Processo de inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular/ The process of including students with special needs in regular education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Paula Santos da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ruas, Adriana Andrade, Martins, Rivia Arantes, Soares, Natal dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33253
Resumo: Esta pesquisa tem como tema o processo de inclusão na classe comum do ensino regular, que foi motivada pela dificuldade no processo adaptativo e inclusivo de todos os alunos com necessidades especiais de aprendizagem. O objetivo foi avaliar a efetivação do processo de inclusão de todos os alunos com necessidades especiais que estão matriculados no ensino regular. Para alcançar o objetivo o procedimento metodológico foi pesquisa de campo. O cenário da pesquisa foi uma escola pública do Estado de Minas Gerais de Educação Básica. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, a metodologia foi dividida em duas etapas: observação da infraestrutura da escola e observação do aluno com necessidades especiais na sala comum e na Sala Recurso. Para coleta de dados, o instrumento utilizado foi dois roteiros de observação. Na primeira etapa, constatou que a inclusão escolar ainda é pouco disseminada em comparação a realidade vivenciada, muitas vezes, essas instituições vem desempenhando seu papel sem infraestrutura e verbas para realizar adaptação e sem professores de apoio. Na segunda etapa, constatou que a Educação Inclusiva é um movimento recente no Brasil e com um forte legado de exclusão e discriminação, no qual o processo de inclusão de crianças e adolescentes com necessidades especiais na sala de aula comum, não é da forma que esta descrita em documentos normativos brasileiros. Contudo, pode-se concluir que nem todos os alunos com necessidades de aprendizagem conseguem se beneficiar da escola comum. 
id VERACRUZ-0_709d3c55acdfb955d79dad8d0bb4892f
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33253
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Processo de inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular/ The process of including students with special needs in regular educationEducação Inclusiva. Ensino Regular. Prática Inclusiva.Esta pesquisa tem como tema o processo de inclusão na classe comum do ensino regular, que foi motivada pela dificuldade no processo adaptativo e inclusivo de todos os alunos com necessidades especiais de aprendizagem. O objetivo foi avaliar a efetivação do processo de inclusão de todos os alunos com necessidades especiais que estão matriculados no ensino regular. Para alcançar o objetivo o procedimento metodológico foi pesquisa de campo. O cenário da pesquisa foi uma escola pública do Estado de Minas Gerais de Educação Básica. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, a metodologia foi dividida em duas etapas: observação da infraestrutura da escola e observação do aluno com necessidades especiais na sala comum e na Sala Recurso. Para coleta de dados, o instrumento utilizado foi dois roteiros de observação. Na primeira etapa, constatou que a inclusão escolar ainda é pouco disseminada em comparação a realidade vivenciada, muitas vezes, essas instituições vem desempenhando seu papel sem infraestrutura e verbas para realizar adaptação e sem professores de apoio. Na segunda etapa, constatou que a Educação Inclusiva é um movimento recente no Brasil e com um forte legado de exclusão e discriminação, no qual o processo de inclusão de crianças e adolescentes com necessidades especiais na sala de aula comum, não é da forma que esta descrita em documentos normativos brasileiros. Contudo, pode-se concluir que nem todos os alunos com necessidades de aprendizagem conseguem se beneficiar da escola comum.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3325310.34117/bjdv7n7-463Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 72994-73006Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 72994-73006Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 72994-730062525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33253/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ana Paula Santos daRuas, Adriana AndradeMartins, Rivia ArantesSoares, Natal dos Santos2021-09-14T13:00:43Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33253Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:30.797351Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Processo de inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular/ The process of including students with special needs in regular education
title Processo de inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular/ The process of including students with special needs in regular education
spellingShingle Processo de inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular/ The process of including students with special needs in regular education
Silva, Ana Paula Santos da
Educação Inclusiva. Ensino Regular. Prática Inclusiva.
title_short Processo de inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular/ The process of including students with special needs in regular education
title_full Processo de inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular/ The process of including students with special needs in regular education
title_fullStr Processo de inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular/ The process of including students with special needs in regular education
title_full_unstemmed Processo de inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular/ The process of including students with special needs in regular education
title_sort Processo de inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular/ The process of including students with special needs in regular education
author Silva, Ana Paula Santos da
author_facet Silva, Ana Paula Santos da
Ruas, Adriana Andrade
Martins, Rivia Arantes
Soares, Natal dos Santos
author_role author
author2 Ruas, Adriana Andrade
Martins, Rivia Arantes
Soares, Natal dos Santos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Paula Santos da
Ruas, Adriana Andrade
Martins, Rivia Arantes
Soares, Natal dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Inclusiva. Ensino Regular. Prática Inclusiva.
topic Educação Inclusiva. Ensino Regular. Prática Inclusiva.
description Esta pesquisa tem como tema o processo de inclusão na classe comum do ensino regular, que foi motivada pela dificuldade no processo adaptativo e inclusivo de todos os alunos com necessidades especiais de aprendizagem. O objetivo foi avaliar a efetivação do processo de inclusão de todos os alunos com necessidades especiais que estão matriculados no ensino regular. Para alcançar o objetivo o procedimento metodológico foi pesquisa de campo. O cenário da pesquisa foi uma escola pública do Estado de Minas Gerais de Educação Básica. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, a metodologia foi dividida em duas etapas: observação da infraestrutura da escola e observação do aluno com necessidades especiais na sala comum e na Sala Recurso. Para coleta de dados, o instrumento utilizado foi dois roteiros de observação. Na primeira etapa, constatou que a inclusão escolar ainda é pouco disseminada em comparação a realidade vivenciada, muitas vezes, essas instituições vem desempenhando seu papel sem infraestrutura e verbas para realizar adaptação e sem professores de apoio. Na segunda etapa, constatou que a Educação Inclusiva é um movimento recente no Brasil e com um forte legado de exclusão e discriminação, no qual o processo de inclusão de crianças e adolescentes com necessidades especiais na sala de aula comum, não é da forma que esta descrita em documentos normativos brasileiros. Contudo, pode-se concluir que nem todos os alunos com necessidades de aprendizagem conseguem se beneficiar da escola comum. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33253
10.34117/bjdv7n7-463
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33253
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n7-463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33253/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 72994-73006
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 72994-73006
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 72994-73006
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645547306745856