Neurociências e suas contribuições teóricas para o ensino de línguas estrangeiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
Texto Completo: | https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/7 |
Resumo: | A neurociência tem desvendado diversos mistérios do nosso cérebro nas últimas décadas. Atualmente, algumas de suas contribuições têm chegado até os educadores. Por esse motivo, este trabalho almeja averiguar em que medida essa área de estudos pode contribuir para o ensino de línguas estrangeiras. Sabe-se também que a base para o ensino de línguas são os respectivos métodos de ensino. Por isso discutimos a eficácia de cada um deles no que tange ao aprendizado proficiente de uma língua, bem como observamos em que medida os achados neurocientíficos são considerados nesses métodos. Mais adiante, apresentamos sucintamente uma abordagem educacional que vem emergindo atualmente, a saber, o conexionismo, que possui bases neurocientíficas, sugerindo que se pense na implementação de um método de ensino de línguas que apresente tais fundamentos. |
id |
IVOTI-1_3b8a65a6df404806576ca3c74d1d5684 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7 |
network_acronym_str |
IVOTI-1 |
network_name_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Neurociências e suas contribuições teóricas para o ensino de línguas estrangeirasNeurociênciasLíngua estrangeiraMétodos de ensinoEducaçãoA neurociência tem desvendado diversos mistérios do nosso cérebro nas últimas décadas. Atualmente, algumas de suas contribuições têm chegado até os educadores. Por esse motivo, este trabalho almeja averiguar em que medida essa área de estudos pode contribuir para o ensino de línguas estrangeiras. Sabe-se também que a base para o ensino de línguas são os respectivos métodos de ensino. Por isso discutimos a eficácia de cada um deles no que tange ao aprendizado proficiente de uma língua, bem como observamos em que medida os achados neurocientíficos são considerados nesses métodos. Mais adiante, apresentamos sucintamente uma abordagem educacional que vem emergindo atualmente, a saber, o conexionismo, que possui bases neurocientíficas, sugerindo que se pense na implementação de um método de ensino de línguas que apresente tais fundamentos.Faculdade Instituto Ivoti2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/710.55602/rlic.v1i1.8Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 1 n. 1 (2013); 34-412525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/7/10Copyright (c) 2013 Deizi Daiane Habitzreiterhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHabitzreiter, Deizi Daiane2022-08-26T01:18:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2022-08-26T01:18:55Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Neurociências e suas contribuições teóricas para o ensino de línguas estrangeiras |
title |
Neurociências e suas contribuições teóricas para o ensino de línguas estrangeiras |
spellingShingle |
Neurociências e suas contribuições teóricas para o ensino de línguas estrangeiras Habitzreiter, Deizi Daiane Neurociências Língua estrangeira Métodos de ensino Educação |
title_short |
Neurociências e suas contribuições teóricas para o ensino de línguas estrangeiras |
title_full |
Neurociências e suas contribuições teóricas para o ensino de línguas estrangeiras |
title_fullStr |
Neurociências e suas contribuições teóricas para o ensino de línguas estrangeiras |
title_full_unstemmed |
Neurociências e suas contribuições teóricas para o ensino de línguas estrangeiras |
title_sort |
Neurociências e suas contribuições teóricas para o ensino de línguas estrangeiras |
author |
Habitzreiter, Deizi Daiane |
author_facet |
Habitzreiter, Deizi Daiane |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Habitzreiter, Deizi Daiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Neurociências Língua estrangeira Métodos de ensino Educação |
topic |
Neurociências Língua estrangeira Métodos de ensino Educação |
description |
A neurociência tem desvendado diversos mistérios do nosso cérebro nas últimas décadas. Atualmente, algumas de suas contribuições têm chegado até os educadores. Por esse motivo, este trabalho almeja averiguar em que medida essa área de estudos pode contribuir para o ensino de línguas estrangeiras. Sabe-se também que a base para o ensino de línguas são os respectivos métodos de ensino. Por isso discutimos a eficácia de cada um deles no que tange ao aprendizado proficiente de uma língua, bem como observamos em que medida os achados neurocientíficos são considerados nesses métodos. Mais adiante, apresentamos sucintamente uma abordagem educacional que vem emergindo atualmente, a saber, o conexionismo, que possui bases neurocientíficas, sugerindo que se pense na implementação de um método de ensino de línguas que apresente tais fundamentos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/7 10.55602/rlic.v1i1.8 |
url |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/7 |
identifier_str_mv |
10.55602/rlic.v1i1.8 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/7/10 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Deizi Daiane Habitzreiter https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Deizi Daiane Habitzreiter https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 1 n. 1 (2013); 34-41 2525-5754 2318-5252 reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) instname:Instituto Ivoti instacron:IVOTI |
instname_str |
Instituto Ivoti |
instacron_str |
IVOTI |
institution |
IVOTI |
reponame_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
collection |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti |
repository.mail.fl_str_mv |
ailim.schwambach@institutoivoti.com.br |
_version_ |
1806551358761861120 |