A Inclusão do Aluno Autista na Educação Matemática na Perspectiva da Aprendizagem através do Lúdico / The Inclusion of the Autistic Student in Mathematics Education in the Perspective of Learning through Ludic
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3631 |
Resumo: | Resumo: A inclusão de alunos com deficiência ou transtorno é um direito garantido por lei, por este motivo este artigo foi realizado tendo como intuito discutir, refletir e compreender sobre a inclusão no ensino da matemática para alunos com TEA, o Transtorno do espectro autista, matriculados na escola de ensino fundamental anos finais vinculadas a rede pública de ensino de Penaforte-CE. Foi realizado o diagnóstico na escola campo, onde foi evidenciado que o processo de inclusão dos alunos com autismo no ensino da matemática ainda é bastante desafiadora, tendo em vista que a escola não possui materiais adaptados, nem incluem em seus debates ou documentos norteadores sobre a educação inclusiva, não tem uma infraestrutura adequada, sobretudo, em relação a capacitação dos docentes, entretanto, buscou-se demonstrar aos discentes que é possível inovar suas práticas pedagógicas através de estratégias e metodologias de ensino que facilite a aplicação de atividades voltadas para o ensino desta disciplina, assim desta forma, a partir do desenvolvimento de planejamentos pedagógicos, a utilização de materiais didáticos manipuláveis, que desenvolva o raciocínio lógico, o pensamento, a criatividade e a capacidade de resolver problemas, assim proporcionando uma aprendizagem significativa deste público que necessita de um olhar especial na forma de ensinar, com a finalidade de, posteriormente, realizar uma intervenção, com a utilização de jogos, e tecnologias assistivas, através da gamificação, ferramentas essas que potencializem o ensino e a aprendizagem dos conteúdos matemáticos. Quanto ao tipo de pesquisa, optou-se pela pesquisa de campo, de caráter qualitativa e exploratório, de natureza bibliográfica onde os estudos sobre a educação matemática evidenciaram que é necessário promover uma educação que preze pela aprendizagem dos alunos autistas.Palavras-Chave: Inclusão. autismo. Educação Matemática. Lúdico. Abstract: The inclusion of students with disabilities or disorders is a right guaranteed by law, for this reason this article was carried out with the aim of discussing, reflecting and understanding about inclusion in the teaching of mathematics for students with ASD, Autism Spectrum Disorder, enrolled in the final year elementary school linked to the public education network of Penaforte-CE. The diagnosis was carried out at the rural school, where it was evidenced that the process of including students with autism in the teaching of mathematics is still quite challenging, given that the school does not have adapted materials, nor do they include in its debates or guiding documents about the inclusive education, does not have an adequate infrastructure, especially in relation to the training of teachers, however, we sought to demonstrate to students that it is possible to innovate their pedagogical practices through teaching strategies and methodologies that facilitate the application of activities aimed at teaching of this discipline, thus, from the development of pedagogical plans, the use of manipulative teaching materials, which develops logical reasoning, thinking, creativity and the ability to solve problems, thus providing a significant learning of this public that needs a special look at the way of teaching, with the purpose of, po later, carry out an intervention, using games, and assistive technologies, through gamification, tools that enhance the teaching and learning of mathematical content. As for the type of research, field research was chosen, of a qualitative and exploratory nature, of a bibliographic nature, where studies on mathematics education showed that it is necessary to promote an education that values the learning of autistic students.Keywords: Inclusion. autism. Mathematics Education. Playful. |
id |
IPES_1acdda63225a5a9df2b03f2ff52248ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3631 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
A Inclusão do Aluno Autista na Educação Matemática na Perspectiva da Aprendizagem através do Lúdico / The Inclusion of the Autistic Student in Mathematics Education in the Perspective of Learning through LudicInclusão. autismo. Educação Matemática. LúdicoResumo: A inclusão de alunos com deficiência ou transtorno é um direito garantido por lei, por este motivo este artigo foi realizado tendo como intuito discutir, refletir e compreender sobre a inclusão no ensino da matemática para alunos com TEA, o Transtorno do espectro autista, matriculados na escola de ensino fundamental anos finais vinculadas a rede pública de ensino de Penaforte-CE. Foi realizado o diagnóstico na escola campo, onde foi evidenciado que o processo de inclusão dos alunos com autismo no ensino da matemática ainda é bastante desafiadora, tendo em vista que a escola não possui materiais adaptados, nem incluem em seus debates ou documentos norteadores sobre a educação inclusiva, não tem uma infraestrutura adequada, sobretudo, em relação a capacitação dos docentes, entretanto, buscou-se demonstrar aos discentes que é possível inovar suas práticas pedagógicas através de estratégias e metodologias de ensino que facilite a aplicação de atividades voltadas para o ensino desta disciplina, assim desta forma, a partir do desenvolvimento de planejamentos pedagógicos, a utilização de materiais didáticos manipuláveis, que desenvolva o raciocínio lógico, o pensamento, a criatividade e a capacidade de resolver problemas, assim proporcionando uma aprendizagem significativa deste público que necessita de um olhar especial na forma de ensinar, com a finalidade de, posteriormente, realizar uma intervenção, com a utilização de jogos, e tecnologias assistivas, através da gamificação, ferramentas essas que potencializem o ensino e a aprendizagem dos conteúdos matemáticos. Quanto ao tipo de pesquisa, optou-se pela pesquisa de campo, de caráter qualitativa e exploratório, de natureza bibliográfica onde os estudos sobre a educação matemática evidenciaram que é necessário promover uma educação que preze pela aprendizagem dos alunos autistas.Palavras-Chave: Inclusão. autismo. Educação Matemática. Lúdico. Abstract: The inclusion of students with disabilities or disorders is a right guaranteed by law, for this reason this article was carried out with the aim of discussing, reflecting and understanding about inclusion in the teaching of mathematics for students with ASD, Autism Spectrum Disorder, enrolled in the final year elementary school linked to the public education network of Penaforte-CE. The diagnosis was carried out at the rural school, where it was evidenced that the process of including students with autism in the teaching of mathematics is still quite challenging, given that the school does not have adapted materials, nor do they include in its debates or guiding documents about the inclusive education, does not have an adequate infrastructure, especially in relation to the training of teachers, however, we sought to demonstrate to students that it is possible to innovate their pedagogical practices through teaching strategies and methodologies that facilitate the application of activities aimed at teaching of this discipline, thus, from the development of pedagogical plans, the use of manipulative teaching materials, which develops logical reasoning, thinking, creativity and the ability to solve problems, thus providing a significant learning of this public that needs a special look at the way of teaching, with the purpose of, po later, carry out an intervention, using games, and assistive technologies, through gamification, tools that enhance the teaching and learning of mathematical content. As for the type of research, field research was chosen, of a qualitative and exploratory nature, of a bibliographic nature, where studies on mathematics education showed that it is necessary to promote an education that values the learning of autistic students.Keywords: Inclusion. autism. Mathematics Education. Playful.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2022-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3631ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 64 (2022); 38-571981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3631/5702Copyright (c) 2022 Geovana Silva Ferreira, Verônica Rejane de Lima Teixeira, Maricelia Félix Andrade Bringelhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Geovana SilvaTeixeira, Verônica Rejane de LimaBringel, Maricelia Félix Andrade2022-12-30T14:32:55Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3631Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2022-12-30T14:32:55ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Inclusão do Aluno Autista na Educação Matemática na Perspectiva da Aprendizagem através do Lúdico / The Inclusion of the Autistic Student in Mathematics Education in the Perspective of Learning through Ludic |
title |
A Inclusão do Aluno Autista na Educação Matemática na Perspectiva da Aprendizagem através do Lúdico / The Inclusion of the Autistic Student in Mathematics Education in the Perspective of Learning through Ludic |
spellingShingle |
A Inclusão do Aluno Autista na Educação Matemática na Perspectiva da Aprendizagem através do Lúdico / The Inclusion of the Autistic Student in Mathematics Education in the Perspective of Learning through Ludic Ferreira, Geovana Silva Inclusão. autismo. Educação Matemática. Lúdico |
title_short |
A Inclusão do Aluno Autista na Educação Matemática na Perspectiva da Aprendizagem através do Lúdico / The Inclusion of the Autistic Student in Mathematics Education in the Perspective of Learning through Ludic |
title_full |
A Inclusão do Aluno Autista na Educação Matemática na Perspectiva da Aprendizagem através do Lúdico / The Inclusion of the Autistic Student in Mathematics Education in the Perspective of Learning through Ludic |
title_fullStr |
A Inclusão do Aluno Autista na Educação Matemática na Perspectiva da Aprendizagem através do Lúdico / The Inclusion of the Autistic Student in Mathematics Education in the Perspective of Learning through Ludic |
title_full_unstemmed |
A Inclusão do Aluno Autista na Educação Matemática na Perspectiva da Aprendizagem através do Lúdico / The Inclusion of the Autistic Student in Mathematics Education in the Perspective of Learning through Ludic |
title_sort |
A Inclusão do Aluno Autista na Educação Matemática na Perspectiva da Aprendizagem através do Lúdico / The Inclusion of the Autistic Student in Mathematics Education in the Perspective of Learning through Ludic |
author |
Ferreira, Geovana Silva |
author_facet |
Ferreira, Geovana Silva Teixeira, Verônica Rejane de Lima Bringel, Maricelia Félix Andrade |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Verônica Rejane de Lima Bringel, Maricelia Félix Andrade |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Geovana Silva Teixeira, Verônica Rejane de Lima Bringel, Maricelia Félix Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão. autismo. Educação Matemática. Lúdico |
topic |
Inclusão. autismo. Educação Matemática. Lúdico |
description |
Resumo: A inclusão de alunos com deficiência ou transtorno é um direito garantido por lei, por este motivo este artigo foi realizado tendo como intuito discutir, refletir e compreender sobre a inclusão no ensino da matemática para alunos com TEA, o Transtorno do espectro autista, matriculados na escola de ensino fundamental anos finais vinculadas a rede pública de ensino de Penaforte-CE. Foi realizado o diagnóstico na escola campo, onde foi evidenciado que o processo de inclusão dos alunos com autismo no ensino da matemática ainda é bastante desafiadora, tendo em vista que a escola não possui materiais adaptados, nem incluem em seus debates ou documentos norteadores sobre a educação inclusiva, não tem uma infraestrutura adequada, sobretudo, em relação a capacitação dos docentes, entretanto, buscou-se demonstrar aos discentes que é possível inovar suas práticas pedagógicas através de estratégias e metodologias de ensino que facilite a aplicação de atividades voltadas para o ensino desta disciplina, assim desta forma, a partir do desenvolvimento de planejamentos pedagógicos, a utilização de materiais didáticos manipuláveis, que desenvolva o raciocínio lógico, o pensamento, a criatividade e a capacidade de resolver problemas, assim proporcionando uma aprendizagem significativa deste público que necessita de um olhar especial na forma de ensinar, com a finalidade de, posteriormente, realizar uma intervenção, com a utilização de jogos, e tecnologias assistivas, através da gamificação, ferramentas essas que potencializem o ensino e a aprendizagem dos conteúdos matemáticos. Quanto ao tipo de pesquisa, optou-se pela pesquisa de campo, de caráter qualitativa e exploratório, de natureza bibliográfica onde os estudos sobre a educação matemática evidenciaram que é necessário promover uma educação que preze pela aprendizagem dos alunos autistas.Palavras-Chave: Inclusão. autismo. Educação Matemática. Lúdico. Abstract: The inclusion of students with disabilities or disorders is a right guaranteed by law, for this reason this article was carried out with the aim of discussing, reflecting and understanding about inclusion in the teaching of mathematics for students with ASD, Autism Spectrum Disorder, enrolled in the final year elementary school linked to the public education network of Penaforte-CE. The diagnosis was carried out at the rural school, where it was evidenced that the process of including students with autism in the teaching of mathematics is still quite challenging, given that the school does not have adapted materials, nor do they include in its debates or guiding documents about the inclusive education, does not have an adequate infrastructure, especially in relation to the training of teachers, however, we sought to demonstrate to students that it is possible to innovate their pedagogical practices through teaching strategies and methodologies that facilitate the application of activities aimed at teaching of this discipline, thus, from the development of pedagogical plans, the use of manipulative teaching materials, which develops logical reasoning, thinking, creativity and the ability to solve problems, thus providing a significant learning of this public that needs a special look at the way of teaching, with the purpose of, po later, carry out an intervention, using games, and assistive technologies, through gamification, tools that enhance the teaching and learning of mathematical content. As for the type of research, field research was chosen, of a qualitative and exploratory nature, of a bibliographic nature, where studies on mathematics education showed that it is necessary to promote an education that values the learning of autistic students.Keywords: Inclusion. autism. Mathematics Education. Playful. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3631 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3631 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3631/5702 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 64 (2022); 38-57 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior |
repository.mail.fl_str_mv |
ipdeeducacao@gmail.com |
_version_ |
1797053946007650304 |