A Importância da Informática no Processo de Alfabetização do Ensino Fundamental - Anos Iniciais / The Importance of Computer Science in the Process of Literacy of Fundamental Education Years
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2764 |
Resumo: | Resumo: O referido artigo se trata do uso das tecnologias na Alfabetização dos anos inicias do Ensino Funadamental. Colocando-se as TICs como ponto principal para renovar e evoluir o meio de ensino. Por meio das atividades tecnológicas e de atividades lúdicas a criança aprende a estabelecer relações lógicas, e ao mesmo tempo passam a se divertir desta forma interagindo-se e aprendendo, facilitando a associação e internalização do conhecimento. Aprender a ler e escrever é uma etapa fundamental para os que ingressam no ensino fundamental. Por ser uma etapa complexa e de grande expectativa gera ansiedade, a utilização de recursos tecnológicos torna esse processo muito mais agradável, lúdico e prazeroso, gerando confiança e desafiador para a criança. O professor deve entender e perceber que a realidade na sala de aula é outra, o educador tem que compreender que as crianças de hoje são totalmente atualizadas, que mexem com computadores, celulares e mídias sociais o tempo todo, e que, tudo isso pode ajudá-lo a tê-la como um fator que os auxiliará na aprendizagem. A tecnologia é um instrumento de alfabetização que tem espaço para a criatividade e para autonomia, pois nos dias atuais o uso dos recursos tecnológicos é muito comum na idade das crianças, analisar atividades e jogos tecnológicos para início dessa fase e entender a importância dela no processo de aprendizagem é o item principal nesse trabalho. |
id |
IPES_4976f18042e5e20a01032e84ac93da72 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2764 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
A Importância da Informática no Processo de Alfabetização do Ensino Fundamental - Anos Iniciais / The Importance of Computer Science in the Process of Literacy of Fundamental Education YearsTecnologia, Alfabetização,Ensino Fundamental, Atividades, InterdisciplinaridadeResumo: O referido artigo se trata do uso das tecnologias na Alfabetização dos anos inicias do Ensino Funadamental. Colocando-se as TICs como ponto principal para renovar e evoluir o meio de ensino. Por meio das atividades tecnológicas e de atividades lúdicas a criança aprende a estabelecer relações lógicas, e ao mesmo tempo passam a se divertir desta forma interagindo-se e aprendendo, facilitando a associação e internalização do conhecimento. Aprender a ler e escrever é uma etapa fundamental para os que ingressam no ensino fundamental. Por ser uma etapa complexa e de grande expectativa gera ansiedade, a utilização de recursos tecnológicos torna esse processo muito mais agradável, lúdico e prazeroso, gerando confiança e desafiador para a criança. O professor deve entender e perceber que a realidade na sala de aula é outra, o educador tem que compreender que as crianças de hoje são totalmente atualizadas, que mexem com computadores, celulares e mídias sociais o tempo todo, e que, tudo isso pode ajudá-lo a tê-la como um fator que os auxiliará na aprendizagem. A tecnologia é um instrumento de alfabetização que tem espaço para a criatividade e para autonomia, pois nos dias atuais o uso dos recursos tecnológicos é muito comum na idade das crianças, analisar atividades e jogos tecnológicos para início dessa fase e entender a importância dela no processo de aprendizagem é o item principal nesse trabalho. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORBrito, Genilson da SilvaTeixeira, Verônica Rejane Lima2020-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/276410.14295/idonline.v14i52.2764ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 52 (2020); 846-8541981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2764/4303Direitos autorais 2021 Genilson da Silva Brito, Verônica Rejane Lima Teixeirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-07T17:16:14Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Importância da Informática no Processo de Alfabetização do Ensino Fundamental - Anos Iniciais / The Importance of Computer Science in the Process of Literacy of Fundamental Education Years |
title |
A Importância da Informática no Processo de Alfabetização do Ensino Fundamental - Anos Iniciais / The Importance of Computer Science in the Process of Literacy of Fundamental Education Years |
spellingShingle |
A Importância da Informática no Processo de Alfabetização do Ensino Fundamental - Anos Iniciais / The Importance of Computer Science in the Process of Literacy of Fundamental Education Years Brito, Genilson da Silva Tecnologia, Alfabetização,Ensino Fundamental, Atividades, Interdisciplinaridade |
title_short |
A Importância da Informática no Processo de Alfabetização do Ensino Fundamental - Anos Iniciais / The Importance of Computer Science in the Process of Literacy of Fundamental Education Years |
title_full |
A Importância da Informática no Processo de Alfabetização do Ensino Fundamental - Anos Iniciais / The Importance of Computer Science in the Process of Literacy of Fundamental Education Years |
title_fullStr |
A Importância da Informática no Processo de Alfabetização do Ensino Fundamental - Anos Iniciais / The Importance of Computer Science in the Process of Literacy of Fundamental Education Years |
title_full_unstemmed |
A Importância da Informática no Processo de Alfabetização do Ensino Fundamental - Anos Iniciais / The Importance of Computer Science in the Process of Literacy of Fundamental Education Years |
title_sort |
A Importância da Informática no Processo de Alfabetização do Ensino Fundamental - Anos Iniciais / The Importance of Computer Science in the Process of Literacy of Fundamental Education Years |
author |
Brito, Genilson da Silva |
author_facet |
Brito, Genilson da Silva Teixeira, Verônica Rejane Lima |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Verônica Rejane Lima |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Genilson da Silva Teixeira, Verônica Rejane Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia, Alfabetização,Ensino Fundamental, Atividades, Interdisciplinaridade |
topic |
Tecnologia, Alfabetização,Ensino Fundamental, Atividades, Interdisciplinaridade |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Resumo: O referido artigo se trata do uso das tecnologias na Alfabetização dos anos inicias do Ensino Funadamental. Colocando-se as TICs como ponto principal para renovar e evoluir o meio de ensino. Por meio das atividades tecnológicas e de atividades lúdicas a criança aprende a estabelecer relações lógicas, e ao mesmo tempo passam a se divertir desta forma interagindo-se e aprendendo, facilitando a associação e internalização do conhecimento. Aprender a ler e escrever é uma etapa fundamental para os que ingressam no ensino fundamental. Por ser uma etapa complexa e de grande expectativa gera ansiedade, a utilização de recursos tecnológicos torna esse processo muito mais agradável, lúdico e prazeroso, gerando confiança e desafiador para a criança. O professor deve entender e perceber que a realidade na sala de aula é outra, o educador tem que compreender que as crianças de hoje são totalmente atualizadas, que mexem com computadores, celulares e mídias sociais o tempo todo, e que, tudo isso pode ajudá-lo a tê-la como um fator que os auxiliará na aprendizagem. A tecnologia é um instrumento de alfabetização que tem espaço para a criatividade e para autonomia, pois nos dias atuais o uso dos recursos tecnológicos é muito comum na idade das crianças, analisar atividades e jogos tecnológicos para início dessa fase e entender a importância dela no processo de aprendizagem é o item principal nesse trabalho. |
description |
Resumo: O referido artigo se trata do uso das tecnologias na Alfabetização dos anos inicias do Ensino Funadamental. Colocando-se as TICs como ponto principal para renovar e evoluir o meio de ensino. Por meio das atividades tecnológicas e de atividades lúdicas a criança aprende a estabelecer relações lógicas, e ao mesmo tempo passam a se divertir desta forma interagindo-se e aprendendo, facilitando a associação e internalização do conhecimento. Aprender a ler e escrever é uma etapa fundamental para os que ingressam no ensino fundamental. Por ser uma etapa complexa e de grande expectativa gera ansiedade, a utilização de recursos tecnológicos torna esse processo muito mais agradável, lúdico e prazeroso, gerando confiança e desafiador para a criança. O professor deve entender e perceber que a realidade na sala de aula é outra, o educador tem que compreender que as crianças de hoje são totalmente atualizadas, que mexem com computadores, celulares e mídias sociais o tempo todo, e que, tudo isso pode ajudá-lo a tê-la como um fator que os auxiliará na aprendizagem. A tecnologia é um instrumento de alfabetização que tem espaço para a criatividade e para autonomia, pois nos dias atuais o uso dos recursos tecnológicos é muito comum na idade das crianças, analisar atividades e jogos tecnológicos para início dessa fase e entender a importância dela no processo de aprendizagem é o item principal nesse trabalho. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2764 10.14295/idonline.v14i52.2764 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2764 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v14i52.2764 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2764/4303 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Genilson da Silva Brito, Verônica Rejane Lima Teixeira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Genilson da Silva Brito, Verônica Rejane Lima Teixeira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 52 (2020); 846-854 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037435201323008 |