O impacto da metodologia sala de aula invertida na aprendizagem do tema funções no 10º ano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/37293 |
Resumo: | Cada um de nós aprende e ensina de maneira diferente e muito própria. Historicamente, nas escolas, a metodologia de ensino predominante é a tradicional. Esta gera muito desinteresse nos alunos e não os motiva. Não promove a autonomia, a individualidade e não respeita o ritmo de cada um. Perante a sociedade da informação constante, do conhecimento rápido e do elevado desenvolvimento tecnológico, é urgente formar cidadãos livres, responsáveis, íntegros, exigentes, inovadores e, principalmente, interessados, motivados, autónomos e ativos para tomar decisões livres e fundamentadas. Assim, a escola, que é uma das responsáveis por esta formação, tem de se reinventar de modo a promover o interesse e a motivação dos alunos e responder às exigências atuais, de grande imprevisibilidade e de mudanças muito aceleradas. Em pleno século XXI, ao nível da educação é urgente a mudança. É urgente mudar os papéis atribuídos ao aluno e ao professor. O aluno tem de ter um papel muito mais ativo e responsável, e o professor deve ser mais um orientador. É urgente rentabilizar o tempo na sala de aula. Para isso temos de repensar/melhorar/alterar as metodologias de ensino de modo a que estas estejam ao serviço da mudança para a melhoria do processo de ensino aprendizagem. Neste trabalho, apresenta-se a metodologia de ensino Sala de Aula Invertida, ou Flipped Classroom, como possível promotora desta mudança no nosso sistema de ensino. Esta metodologia poderá ajudar professores, alunos, e até dirigentes, a resolver alguns dos problemas do ensino, em particular do ensino da matemática, nos dias de hoje, e a atingir um dos maiores desafios da educação na atualidade, formar alunos socialmente ativos. Neste contexto, foram lecionados os mesmos conteúdos e aplicados os mesmos instrumentos de avaliação, na disciplina de Matemática A, em duas turmas do 10.º ano. Analisaram-se duas metodologias de ensino, numa das turmas, a tradicional, com recurso a aulas expositivas, e, na outra turma, a Sala de Aula Invertida. Foi realizada uma análise estatística comparativa e os resultados obtidos revelaram que a metodologia ativa de aprendizagem Sala de Aula Invertida contribuiu para melhorar as aprendizagens e os resultados dos alunos. |
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Em pleno século XXI, ao nível da educação é urgente a mudança. É urgente mudar os papéis atribuídos ao aluno e ao professor. O aluno tem de ter um papel muito mais ativo e responsável, e o professor deve ser mais um orientador. É urgente rentabilizar o tempo na sala de aula. Para isso temos de repensar/melhorar/alterar as metodologias de ensino de modo a que estas estejam ao serviço da mudança para a melhoria do processo de ensino aprendizagem. Neste trabalho, apresenta-se a metodologia de ensino Sala de Aula Invertida, ou Flipped Classroom, como possível promotora desta mudança no nosso sistema de ensino. Esta metodologia poderá ajudar professores, alunos, e até dirigentes, a resolver alguns dos problemas do ensino, em particular do ensino da matemática, nos dias de hoje, e a atingir um dos maiores desafios da educação na atualidade, formar alunos socialmente ativos. Neste contexto, foram lecionados os mesmos conteúdos e aplicados os mesmos instrumentos de avaliação, na disciplina de Matemática A, em duas turmas do 10.º ano. Analisaram-se duas metodologias de ensino, numa das turmas, a tradicional, com recurso a aulas expositivas, e, na outra turma, a Sala de Aula Invertida. Foi realizada uma análise estatística comparativa e os resultados obtidos revelaram que a metodologia ativa de aprendizagem Sala de Aula Invertida contribuiu para melhorar as aprendizagens e os resultados dos alunos.Each of us understands and teaches in a different and very unique way. Historically, in schools, the predominant teaching methodology used is the traditional one. This not only generates a lack of interest but also creates unmotivated students, since it does not promote autonomy, individuality, and it also does not respect the students’ own pace. In the face of a fast-paced society, when it comes to information, knowledge, and high technological development, it is crucial to shape and educate free, responsible, hard-working, creative, but most importantly, engaged, motivated, and autonomous citizens that are capable of making free and justified decisions. That being said, it is essential to recognise the school as one of the responsible parties for the shaping of students, which means that it is necessary for it to re-invent itself in order to abide by the current demands and ongoing changes this world experiences. A change in the education system is urgent. It is urgent to change the predetermined roles for students and teachers. A change in the students’ participation in their education plan, so that they can be active participants in their education; and a change in the position of the teacher, to be seen as a mentor and guide throughout the students’ learning experience. The urgency to optimise time in the classroom turns into a need to change today’s teaching methodology so that there is an active work towards an improvement in the education and teaching/learning process. In this work, the presented methodology is called "Flipped Classroom". The suggested method presents itself as a possible promoter of this change in our education system, which can help teachers, students, and even management, solve some of the teaching problems nowadays, particularly the teaching of mathematics. Taking into account one of the biggest challenges of education today, educating socially active students. In two 10th grade classes, the same content was taught and the same assessment instruments were used in the subject of mathematics A. However, two teaching methodologies were analysed. In one of the classes, the traditional method was used, following expository lessons, and in the other class, the "Flipped Classroom" was applied. A comparative statistical analysis was performed, and the results showed that the "Flipped Classroom", the active learning methodology, contributed to improving students’ learning skills and helped them achieve better results.2023-04-24T07:51:32Z2022-12-06T00:00:00Z2022-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/37293porAguiar, Ana Paula Vaz de Azevedo Alexandreinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:11:35Zoai:ria.ua.pt:10773/37293Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:07:46.330853Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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