Neurociências e suas contribuições teóricas para o ensino de línguas estrangeiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Habitzreiter, Deizi Daiane
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
Texto Completo: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/7
Resumo: A neurociência tem desvendado diversos mistérios do nosso cérebro nas últimas décadas. Atualmente, algumas de suas contribuições têm chegado até os educadores. Por esse motivo, este trabalho almeja averiguar em que medida essa área de estudos pode contribuir para o ensino de línguas estrangeiras. Sabe-se também que a base para o ensino de línguas são os respectivos métodos de ensino. Por isso discutimos a eficácia de cada um deles no que tange ao aprendizado proficiente de uma língua, bem como observamos em que medida os achados neurocientíficos são considerados nesses métodos. Mais adiante, apresentamos sucintamente uma abordagem educacional que vem emergindo atualmente, a saber, o conexionismo, que possui bases neurocientíficas, sugerindo que se pense na implementação de um método de ensino de línguas que apresente tais fundamentos.
id IVOTI-1_3b8a65a6df404806576ca3c74d1d5684
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7
network_acronym_str IVOTI-1
network_name_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository_id_str
spelling Neurociências e suas contribuições teóricas para o ensino de línguas estrangeirasNeurociênciasLíngua estrangeiraMétodos de ensinoEducaçãoA neurociência tem desvendado diversos mistérios do nosso cérebro nas últimas décadas. Atualmente, algumas de suas contribuições têm chegado até os educadores. Por esse motivo, este trabalho almeja averiguar em que medida essa área de estudos pode contribuir para o ensino de línguas estrangeiras. Sabe-se também que a base para o ensino de línguas são os respectivos métodos de ensino. Por isso discutimos a eficácia de cada um deles no que tange ao aprendizado proficiente de uma língua, bem como observamos em que medida os achados neurocientíficos são considerados nesses métodos. Mais adiante, apresentamos sucintamente uma abordagem educacional que vem emergindo atualmente, a saber, o conexionismo, que possui bases neurocientíficas, sugerindo que se pense na implementação de um método de ensino de línguas que apresente tais fundamentos.Faculdade Instituto Ivoti2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/710.55602/rlic.v1i1.8Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 1 n. 1 (2013); 34-412525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/7/10Copyright (c) 2013 Deizi Daiane Habitzreiterhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHabitzreiter, Deizi Daiane2022-08-26T01:18:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2022-08-26T01:18:55Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse
dc.title.none.fl_str_mv Neurociências e suas contribuições teóricas para o ensino de línguas estrangeiras
title Neurociências e suas contribuições teóricas para o ensino de línguas estrangeiras
spellingShingle Neurociências e suas contribuições teóricas para o ensino de línguas estrangeiras
Habitzreiter, Deizi Daiane
Neurociências
Língua estrangeira
Métodos de ensino
Educação
title_short Neurociências e suas contribuições teóricas para o ensino de línguas estrangeiras
title_full Neurociências e suas contribuições teóricas para o ensino de línguas estrangeiras
title_fullStr Neurociências e suas contribuições teóricas para o ensino de línguas estrangeiras
title_full_unstemmed Neurociências e suas contribuições teóricas para o ensino de línguas estrangeiras
title_sort Neurociências e suas contribuições teóricas para o ensino de línguas estrangeiras
author Habitzreiter, Deizi Daiane
author_facet Habitzreiter, Deizi Daiane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Habitzreiter, Deizi Daiane
dc.subject.por.fl_str_mv Neurociências
Língua estrangeira
Métodos de ensino
Educação
topic Neurociências
Língua estrangeira
Métodos de ensino
Educação
description A neurociência tem desvendado diversos mistérios do nosso cérebro nas últimas décadas. Atualmente, algumas de suas contribuições têm chegado até os educadores. Por esse motivo, este trabalho almeja averiguar em que medida essa área de estudos pode contribuir para o ensino de línguas estrangeiras. Sabe-se também que a base para o ensino de línguas são os respectivos métodos de ensino. Por isso discutimos a eficácia de cada um deles no que tange ao aprendizado proficiente de uma língua, bem como observamos em que medida os achados neurocientíficos são considerados nesses métodos. Mais adiante, apresentamos sucintamente uma abordagem educacional que vem emergindo atualmente, a saber, o conexionismo, que possui bases neurocientíficas, sugerindo que se pense na implementação de um método de ensino de línguas que apresente tais fundamentos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/7
10.55602/rlic.v1i1.8
url https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/7
identifier_str_mv 10.55602/rlic.v1i1.8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/7/10
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Deizi Daiane Habitzreiter
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Deizi Daiane Habitzreiter
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
dc.source.none.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 1 n. 1 (2013); 34-41
2525-5754
2318-5252
reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
instname:Instituto Ivoti
instacron:IVOTI
instname_str Instituto Ivoti
instacron_str IVOTI
institution IVOTI
reponame_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
collection Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti
repository.mail.fl_str_mv ailim.schwambach@institutoivoti.com.br
_version_ 1806551358761861120