Processo de inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular/ The process of including students with special needs in regular education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33253 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como tema o processo de inclusão na classe comum do ensino regular, que foi motivada pela dificuldade no processo adaptativo e inclusivo de todos os alunos com necessidades especiais de aprendizagem. O objetivo foi avaliar a efetivação do processo de inclusão de todos os alunos com necessidades especiais que estão matriculados no ensino regular. Para alcançar o objetivo o procedimento metodológico foi pesquisa de campo. O cenário da pesquisa foi uma escola pública do Estado de Minas Gerais de Educação Básica. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, a metodologia foi dividida em duas etapas: observação da infraestrutura da escola e observação do aluno com necessidades especiais na sala comum e na Sala Recurso. Para coleta de dados, o instrumento utilizado foi dois roteiros de observação. Na primeira etapa, constatou que a inclusão escolar ainda é pouco disseminada em comparação a realidade vivenciada, muitas vezes, essas instituições vem desempenhando seu papel sem infraestrutura e verbas para realizar adaptação e sem professores de apoio. Na segunda etapa, constatou que a Educação Inclusiva é um movimento recente no Brasil e com um forte legado de exclusão e discriminação, no qual o processo de inclusão de crianças e adolescentes com necessidades especiais na sala de aula comum, não é da forma que esta descrita em documentos normativos brasileiros. Contudo, pode-se concluir que nem todos os alunos com necessidades de aprendizagem conseguem se beneficiar da escola comum. |
id |
VERACRUZ-0_709d3c55acdfb955d79dad8d0bb4892f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33253 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Processo de inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular/ The process of including students with special needs in regular educationEducação Inclusiva. Ensino Regular. Prática Inclusiva.Esta pesquisa tem como tema o processo de inclusão na classe comum do ensino regular, que foi motivada pela dificuldade no processo adaptativo e inclusivo de todos os alunos com necessidades especiais de aprendizagem. O objetivo foi avaliar a efetivação do processo de inclusão de todos os alunos com necessidades especiais que estão matriculados no ensino regular. Para alcançar o objetivo o procedimento metodológico foi pesquisa de campo. O cenário da pesquisa foi uma escola pública do Estado de Minas Gerais de Educação Básica. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, a metodologia foi dividida em duas etapas: observação da infraestrutura da escola e observação do aluno com necessidades especiais na sala comum e na Sala Recurso. Para coleta de dados, o instrumento utilizado foi dois roteiros de observação. Na primeira etapa, constatou que a inclusão escolar ainda é pouco disseminada em comparação a realidade vivenciada, muitas vezes, essas instituições vem desempenhando seu papel sem infraestrutura e verbas para realizar adaptação e sem professores de apoio. Na segunda etapa, constatou que a Educação Inclusiva é um movimento recente no Brasil e com um forte legado de exclusão e discriminação, no qual o processo de inclusão de crianças e adolescentes com necessidades especiais na sala de aula comum, não é da forma que esta descrita em documentos normativos brasileiros. Contudo, pode-se concluir que nem todos os alunos com necessidades de aprendizagem conseguem se beneficiar da escola comum. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3325310.34117/bjdv7n7-463Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 72994-73006Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 72994-73006Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 72994-730062525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33253/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ana Paula Santos daRuas, Adriana AndradeMartins, Rivia ArantesSoares, Natal dos Santos2021-09-14T13:00:43Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33253Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:30.797351Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processo de inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular/ The process of including students with special needs in regular education |
title |
Processo de inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular/ The process of including students with special needs in regular education |
spellingShingle |
Processo de inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular/ The process of including students with special needs in regular education Silva, Ana Paula Santos da Educação Inclusiva. Ensino Regular. Prática Inclusiva. |
title_short |
Processo de inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular/ The process of including students with special needs in regular education |
title_full |
Processo de inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular/ The process of including students with special needs in regular education |
title_fullStr |
Processo de inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular/ The process of including students with special needs in regular education |
title_full_unstemmed |
Processo de inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular/ The process of including students with special needs in regular education |
title_sort |
Processo de inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular/ The process of including students with special needs in regular education |
author |
Silva, Ana Paula Santos da |
author_facet |
Silva, Ana Paula Santos da Ruas, Adriana Andrade Martins, Rivia Arantes Soares, Natal dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Ruas, Adriana Andrade Martins, Rivia Arantes Soares, Natal dos Santos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ana Paula Santos da Ruas, Adriana Andrade Martins, Rivia Arantes Soares, Natal dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Inclusiva. Ensino Regular. Prática Inclusiva. |
topic |
Educação Inclusiva. Ensino Regular. Prática Inclusiva. |
description |
Esta pesquisa tem como tema o processo de inclusão na classe comum do ensino regular, que foi motivada pela dificuldade no processo adaptativo e inclusivo de todos os alunos com necessidades especiais de aprendizagem. O objetivo foi avaliar a efetivação do processo de inclusão de todos os alunos com necessidades especiais que estão matriculados no ensino regular. Para alcançar o objetivo o procedimento metodológico foi pesquisa de campo. O cenário da pesquisa foi uma escola pública do Estado de Minas Gerais de Educação Básica. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, a metodologia foi dividida em duas etapas: observação da infraestrutura da escola e observação do aluno com necessidades especiais na sala comum e na Sala Recurso. Para coleta de dados, o instrumento utilizado foi dois roteiros de observação. Na primeira etapa, constatou que a inclusão escolar ainda é pouco disseminada em comparação a realidade vivenciada, muitas vezes, essas instituições vem desempenhando seu papel sem infraestrutura e verbas para realizar adaptação e sem professores de apoio. Na segunda etapa, constatou que a Educação Inclusiva é um movimento recente no Brasil e com um forte legado de exclusão e discriminação, no qual o processo de inclusão de crianças e adolescentes com necessidades especiais na sala de aula comum, não é da forma que esta descrita em documentos normativos brasileiros. Contudo, pode-se concluir que nem todos os alunos com necessidades de aprendizagem conseguem se beneficiar da escola comum. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33253 10.34117/bjdv7n7-463 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33253 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n7-463 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33253/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 72994-73006 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 72994-73006 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 72994-73006 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645547306745856 |