagnóstico, encaminhamentos e intervenções.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1169510.34117/bjdv6n6-348Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 37767-37774Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 37767-37774Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 37767-377742525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11695/9752Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maria Julieta Ferreira daCardoso, Fabrício Bruno2020-07-21T19:01:13Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11695Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:18.637958Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A identificação precoce de uma possível deficiência intelectual através de uma perspectiva neuropsicopedagógica / Early identification of a possible intellectual disability through an institutional neuropsychedagogical perspective
title A identificação precoce de uma possível deficiência intelectual através de uma perspectiva neuropsicopedagógica / Early identification of a possible intellectual disability through an institutional neuropsychedagogical perspective
spellingShingle A identificação precoce de uma possível deficiência intelectual através de uma perspectiva neuropsicopedagógica / Early identification of a possible intellectual disability through an institutional neuropsychedagogical perspective
Silva, Maria Julieta Ferreira da
Deficiência Intelectual
Identificação Precoce
Neuropsicopedagogia
title_short A identificação precoce de uma possível deficiência intelectual através de uma perspectiva neuropsicopedagógica / Early identification of a possible intellectual disability through an institutional neuropsychedagogical perspective
title_full A identificação precoce de uma possível deficiência intelectual através de uma perspectiva neuropsicopedagógica / Early identification of a possible intellectual disability through an institutional neuropsychedagogical perspective
title_fullStr A identificação precoce de uma possível deficiência intelectual através de uma perspectiva neuropsicopedagógica / Early identification of a possible intellectual disability through an institutional neuropsychedagogical perspective
title_full_unstemmed A identificação precoce de uma possível deficiência intelectual através de uma perspectiva neuropsicopedagógica / Early identification of a possible intellectual disability through an institutional neuropsychedagogical perspective
title_sort A identificação precoce de uma possível deficiência intelectual através de uma perspectiva neuropsicopedagógica / Early identification of a possible intellectual disability through an institutional neuropsychedagogical perspective
author Silva, Maria Julieta Ferreira da
author_facet Silva, Maria Julieta Ferreira da
Cardoso, Fabrício Bruno
author_role author
author2 Cardoso, Fabrício Bruno
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Julieta Ferreira da
Cardoso, Fabrício Bruno
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência Intelectual
Identificação Precoce
Neuropsicopedagogia
topic Deficiência Intelectual
Identificação Precoce
Neuropsicopedagogia
description A deficiência intelectual, devido às dificuldades apresentadas nas formas de se definir, conceitualizar e nomear, apresenta dificuldades relacionadas ao processo de identificação dos sujeito, avaliação e intervenção. Este estudo foi construído a partir da intenção de compreender como está a identificação de tal deficiência nas instituições. Por meio de uma revisão bibliográfica,  tentou-se verificar o quanto se sabe a respeito da identificação precoce de deficiência intelectual.  Percebeu-se, porém, que poucas pesquisas são realizadas com esse enfoque, apesar da identificação precoce de alguma dificuldade ser de extrema importância para o encaminhamento ao profissional adequado para diagnóstico, intervenções apropriadas no campo educacional ou terapêutico, para assim, obter sucesso no tratamento e consequentemente na qualidade de vida da pessoa e sua família. Essas condutas são relevantes para auxiliar o desenvolvimento das capacidades do indivíduo e sua inclusão social.  Portanto, esse trabalho fomenta a realização de outras pesquisas, pois ele não esgota a temática acerca da deficiência intelectual e sua identificação precoce. É preciso reflexões na forma de identificação e abordagem da deficiência intelectual, o que demanda outras possibilidades de estudos para melhor identificação precoce, diagnóstico, encaminhamentos e intervenções.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11695
10.34117/bjdv6n6-348
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11695
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n6-348
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11695/9752
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 37767-37774
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 37767-37774
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 37767-37774
2525-8761
10.34117/bjd.v6i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645457964924928