O Olhar da Didática e o Ensino-Aprendizagem no Contexto Pedagógico / Didactics View and Teaching-Learning in the Pedagogical Context

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Back, Giselle Pupim Jorge
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3229
Resumo: Resumo: Alguns educadores e educandos estão descontentes com o atual sistema de ensino. Com as inúmeras transformações sociais a maneira de ensinar e aprender também foram modificando ao longo dos anos, assim tanto professores quanto alunos percebem algumas práticas pedagógicas como desatualizadas. Sabemos que as transformações são inevitáveis e necessárias, todavia o desafio fica estabelecido para os professores que necessitam adequar ensino, aprendizagem, tecnologias e sociedade às suas práticas diárias mudando ou reformulando sua didática. Dessa forma o presente artigo objetiva enfatizar a importância da didática, através de discussões acerca das linhas pedagógicas, da formação do professor e do papel da didática proporcionando reflexões que permitam novos olhares sobre o ensino-aprendizagem.  Mediante a esse contexto para lecionar é necessária formação didática? O domínio do conteúdo é mais importante para o desempenho do professor do que a didática? Apresenta-se um estudo de abordagem qualitativa através de uma pesquisa bibliográfica. Conclui-se, dessa forma, que como disciplina importante e fundamental a didática conduz o trabalho, unindo teoria e prática permitindo um processo de aprendizagem significativa.Palavras-chave: Didática; prática; formaçãoAbstrat: Some educators and students are unhappy with the current education system. With the countless social changes, the way of teaching and learning have also changed over the years, so that both teachers and students perceive some pedagogical practices as outdated. We know that transformations are inevitable and necessary, however the challenge is established for teachers who need to adapt teaching, learning, technologies and society to their daily practices by changing or reformulating their didactics. Thus, this article aims to emphasize the importance of didactics, through discussions about pedagogical lines, teacher training and the role of didactics providing reflections that allow new perspectives on teaching-learning. Through this context, to teach is didactic training necessary? Is the mastery of content more important for teacher performance than didactics? A study with a qualitative approach is presented through a bibliographic search. It is concluded, therefore, that as an important and fundamental discipline, didactics conduct the work, uniting theory and practice allowing a meaningful learning process.Keyword: Didactics - practice - training
id IPES_a2eb918de24771f7684e03a88c3b0557
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/3229
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling O Olhar da Didática e o Ensino-Aprendizagem no Contexto Pedagógico / Didactics View and Teaching-Learning in the Pedagogical ContextPalavras-chave: Didática – prática - formaçãoResumo: Alguns educadores e educandos estão descontentes com o atual sistema de ensino. Com as inúmeras transformações sociais a maneira de ensinar e aprender também foram modificando ao longo dos anos, assim tanto professores quanto alunos percebem algumas práticas pedagógicas como desatualizadas. Sabemos que as transformações são inevitáveis e necessárias, todavia o desafio fica estabelecido para os professores que necessitam adequar ensino, aprendizagem, tecnologias e sociedade às suas práticas diárias mudando ou reformulando sua didática. Dessa forma o presente artigo objetiva enfatizar a importância da didática, através de discussões acerca das linhas pedagógicas, da formação do professor e do papel da didática proporcionando reflexões que permitam novos olhares sobre o ensino-aprendizagem.  Mediante a esse contexto para lecionar é necessária formação didática? O domínio do conteúdo é mais importante para o desempenho do professor do que a didática? Apresenta-se um estudo de abordagem qualitativa através de uma pesquisa bibliográfica. Conclui-se, dessa forma, que como disciplina importante e fundamental a didática conduz o trabalho, unindo teoria e prática permitindo um processo de aprendizagem significativa.Palavras-chave: Didática; prática; formaçãoAbstrat: Some educators and students are unhappy with the current education system. With the countless social changes, the way of teaching and learning have also changed over the years, so that both teachers and students perceive some pedagogical practices as outdated. We know that transformations are inevitable and necessary, however the challenge is established for teachers who need to adapt teaching, learning, technologies and society to their daily practices by changing or reformulating their didactics. Thus, this article aims to emphasize the importance of didactics, through discussions about pedagogical lines, teacher training and the role of didactics providing reflections that allow new perspectives on teaching-learning. Through this context, to teach is didactic training necessary? Is the mastery of content more important for teacher performance than didactics? A study with a qualitative approach is presented through a bibliographic search. It is concluded, therefore, that as an important and fundamental discipline, didactics conduct the work, uniting theory and practice allowing a meaningful learning process.Keyword: Didactics - practice - trainingINSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORBack, Giselle Pupim Jorge2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/322910.14295/idonline.v15i58.3229ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 58 (2021); 698-7161981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3229/5265Direitos autorais 2021 Giselle Pupim Backhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-30T23:34:29Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv O Olhar da Didática e o Ensino-Aprendizagem no Contexto Pedagógico / Didactics View and Teaching-Learning in the Pedagogical Context
title O Olhar da Didática e o Ensino-Aprendizagem no Contexto Pedagógico / Didactics View and Teaching-Learning in the Pedagogical Context
spellingShingle O Olhar da Didática e o Ensino-Aprendizagem no Contexto Pedagógico / Didactics View and Teaching-Learning in the Pedagogical Context
Back, Giselle Pupim Jorge
Palavras-chave: Didática – prática - formação
title_short O Olhar da Didática e o Ensino-Aprendizagem no Contexto Pedagógico / Didactics View and Teaching-Learning in the Pedagogical Context
title_full O Olhar da Didática e o Ensino-Aprendizagem no Contexto Pedagógico / Didactics View and Teaching-Learning in the Pedagogical Context
title_fullStr O Olhar da Didática e o Ensino-Aprendizagem no Contexto Pedagógico / Didactics View and Teaching-Learning in the Pedagogical Context
title_full_unstemmed O Olhar da Didática e o Ensino-Aprendizagem no Contexto Pedagógico / Didactics View and Teaching-Learning in the Pedagogical Context
title_sort O Olhar da Didática e o Ensino-Aprendizagem no Contexto Pedagógico / Didactics View and Teaching-Learning in the Pedagogical Context
author Back, Giselle Pupim Jorge
author_facet Back, Giselle Pupim Jorge
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Back, Giselle Pupim Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras-chave: Didática – prática - formação
topic Palavras-chave: Didática – prática - formação
description Resumo: Alguns educadores e educandos estão descontentes com o atual sistema de ensino. Com as inúmeras transformações sociais a maneira de ensinar e aprender também foram modificando ao longo dos anos, assim tanto professores quanto alunos percebem algumas práticas pedagógicas como desatualizadas. Sabemos que as transformações são inevitáveis e necessárias, todavia o desafio fica estabelecido para os professores que necessitam adequar ensino, aprendizagem, tecnologias e sociedade às suas práticas diárias mudando ou reformulando sua didática. Dessa forma o presente artigo objetiva enfatizar a importância da didática, através de discussões acerca das linhas pedagógicas, da formação do professor e do papel da didática proporcionando reflexões que permitam novos olhares sobre o ensino-aprendizagem.  Mediante a esse contexto para lecionar é necessária formação didática? O domínio do conteúdo é mais importante para o desempenho do professor do que a didática? Apresenta-se um estudo de abordagem qualitativa através de uma pesquisa bibliográfica. Conclui-se, dessa forma, que como disciplina importante e fundamental a didática conduz o trabalho, unindo teoria e prática permitindo um processo de aprendizagem significativa.Palavras-chave: Didática; prática; formaçãoAbstrat: Some educators and students are unhappy with the current education system. With the countless social changes, the way of teaching and learning have also changed over the years, so that both teachers and students perceive some pedagogical practices as outdated. We know that transformations are inevitable and necessary, however the challenge is established for teachers who need to adapt teaching, learning, technologies and society to their daily practices by changing or reformulating their didactics. Thus, this article aims to emphasize the importance of didactics, through discussions about pedagogical lines, teacher training and the role of didactics providing reflections that allow new perspectives on teaching-learning. Through this context, to teach is didactic training necessary? Is the mastery of content more important for teacher performance than didactics? A study with a qualitative approach is presented through a bibliographic search. It is concluded, therefore, that as an important and fundamental discipline, didactics conduct the work, uniting theory and practice allowing a meaningful learning process.Keyword: Didactics - practice - training
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3229
10.14295/idonline.v15i58.3229
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3229
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v15i58.3229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3229/5265
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Giselle Pupim Back
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Giselle Pupim Back
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 58 (2021); 698-716
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053956583587840