Intervenções pedagógicas no auxílio a aprendizagem de crianças com TDHA nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COLLA, Ivanna Rondon Souza Di
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43540
Resumo: O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é definido a partir de um curso crônico o qual conduz a diversos comprometimentos. Em adultos, as maiores dificuldades são de organização, sustentação da atenção e memória. O transtorno apresenta como características nucleares a desatenção, a hiperatividade e a impulsividade, e seu diagnóstico é fundamentalmente clínico. Assim, este trabalho parte da seguinte problemática: como o professor pode intervir para contribuir na aprendizagem de estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Buscarei respostas para a questão apresentada. Desta forma, na busca de possíveis respostas para este questionamento, partindo do objetivo geral: Descrever as intervenções pedagógicas no auxílio à aprendizagem de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; traço os objetivos específicos: 1. Apresentar o conceito do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e as possíveis formas de identificá-lo; 2. Descrever possíveis diagnósticos e formas de tratamento dos sintomas de TDAH e; 3. Relatar as percepções docentes e o trabalho pedagógico em prol da aprendizagem do aluno com TDAH. Para tanto, esta pesquisa é do tipo bibliográfica e documental com abordagem qualitativa. O documento base para esta pesquisa é o quadro de caracterização do TDAH e, as bibliografias são artigos que compõem a base de pesquisas da Scielo e Portal MEC.A fundamentação teórica se dá pelos estudos realizados por: Borim et. al (2018); Fortunato (2011); Grevet et. al. (2003); Mezzasalma e Tavares (2003); dentro outros.
id Krot_0c38f9024abfd47d1b3f28783b13f2ed
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/43540
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Intervenções pedagógicas no auxílio a aprendizagem de crianças com TDHA nos anos iniciais do ensino fundamentalTDAHIntervenções pedagógicasAprendizagemO Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é definido a partir de um curso crônico o qual conduz a diversos comprometimentos. Em adultos, as maiores dificuldades são de organização, sustentação da atenção e memória. O transtorno apresenta como características nucleares a desatenção, a hiperatividade e a impulsividade, e seu diagnóstico é fundamentalmente clínico. Assim, este trabalho parte da seguinte problemática: como o professor pode intervir para contribuir na aprendizagem de estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Buscarei respostas para a questão apresentada. Desta forma, na busca de possíveis respostas para este questionamento, partindo do objetivo geral: Descrever as intervenções pedagógicas no auxílio à aprendizagem de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; traço os objetivos específicos: 1. Apresentar o conceito do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e as possíveis formas de identificá-lo; 2. Descrever possíveis diagnósticos e formas de tratamento dos sintomas de TDAH e; 3. Relatar as percepções docentes e o trabalho pedagógico em prol da aprendizagem do aluno com TDAH. Para tanto, esta pesquisa é do tipo bibliográfica e documental com abordagem qualitativa. O documento base para esta pesquisa é o quadro de caracterização do TDAH e, as bibliografias são artigos que compõem a base de pesquisas da Scielo e Portal MEC.A fundamentação teórica se dá pelos estudos realizados por: Borim et. al (2018); Fortunato (2011); Grevet et. al. (2003); Mezzasalma e Tavares (2003); dentro outros.2022-07-04T20:30:15Z2022-07-04T20:30:15Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43540COLLA, Ivanna Rondon Souza Diporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-04T20:30:15Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/43540Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-07-04T20:30:15falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-07-04T20:30:15Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Intervenções pedagógicas no auxílio a aprendizagem de crianças com TDHA nos anos iniciais do ensino fundamental
title Intervenções pedagógicas no auxílio a aprendizagem de crianças com TDHA nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Intervenções pedagógicas no auxílio a aprendizagem de crianças com TDHA nos anos iniciais do ensino fundamental
COLLA, Ivanna Rondon Souza Di
TDAH
Intervenções pedagógicas
Aprendizagem
title_short Intervenções pedagógicas no auxílio a aprendizagem de crianças com TDHA nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Intervenções pedagógicas no auxílio a aprendizagem de crianças com TDHA nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Intervenções pedagógicas no auxílio a aprendizagem de crianças com TDHA nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Intervenções pedagógicas no auxílio a aprendizagem de crianças com TDHA nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Intervenções pedagógicas no auxílio a aprendizagem de crianças com TDHA nos anos iniciais do ensino fundamental
author COLLA, Ivanna Rondon Souza Di
author_facet COLLA, Ivanna Rondon Souza Di
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv COLLA, Ivanna Rondon Souza Di
dc.subject.por.fl_str_mv TDAH
Intervenções pedagógicas
Aprendizagem
topic TDAH
Intervenções pedagógicas
Aprendizagem
description O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é definido a partir de um curso crônico o qual conduz a diversos comprometimentos. Em adultos, as maiores dificuldades são de organização, sustentação da atenção e memória. O transtorno apresenta como características nucleares a desatenção, a hiperatividade e a impulsividade, e seu diagnóstico é fundamentalmente clínico. Assim, este trabalho parte da seguinte problemática: como o professor pode intervir para contribuir na aprendizagem de estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Buscarei respostas para a questão apresentada. Desta forma, na busca de possíveis respostas para este questionamento, partindo do objetivo geral: Descrever as intervenções pedagógicas no auxílio à aprendizagem de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; traço os objetivos específicos: 1. Apresentar o conceito do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e as possíveis formas de identificá-lo; 2. Descrever possíveis diagnósticos e formas de tratamento dos sintomas de TDAH e; 3. Relatar as percepções docentes e o trabalho pedagógico em prol da aprendizagem do aluno com TDAH. Para tanto, esta pesquisa é do tipo bibliográfica e documental com abordagem qualitativa. O documento base para esta pesquisa é o quadro de caracterização do TDAH e, as bibliografias são artigos que compõem a base de pesquisas da Scielo e Portal MEC.A fundamentação teórica se dá pelos estudos realizados por: Borim et. al (2018); Fortunato (2011); Grevet et. al. (2003); Mezzasalma e Tavares (2003); dentro outros.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-07-04T20:30:15Z
2022-07-04T20:30:15Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43540
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43540
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672985637224448