A Ludicidade como Instrumento de Incentivo e Aprendizagem na Modalidade EJA - Ensino de Jovens e Adultos / Ludicity as an Incentive and Learning Instrument in the EJA Modality - Youth and Adults Education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3309 |
Resumo: | Resumo: Este artigo tem como principal objetivo apresentar ao leitor uma nova perspectiva de ensino na modalidade EJA mediante as atribuições da ludicidade. O termo ludicidade remete muito ao ambiente infantil, que é mais proveniente de brincadeiras e jogos direcionados em seu contexto, mas na EJA vem abrindo espaço para o novo, com novas estratégias lúdicas para ampliação do conhecimento. O estudo dispõe como bases teóricas estudos bibliográficos de caráter qualitativo que foi o processo metodológico utilizado para a construção do artigo, assim como análise em obras e falas de autores renomados no tema abordado que tem opiniões formadas sobre o aspecto lúdico como mecanismo de aprendizagem. Foram apontadas algumas sugestões de procedimentos lúdicos a alunos de EJA, assim como uma perspectiva atendida na construção para educadores flexivos e inovadores.Abstract:This article has as main objective to present to the reader a new perspective of teaching in the EJA modality through the attributions of playfulness. The term playfulness refers a lot to the children's environment, which comes more from games and games directed in its context, but in EJA it has been opening space for the new, with new playful strategies to expand knowledge. The study has as theoretical bases bibliographic studies of a qualitative character, which was the methodological process used to build the article, as well as analysis in works and speeches by renowned authors on the topic discussed who have formed opinions on the playful aspect as a learning mechanism. Some suggestions of playful procedures for EJA students were pointed out, as well as a perspective considered in the construction for flexible and innovative educators. Keywords: Playfulness, EJA, Learning, Incentive. |
id |
IPES_4ad0456ace570416394e8362f2b4bdd4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/3309 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
A Ludicidade como Instrumento de Incentivo e Aprendizagem na Modalidade EJA - Ensino de Jovens e Adultos / Ludicity as an Incentive and Learning Instrument in the EJA Modality - Youth and Adults EducationLudicidade; EJA; Aprendizagem; Incentivo.Resumo: Este artigo tem como principal objetivo apresentar ao leitor uma nova perspectiva de ensino na modalidade EJA mediante as atribuições da ludicidade. O termo ludicidade remete muito ao ambiente infantil, que é mais proveniente de brincadeiras e jogos direcionados em seu contexto, mas na EJA vem abrindo espaço para o novo, com novas estratégias lúdicas para ampliação do conhecimento. O estudo dispõe como bases teóricas estudos bibliográficos de caráter qualitativo que foi o processo metodológico utilizado para a construção do artigo, assim como análise em obras e falas de autores renomados no tema abordado que tem opiniões formadas sobre o aspecto lúdico como mecanismo de aprendizagem. Foram apontadas algumas sugestões de procedimentos lúdicos a alunos de EJA, assim como uma perspectiva atendida na construção para educadores flexivos e inovadores.Abstract:This article has as main objective to present to the reader a new perspective of teaching in the EJA modality through the attributions of playfulness. The term playfulness refers a lot to the children's environment, which comes more from games and games directed in its context, but in EJA it has been opening space for the new, with new playful strategies to expand knowledge. The study has as theoretical bases bibliographic studies of a qualitative character, which was the methodological process used to build the article, as well as analysis in works and speeches by renowned authors on the topic discussed who have formed opinions on the playful aspect as a learning mechanism. Some suggestions of playful procedures for EJA students were pointed out, as well as a perspective considered in the construction for flexible and innovative educators. Keywords: Playfulness, EJA, Learning, Incentive.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORFagundes, Paula Wanessa AlvesMenezes, Aurelania Maria de Carvalho2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/330910.14295/idonline.v15i58.3309ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 58 (2021); 58-661981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3309/5177Direitos autorais 2021 Paula Wanessa Alves Fagundes, Aurelania Maria de Carvalho Menezeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-30T23:34:27Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Ludicidade como Instrumento de Incentivo e Aprendizagem na Modalidade EJA - Ensino de Jovens e Adultos / Ludicity as an Incentive and Learning Instrument in the EJA Modality - Youth and Adults Education |
title |
A Ludicidade como Instrumento de Incentivo e Aprendizagem na Modalidade EJA - Ensino de Jovens e Adultos / Ludicity as an Incentive and Learning Instrument in the EJA Modality - Youth and Adults Education |
spellingShingle |
A Ludicidade como Instrumento de Incentivo e Aprendizagem na Modalidade EJA - Ensino de Jovens e Adultos / Ludicity as an Incentive and Learning Instrument in the EJA Modality - Youth and Adults Education Fagundes, Paula Wanessa Alves Ludicidade; EJA; Aprendizagem; Incentivo. |
title_short |
A Ludicidade como Instrumento de Incentivo e Aprendizagem na Modalidade EJA - Ensino de Jovens e Adultos / Ludicity as an Incentive and Learning Instrument in the EJA Modality - Youth and Adults Education |
title_full |
A Ludicidade como Instrumento de Incentivo e Aprendizagem na Modalidade EJA - Ensino de Jovens e Adultos / Ludicity as an Incentive and Learning Instrument in the EJA Modality - Youth and Adults Education |
title_fullStr |
A Ludicidade como Instrumento de Incentivo e Aprendizagem na Modalidade EJA - Ensino de Jovens e Adultos / Ludicity as an Incentive and Learning Instrument in the EJA Modality - Youth and Adults Education |
title_full_unstemmed |
A Ludicidade como Instrumento de Incentivo e Aprendizagem na Modalidade EJA - Ensino de Jovens e Adultos / Ludicity as an Incentive and Learning Instrument in the EJA Modality - Youth and Adults Education |
title_sort |
A Ludicidade como Instrumento de Incentivo e Aprendizagem na Modalidade EJA - Ensino de Jovens e Adultos / Ludicity as an Incentive and Learning Instrument in the EJA Modality - Youth and Adults Education |
author |
Fagundes, Paula Wanessa Alves |
author_facet |
Fagundes, Paula Wanessa Alves Menezes, Aurelania Maria de Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Menezes, Aurelania Maria de Carvalho |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fagundes, Paula Wanessa Alves Menezes, Aurelania Maria de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ludicidade; EJA; Aprendizagem; Incentivo. |
topic |
Ludicidade; EJA; Aprendizagem; Incentivo. |
description |
Resumo: Este artigo tem como principal objetivo apresentar ao leitor uma nova perspectiva de ensino na modalidade EJA mediante as atribuições da ludicidade. O termo ludicidade remete muito ao ambiente infantil, que é mais proveniente de brincadeiras e jogos direcionados em seu contexto, mas na EJA vem abrindo espaço para o novo, com novas estratégias lúdicas para ampliação do conhecimento. O estudo dispõe como bases teóricas estudos bibliográficos de caráter qualitativo que foi o processo metodológico utilizado para a construção do artigo, assim como análise em obras e falas de autores renomados no tema abordado que tem opiniões formadas sobre o aspecto lúdico como mecanismo de aprendizagem. Foram apontadas algumas sugestões de procedimentos lúdicos a alunos de EJA, assim como uma perspectiva atendida na construção para educadores flexivos e inovadores.Abstract:This article has as main objective to present to the reader a new perspective of teaching in the EJA modality through the attributions of playfulness. The term playfulness refers a lot to the children's environment, which comes more from games and games directed in its context, but in EJA it has been opening space for the new, with new playful strategies to expand knowledge. The study has as theoretical bases bibliographic studies of a qualitative character, which was the methodological process used to build the article, as well as analysis in works and speeches by renowned authors on the topic discussed who have formed opinions on the playful aspect as a learning mechanism. Some suggestions of playful procedures for EJA students were pointed out, as well as a perspective considered in the construction for flexible and innovative educators. Keywords: Playfulness, EJA, Learning, Incentive. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3309 10.14295/idonline.v15i58.3309 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3309 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v15i58.3309 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3309/5177 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Paula Wanessa Alves Fagundes, Aurelania Maria de Carvalho Menezes https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Paula Wanessa Alves Fagundes, Aurelania Maria de Carvalho Menezes https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 58 (2021); 58-66 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053956545839104 |