Marketing sensorial:: uma pesquisa de campo sobre a influência do marketing olfativo na estratégia competitiva
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Vianna Sapiens |
Texto Completo: | https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/240 |
Resumo: | Considerando a existência de diversos concorrentes no mercado, especialmente nos ambientes de varejo, as empresas dos mais variados setores estão em busca de oferecer valor diferenciado para seus clientes, a fim de fidelizá-los. Há uma diversidade de estudos que indicam que a atmosfera da loja pode ser capaz de afetar o estado emocional dos consumidores quando os sentidos são estimulados e, dessa forma, criar vínculos afetivos com a marca. Diante disso, esta pesquisa procurou verificar se o aroma pode influenciar o comportamento do consumidor em uma atmosfera de loja de vestuário do município de Rio Pomba-MG, por meio de um experimento realizado na segunda quinzena de outubro de 2016. Contrariando estudos já divulgados sobre o tema, os resultados do experimento apresentado neste estudo mostraram quequando o aroma é disperso no ambiente de varejo, este não provoca interferência no comportamento de compra dos consumidores. |
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Marketing sensorial:: uma pesquisa de campo sobre a influência do marketing olfativo na estratégia competitivaMARKETING OLFATIVOCOMPORTAMENTO DO CONSUMIDORESTRATÉGIA DE MARKETINGConsiderando a existência de diversos concorrentes no mercado, especialmente nos ambientes de varejo, as empresas dos mais variados setores estão em busca de oferecer valor diferenciado para seus clientes, a fim de fidelizá-los. Há uma diversidade de estudos que indicam que a atmosfera da loja pode ser capaz de afetar o estado emocional dos consumidores quando os sentidos são estimulados e, dessa forma, criar vínculos afetivos com a marca. Diante disso, esta pesquisa procurou verificar se o aroma pode influenciar o comportamento do consumidor em uma atmosfera de loja de vestuário do município de Rio Pomba-MG, por meio de um experimento realizado na segunda quinzena de outubro de 2016. Contrariando estudos já divulgados sobre o tema, os resultados do experimento apresentado neste estudo mostraram quequando o aroma é disperso no ambiente de varejo, este não provoca interferência no comportamento de compra dos consumidores.Faculdades Integradas Vianna Júnior2017-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/24010.31994/rvs.v8i2.240Revista Vianna Sapiens; v. 8 n. 2 (2017): Revista Vianna Sapiens - Julho a Dezembro de 2017; 222177-372610.31994/rvs.v8i2reponame:Vianna Sapiensinstname:Instituto Vianna Júnior (IVJ)instacron:IVJporhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/240/220Copyright (c) 2017 Revista Vianna Sapienshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Letícia Gonçalves daCaldeira, Tharcisio Alexandrino2023-09-13T18:23:40Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/240Revistawww.viannasapiens.com.brONGhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/oai||rzacarias@vianna.edu.br2177 37262177 3726opendoar:2023-09-13T18:23:40Vianna Sapiens - Instituto Vianna Júnior (IVJ)false |
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