Presente no presente: o lúdico na geração de entusiasmo no estudo de obras literárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valadares Macedo, Thaís
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Goldmeyer, Marguit Carmem
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
Texto Completo: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/218
Resumo: Este artigo surgiu do interesse em investigar como o planejamento direcionado e a reflexão em conjunto geram entusiasmo no estudo das vozes plurais em A ferro e fogo I - Tempo de solidão, de Josué Guimarães. O estudo baseia-se em registros pessoais, pesquisa bibliográfica, estudo de caso e na leitura das obras recomendadas. Neste viés, salientou-se a qualidade motivacional das interfaces com o lúdico nas reflexões com incorporação de temas transversais contemporâneos e desenvolvimento de competências interlocutoras. Conclui-se que o fazer lúdico é um potente recurso pedagógico, que atrelado a jogos e brincadeiras consubstancia a construção da aprendizagem no momento presente transversais contemporâneos nas abordagens interdisciplinares. Apoio-me em Alarcão, que provoca a escola ao descrever a crescente demanda pelo desenvolvimento de competências interlocutoras na transformação de informação em conhecimento. Ao longo do desenvolvimento do artigo, evidencia-se a relevância do lúdico no estudo e compreensão das obras literárias. Concluo dessa forma que  o fazer lúdico é um potente elemento curricular,  gerador de entusiasmo na aprendizagem. Trata-se portanto, de um componente pedagógico a ser resgatado na prática curricular que valoriza o momento presente, sem abrir mão do prazer que pode acompanhar a construção do saber.
id IVOTI-1_e78999a3044d8264c3a205c1967e4a1a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/218
network_acronym_str IVOTI-1
network_name_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository_id_str
spelling Presente no presente: o lúdico na geração de entusiasmo no estudo de obras literáriasPlanejamentoLúdicoEducaçãoObra literáriaLiteratura gaúchaEste artigo surgiu do interesse em investigar como o planejamento direcionado e a reflexão em conjunto geram entusiasmo no estudo das vozes plurais em A ferro e fogo I - Tempo de solidão, de Josué Guimarães. O estudo baseia-se em registros pessoais, pesquisa bibliográfica, estudo de caso e na leitura das obras recomendadas. Neste viés, salientou-se a qualidade motivacional das interfaces com o lúdico nas reflexões com incorporação de temas transversais contemporâneos e desenvolvimento de competências interlocutoras. Conclui-se que o fazer lúdico é um potente recurso pedagógico, que atrelado a jogos e brincadeiras consubstancia a construção da aprendizagem no momento presente transversais contemporâneos nas abordagens interdisciplinares. Apoio-me em Alarcão, que provoca a escola ao descrever a crescente demanda pelo desenvolvimento de competências interlocutoras na transformação de informação em conhecimento. Ao longo do desenvolvimento do artigo, evidencia-se a relevância do lúdico no estudo e compreensão das obras literárias. Concluo dessa forma que  o fazer lúdico é um potente elemento curricular,  gerador de entusiasmo na aprendizagem. Trata-se portanto, de um componente pedagógico a ser resgatado na prática curricular que valoriza o momento presente, sem abrir mão do prazer que pode acompanhar a construção do saber.Faculdade Instituto Ivoti2023-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/21810.55602/rlic.v11i1.218 Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 11 n. 1 (2023); 33-482525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/218/373Copyright (c) 2023 Thaís Valadares Macedo, Marguit Carmem Goldmeyerhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessValadares Macedo, ThaísGoldmeyer, Marguit Carmem2023-10-06T12:09:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/218Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2023-10-06T12:09:06Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse
dc.title.none.fl_str_mv Presente no presente: o lúdico na geração de entusiasmo no estudo de obras literárias
title Presente no presente: o lúdico na geração de entusiasmo no estudo de obras literárias
spellingShingle Presente no presente: o lúdico na geração de entusiasmo no estudo de obras literárias
Valadares Macedo, Thaís
Planejamento
Lúdico
Educação
Obra literária
Literatura gaúcha
title_short Presente no presente: o lúdico na geração de entusiasmo no estudo de obras literárias
title_full Presente no presente: o lúdico na geração de entusiasmo no estudo de obras literárias
title_fullStr Presente no presente: o lúdico na geração de entusiasmo no estudo de obras literárias
title_full_unstemmed Presente no presente: o lúdico na geração de entusiasmo no estudo de obras literárias
title_sort Presente no presente: o lúdico na geração de entusiasmo no estudo de obras literárias
author Valadares Macedo, Thaís
author_facet Valadares Macedo, Thaís
Goldmeyer, Marguit Carmem
author_role author
author2 Goldmeyer, Marguit Carmem
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valadares Macedo, Thaís
Goldmeyer, Marguit Carmem
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento
Lúdico
Educação
Obra literária
Literatura gaúcha
topic Planejamento
Lúdico
Educação
Obra literária
Literatura gaúcha
description Este artigo surgiu do interesse em investigar como o planejamento direcionado e a reflexão em conjunto geram entusiasmo no estudo das vozes plurais em A ferro e fogo I - Tempo de solidão, de Josué Guimarães. O estudo baseia-se em registros pessoais, pesquisa bibliográfica, estudo de caso e na leitura das obras recomendadas. Neste viés, salientou-se a qualidade motivacional das interfaces com o lúdico nas reflexões com incorporação de temas transversais contemporâneos e desenvolvimento de competências interlocutoras. Conclui-se que o fazer lúdico é um potente recurso pedagógico, que atrelado a jogos e brincadeiras consubstancia a construção da aprendizagem no momento presente transversais contemporâneos nas abordagens interdisciplinares. Apoio-me em Alarcão, que provoca a escola ao descrever a crescente demanda pelo desenvolvimento de competências interlocutoras na transformação de informação em conhecimento. Ao longo do desenvolvimento do artigo, evidencia-se a relevância do lúdico no estudo e compreensão das obras literárias. Concluo dessa forma que  o fazer lúdico é um potente elemento curricular,  gerador de entusiasmo na aprendizagem. Trata-se portanto, de um componente pedagógico a ser resgatado na prática curricular que valoriza o momento presente, sem abrir mão do prazer que pode acompanhar a construção do saber.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/218
10.55602/rlic.v11i1.218
url https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/218
identifier_str_mv 10.55602/rlic.v11i1.218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/218/373
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Thaís Valadares Macedo, Marguit Carmem Goldmeyer
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Thaís Valadares Macedo, Marguit Carmem Goldmeyer
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
dc.source.none.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 11 n. 1 (2023); 33-48
2525-5754
2318-5252
reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
instname:Instituto Ivoti
instacron:IVOTI
instname_str Instituto Ivoti
instacron_str IVOTI
institution IVOTI
reponame_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
collection Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti
repository.mail.fl_str_mv ailim.schwambach@institutoivoti.com.br
_version_ 1806551359542001664