O Processo de Inclusão no Ensino Regular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Maria das Dores
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/671
Resumo: Este artigo objetiva analisa como se dá o processo de inclusão no ensino regular. Inicialmente, entendemos por inclusão a capacidade de reconhecer o outro, e assim ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós, sem exceção. A inclusão escolar traz para alunos e professores a experiência da diferença, possibilitando aos que são descriminados pela deficiência, pela classe social ou pela cor que por direito ocupam seu espaço na sociedade vencer os preconceitos. A diversidade foi entendida como uma inovação na área de educação especial, mas, gradualmente, passou a ser compreendida como uma tentativa de oferecer educação de qualidade para todo (a)s. O método de pesquisa utilizado foi o bibliográfico, desenvolvido a partir de material já elaborado. A revisão da literatura analisa o histórico e contextualização da inclusão escolar no Brasil, a legislação a favor da inclusão, a postura da escola e a adaptação curricular, o processo de inclusão e a aprendizagem, escola e família no processo de inclusão. Os resultados e discussões revelam que a concepção de inclusão do aluno com necessidades educacionais especiais no ensino regular favorece o encontro das possibilidades e capacidades da verdadeira inclusão. Portanto, do que se chama de conjunto central de valores deve valer a liberdade, a tolerância e a sabedoria de conviver com o diferente. 
id IPES_f4a7d5644ed8c20adf4a67fbd055ea5f
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/671
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling O Processo de Inclusão no Ensino RegularProcesso Inclusivo; Ensino Aprendizagem; Ensino regularEste artigo objetiva analisa como se dá o processo de inclusão no ensino regular. Inicialmente, entendemos por inclusão a capacidade de reconhecer o outro, e assim ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós, sem exceção. A inclusão escolar traz para alunos e professores a experiência da diferença, possibilitando aos que são descriminados pela deficiência, pela classe social ou pela cor que por direito ocupam seu espaço na sociedade vencer os preconceitos. A diversidade foi entendida como uma inovação na área de educação especial, mas, gradualmente, passou a ser compreendida como uma tentativa de oferecer educação de qualidade para todo (a)s. O método de pesquisa utilizado foi o bibliográfico, desenvolvido a partir de material já elaborado. A revisão da literatura analisa o histórico e contextualização da inclusão escolar no Brasil, a legislação a favor da inclusão, a postura da escola e a adaptação curricular, o processo de inclusão e a aprendizagem, escola e família no processo de inclusão. Os resultados e discussões revelam que a concepção de inclusão do aluno com necessidades educacionais especiais no ensino regular favorece o encontro das possibilidades e capacidades da verdadeira inclusão. Portanto, do que se chama de conjunto central de valores deve valer a liberdade, a tolerância e a sabedoria de conviver com o diferente. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORMatos, Maria das Dores2017-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/67110.14295/idonline.v11i34.671ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 34 (2017); 64-761981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/671/953Direitos autorais 2021 Maria das Dores Matoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-31T16:26:00Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv O Processo de Inclusão no Ensino Regular
title O Processo de Inclusão no Ensino Regular
spellingShingle O Processo de Inclusão no Ensino Regular
Matos, Maria das Dores
Processo Inclusivo; Ensino Aprendizagem; Ensino regular
title_short O Processo de Inclusão no Ensino Regular
title_full O Processo de Inclusão no Ensino Regular
title_fullStr O Processo de Inclusão no Ensino Regular
title_full_unstemmed O Processo de Inclusão no Ensino Regular
title_sort O Processo de Inclusão no Ensino Regular
author Matos, Maria das Dores
author_facet Matos, Maria das Dores
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Maria das Dores
dc.subject.por.fl_str_mv Processo Inclusivo; Ensino Aprendizagem; Ensino regular
topic Processo Inclusivo; Ensino Aprendizagem; Ensino regular
description Este artigo objetiva analisa como se dá o processo de inclusão no ensino regular. Inicialmente, entendemos por inclusão a capacidade de reconhecer o outro, e assim ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós, sem exceção. A inclusão escolar traz para alunos e professores a experiência da diferença, possibilitando aos que são descriminados pela deficiência, pela classe social ou pela cor que por direito ocupam seu espaço na sociedade vencer os preconceitos. A diversidade foi entendida como uma inovação na área de educação especial, mas, gradualmente, passou a ser compreendida como uma tentativa de oferecer educação de qualidade para todo (a)s. O método de pesquisa utilizado foi o bibliográfico, desenvolvido a partir de material já elaborado. A revisão da literatura analisa o histórico e contextualização da inclusão escolar no Brasil, a legislação a favor da inclusão, a postura da escola e a adaptação curricular, o processo de inclusão e a aprendizagem, escola e família no processo de inclusão. Os resultados e discussões revelam que a concepção de inclusão do aluno com necessidades educacionais especiais no ensino regular favorece o encontro das possibilidades e capacidades da verdadeira inclusão. Portanto, do que se chama de conjunto central de valores deve valer a liberdade, a tolerância e a sabedoria de conviver com o diferente. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/671
10.14295/idonline.v11i34.671
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/671
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v11i34.671
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/671/953
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Maria das Dores Matos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Maria das Dores Matos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 34 (2017); 64-76
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053947460976640