O Processo de Inclusão no Ensino Regular
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/671 |
Resumo: | Este artigo objetiva analisa como se dá o processo de inclusão no ensino regular. Inicialmente, entendemos por inclusão a capacidade de reconhecer o outro, e assim ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós, sem exceção. A inclusão escolar traz para alunos e professores a experiência da diferença, possibilitando aos que são descriminados pela deficiência, pela classe social ou pela cor que por direito ocupam seu espaço na sociedade vencer os preconceitos. A diversidade foi entendida como uma inovação na área de educação especial, mas, gradualmente, passou a ser compreendida como uma tentativa de oferecer educação de qualidade para todo (a)s. O método de pesquisa utilizado foi o bibliográfico, desenvolvido a partir de material já elaborado. A revisão da literatura analisa o histórico e contextualização da inclusão escolar no Brasil, a legislação a favor da inclusão, a postura da escola e a adaptação curricular, o processo de inclusão e a aprendizagem, escola e família no processo de inclusão. Os resultados e discussões revelam que a concepção de inclusão do aluno com necessidades educacionais especiais no ensino regular favorece o encontro das possibilidades e capacidades da verdadeira inclusão. Portanto, do que se chama de conjunto central de valores deve valer a liberdade, a tolerância e a sabedoria de conviver com o diferente. |
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