Intervenções pedagógicas no auxílio a aprendizagem de crianças com TDHA nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43540 |
Resumo: | O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é definido a partir de um curso crônico o qual conduz a diversos comprometimentos. Em adultos, as maiores dificuldades são de organização, sustentação da atenção e memória. O transtorno apresenta como características nucleares a desatenção, a hiperatividade e a impulsividade, e seu diagnóstico é fundamentalmente clínico. Assim, este trabalho parte da seguinte problemática: como o professor pode intervir para contribuir na aprendizagem de estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Buscarei respostas para a questão apresentada. Desta forma, na busca de possíveis respostas para este questionamento, partindo do objetivo geral: Descrever as intervenções pedagógicas no auxílio à aprendizagem de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; traço os objetivos específicos: 1. Apresentar o conceito do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e as possíveis formas de identificá-lo; 2. Descrever possíveis diagnósticos e formas de tratamento dos sintomas de TDAH e; 3. Relatar as percepções docentes e o trabalho pedagógico em prol da aprendizagem do aluno com TDAH. Para tanto, esta pesquisa é do tipo bibliográfica e documental com abordagem qualitativa. O documento base para esta pesquisa é o quadro de caracterização do TDAH e, as bibliografias são artigos que compõem a base de pesquisas da Scielo e Portal MEC.A fundamentação teórica se dá pelos estudos realizados por: Borim et. al (2018); Fortunato (2011); Grevet et. al. (2003); Mezzasalma e Tavares (2003); dentro outros. |
id |
Krot_0c38f9024abfd47d1b3f28783b13f2ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/43540 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
Intervenções pedagógicas no auxílio a aprendizagem de crianças com TDHA nos anos iniciais do ensino fundamentalTDAHIntervenções pedagógicasAprendizagemO Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é definido a partir de um curso crônico o qual conduz a diversos comprometimentos. Em adultos, as maiores dificuldades são de organização, sustentação da atenção e memória. O transtorno apresenta como características nucleares a desatenção, a hiperatividade e a impulsividade, e seu diagnóstico é fundamentalmente clínico. Assim, este trabalho parte da seguinte problemática: como o professor pode intervir para contribuir na aprendizagem de estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Buscarei respostas para a questão apresentada. Desta forma, na busca de possíveis respostas para este questionamento, partindo do objetivo geral: Descrever as intervenções pedagógicas no auxílio à aprendizagem de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; traço os objetivos específicos: 1. Apresentar o conceito do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e as possíveis formas de identificá-lo; 2. Descrever possíveis diagnósticos e formas de tratamento dos sintomas de TDAH e; 3. Relatar as percepções docentes e o trabalho pedagógico em prol da aprendizagem do aluno com TDAH. Para tanto, esta pesquisa é do tipo bibliográfica e documental com abordagem qualitativa. O documento base para esta pesquisa é o quadro de caracterização do TDAH e, as bibliografias são artigos que compõem a base de pesquisas da Scielo e Portal MEC.A fundamentação teórica se dá pelos estudos realizados por: Borim et. al (2018); Fortunato (2011); Grevet et. al. (2003); Mezzasalma e Tavares (2003); dentro outros.2022-07-04T20:30:15Z2022-07-04T20:30:15Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43540COLLA, Ivanna Rondon Souza Diporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-04T20:30:15Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/43540Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-07-04T20:30:15falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-07-04T20:30:15Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intervenções pedagógicas no auxílio a aprendizagem de crianças com TDHA nos anos iniciais do ensino fundamental |
title |
Intervenções pedagógicas no auxílio a aprendizagem de crianças com TDHA nos anos iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
Intervenções pedagógicas no auxílio a aprendizagem de crianças com TDHA nos anos iniciais do ensino fundamental COLLA, Ivanna Rondon Souza Di TDAH Intervenções pedagógicas Aprendizagem |
title_short |
Intervenções pedagógicas no auxílio a aprendizagem de crianças com TDHA nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
Intervenções pedagógicas no auxílio a aprendizagem de crianças com TDHA nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Intervenções pedagógicas no auxílio a aprendizagem de crianças com TDHA nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Intervenções pedagógicas no auxílio a aprendizagem de crianças com TDHA nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
Intervenções pedagógicas no auxílio a aprendizagem de crianças com TDHA nos anos iniciais do ensino fundamental |
author |
COLLA, Ivanna Rondon Souza Di |
author_facet |
COLLA, Ivanna Rondon Souza Di |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
COLLA, Ivanna Rondon Souza Di |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TDAH Intervenções pedagógicas Aprendizagem |
topic |
TDAH Intervenções pedagógicas Aprendizagem |
description |
O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é definido a partir de um curso crônico o qual conduz a diversos comprometimentos. Em adultos, as maiores dificuldades são de organização, sustentação da atenção e memória. O transtorno apresenta como características nucleares a desatenção, a hiperatividade e a impulsividade, e seu diagnóstico é fundamentalmente clínico. Assim, este trabalho parte da seguinte problemática: como o professor pode intervir para contribuir na aprendizagem de estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Buscarei respostas para a questão apresentada. Desta forma, na busca de possíveis respostas para este questionamento, partindo do objetivo geral: Descrever as intervenções pedagógicas no auxílio à aprendizagem de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; traço os objetivos específicos: 1. Apresentar o conceito do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e as possíveis formas de identificá-lo; 2. Descrever possíveis diagnósticos e formas de tratamento dos sintomas de TDAH e; 3. Relatar as percepções docentes e o trabalho pedagógico em prol da aprendizagem do aluno com TDAH. Para tanto, esta pesquisa é do tipo bibliográfica e documental com abordagem qualitativa. O documento base para esta pesquisa é o quadro de caracterização do TDAH e, as bibliografias são artigos que compõem a base de pesquisas da Scielo e Portal MEC.A fundamentação teórica se dá pelos estudos realizados por: Borim et. al (2018); Fortunato (2011); Grevet et. al. (2003); Mezzasalma e Tavares (2003); dentro outros. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2022-07-04T20:30:15Z 2022-07-04T20:30:15Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43540 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43540 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803672985637224448 |