Presente no presente: o lúdico na geração de entusiasmo no estudo de obras literárias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
Texto Completo: | https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/218 |
Resumo: | Este artigo surgiu do interesse em investigar como o planejamento direcionado e a reflexão em conjunto geram entusiasmo no estudo das vozes plurais em A ferro e fogo I - Tempo de solidão, de Josué Guimarães. O estudo baseia-se em registros pessoais, pesquisa bibliográfica, estudo de caso e na leitura das obras recomendadas. Neste viés, salientou-se a qualidade motivacional das interfaces com o lúdico nas reflexões com incorporação de temas transversais contemporâneos e desenvolvimento de competências interlocutoras. Conclui-se que o fazer lúdico é um potente recurso pedagógico, que atrelado a jogos e brincadeiras consubstancia a construção da aprendizagem no momento presente transversais contemporâneos nas abordagens interdisciplinares. Apoio-me em Alarcão, que provoca a escola ao descrever a crescente demanda pelo desenvolvimento de competências interlocutoras na transformação de informação em conhecimento. Ao longo do desenvolvimento do artigo, evidencia-se a relevância do lúdico no estudo e compreensão das obras literárias. Concluo dessa forma que o fazer lúdico é um potente elemento curricular, gerador de entusiasmo na aprendizagem. Trata-se portanto, de um componente pedagógico a ser resgatado na prática curricular que valoriza o momento presente, sem abrir mão do prazer que pode acompanhar a construção do saber. |
id |
IVOTI-1_e78999a3044d8264c3a205c1967e4a1a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/218 |
network_acronym_str |
IVOTI-1 |
network_name_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Presente no presente: o lúdico na geração de entusiasmo no estudo de obras literáriasPlanejamentoLúdicoEducaçãoObra literáriaLiteratura gaúchaEste artigo surgiu do interesse em investigar como o planejamento direcionado e a reflexão em conjunto geram entusiasmo no estudo das vozes plurais em A ferro e fogo I - Tempo de solidão, de Josué Guimarães. O estudo baseia-se em registros pessoais, pesquisa bibliográfica, estudo de caso e na leitura das obras recomendadas. Neste viés, salientou-se a qualidade motivacional das interfaces com o lúdico nas reflexões com incorporação de temas transversais contemporâneos e desenvolvimento de competências interlocutoras. Conclui-se que o fazer lúdico é um potente recurso pedagógico, que atrelado a jogos e brincadeiras consubstancia a construção da aprendizagem no momento presente transversais contemporâneos nas abordagens interdisciplinares. Apoio-me em Alarcão, que provoca a escola ao descrever a crescente demanda pelo desenvolvimento de competências interlocutoras na transformação de informação em conhecimento. Ao longo do desenvolvimento do artigo, evidencia-se a relevância do lúdico no estudo e compreensão das obras literárias. Concluo dessa forma que o fazer lúdico é um potente elemento curricular, gerador de entusiasmo na aprendizagem. Trata-se portanto, de um componente pedagógico a ser resgatado na prática curricular que valoriza o momento presente, sem abrir mão do prazer que pode acompanhar a construção do saber.Faculdade Instituto Ivoti2023-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/21810.55602/rlic.v11i1.218 Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 11 n. 1 (2023); 33-482525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/218/373Copyright (c) 2023 Thaís Valadares Macedo, Marguit Carmem Goldmeyerhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessValadares Macedo, ThaísGoldmeyer, Marguit Carmem2023-10-06T12:09:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/218Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2023-10-06T12:09:06Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Presente no presente: o lúdico na geração de entusiasmo no estudo de obras literárias |
title |
Presente no presente: o lúdico na geração de entusiasmo no estudo de obras literárias |
spellingShingle |
Presente no presente: o lúdico na geração de entusiasmo no estudo de obras literárias Valadares Macedo, Thaís Planejamento Lúdico Educação Obra literária Literatura gaúcha |
title_short |
Presente no presente: o lúdico na geração de entusiasmo no estudo de obras literárias |
title_full |
Presente no presente: o lúdico na geração de entusiasmo no estudo de obras literárias |
title_fullStr |
Presente no presente: o lúdico na geração de entusiasmo no estudo de obras literárias |
title_full_unstemmed |
Presente no presente: o lúdico na geração de entusiasmo no estudo de obras literárias |
title_sort |
Presente no presente: o lúdico na geração de entusiasmo no estudo de obras literárias |
author |
Valadares Macedo, Thaís |
author_facet |
Valadares Macedo, Thaís Goldmeyer, Marguit Carmem |
author_role |
author |
author2 |
Goldmeyer, Marguit Carmem |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valadares Macedo, Thaís Goldmeyer, Marguit Carmem |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento Lúdico Educação Obra literária Literatura gaúcha |
topic |
Planejamento Lúdico Educação Obra literária Literatura gaúcha |
description |
Este artigo surgiu do interesse em investigar como o planejamento direcionado e a reflexão em conjunto geram entusiasmo no estudo das vozes plurais em A ferro e fogo I - Tempo de solidão, de Josué Guimarães. O estudo baseia-se em registros pessoais, pesquisa bibliográfica, estudo de caso e na leitura das obras recomendadas. Neste viés, salientou-se a qualidade motivacional das interfaces com o lúdico nas reflexões com incorporação de temas transversais contemporâneos e desenvolvimento de competências interlocutoras. Conclui-se que o fazer lúdico é um potente recurso pedagógico, que atrelado a jogos e brincadeiras consubstancia a construção da aprendizagem no momento presente transversais contemporâneos nas abordagens interdisciplinares. Apoio-me em Alarcão, que provoca a escola ao descrever a crescente demanda pelo desenvolvimento de competências interlocutoras na transformação de informação em conhecimento. Ao longo do desenvolvimento do artigo, evidencia-se a relevância do lúdico no estudo e compreensão das obras literárias. Concluo dessa forma que o fazer lúdico é um potente elemento curricular, gerador de entusiasmo na aprendizagem. Trata-se portanto, de um componente pedagógico a ser resgatado na prática curricular que valoriza o momento presente, sem abrir mão do prazer que pode acompanhar a construção do saber. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/218 10.55602/rlic.v11i1.218 |
url |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/218 |
identifier_str_mv |
10.55602/rlic.v11i1.218 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/218/373 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Thaís Valadares Macedo, Marguit Carmem Goldmeyer https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Thaís Valadares Macedo, Marguit Carmem Goldmeyer https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 11 n. 1 (2023); 33-48 2525-5754 2318-5252 reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) instname:Instituto Ivoti instacron:IVOTI |
instname_str |
Instituto Ivoti |
instacron_str |
IVOTI |
institution |
IVOTI |
reponame_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
collection |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti |
repository.mail.fl_str_mv |
ailim.schwambach@institutoivoti.com.br |
_version_ |
1806551359542001664 |