O ensino e a aprendizagem para os jovens e adultos (EJA) e as contribuições da pedagogia de Paulo Freire
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36455 |
Resumo: | A presente pesquisa apresenta reflexões teóricas sobre a utilização do trabalho de Paulo Freire nos processos de ensino-aprendizagem para jovens e adultos, bem como contextualiza o histórico da alfabetização de jovens e adultos no Brasil através dos tempos. Na atualidade ainda existem grandes taxas de analfabetismo e analfabetismo funcional entre jovens e adultos, é de extrema importância que esse assunto seja abordado e aprofundado. Para isso, a metodologia utilizada foi revisão bibliográfica, onde a pesquisa será feita de forma documental e qualitativa com base em pesquisas, em artigos científicos, livros, trabalhos publicados e legislação pertinente desta modalidade de ensino. Contudo, podemos evidenciar que o método de Paulo Freire é uma prova concreta de sua crença na possibilidade de uma educação séria, libertadora, desalienada e eficaz. |
id |
Krot_32831cd503a29697aaf884d3bde3f31f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/36455 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
SANTOS, Caroline Alves dos2022-02-15T16:42:45Z2022-02-15T16:42:45Z2021https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36455A presente pesquisa apresenta reflexões teóricas sobre a utilização do trabalho de Paulo Freire nos processos de ensino-aprendizagem para jovens e adultos, bem como contextualiza o histórico da alfabetização de jovens e adultos no Brasil através dos tempos. Na atualidade ainda existem grandes taxas de analfabetismo e analfabetismo funcional entre jovens e adultos, é de extrema importância que esse assunto seja abordado e aprofundado. Para isso, a metodologia utilizada foi revisão bibliográfica, onde a pesquisa será feita de forma documental e qualitativa com base em pesquisas, em artigos científicos, livros, trabalhos publicados e legislação pertinente desta modalidade de ensino. Contudo, podemos evidenciar que o método de Paulo Freire é uma prova concreta de sua crença na possibilidade de uma educação séria, libertadora, desalienada e eficaz.EducaçãoEJAHistória BrasilMetodologiaPaulo FreireEnsinoAprendizagemO ensino e a aprendizagem para os jovens e adultos (EJA) e as contribuições da pedagogia de Paulo Freireinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPedagogiaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALCAROLINE_ALVES_DOS_SANTOS.pdfCAROLINE_ALVES_DOS_SANTOS.pdfapplication/pdf278219https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36455/1/CAROLINE_ALVES_DOS_SANTOS.pdf4f08158539fb47665782c6c9e6741620MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36455/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/364552022-02-15 14:40:16.375oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/36455Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-02-15T17:40:16falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-02-15T17:40:16Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino e a aprendizagem para os jovens e adultos (EJA) e as contribuições da pedagogia de Paulo Freire |
title |
O ensino e a aprendizagem para os jovens e adultos (EJA) e as contribuições da pedagogia de Paulo Freire |
spellingShingle |
O ensino e a aprendizagem para os jovens e adultos (EJA) e as contribuições da pedagogia de Paulo Freire SANTOS, Caroline Alves dos Educação EJA História Brasil Metodologia Paulo Freire Ensino Aprendizagem |
title_short |
O ensino e a aprendizagem para os jovens e adultos (EJA) e as contribuições da pedagogia de Paulo Freire |
title_full |
O ensino e a aprendizagem para os jovens e adultos (EJA) e as contribuições da pedagogia de Paulo Freire |
title_fullStr |
O ensino e a aprendizagem para os jovens e adultos (EJA) e as contribuições da pedagogia de Paulo Freire |
title_full_unstemmed |
O ensino e a aprendizagem para os jovens e adultos (EJA) e as contribuições da pedagogia de Paulo Freire |
title_sort |
O ensino e a aprendizagem para os jovens e adultos (EJA) e as contribuições da pedagogia de Paulo Freire |
author |
SANTOS, Caroline Alves dos |
author_facet |
SANTOS, Caroline Alves dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Caroline Alves dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação EJA História Brasil Metodologia Paulo Freire Ensino Aprendizagem |
topic |
Educação EJA História Brasil Metodologia Paulo Freire Ensino Aprendizagem |
description |
A presente pesquisa apresenta reflexões teóricas sobre a utilização do trabalho de Paulo Freire nos processos de ensino-aprendizagem para jovens e adultos, bem como contextualiza o histórico da alfabetização de jovens e adultos no Brasil através dos tempos. Na atualidade ainda existem grandes taxas de analfabetismo e analfabetismo funcional entre jovens e adultos, é de extrema importância que esse assunto seja abordado e aprofundado. Para isso, a metodologia utilizada foi revisão bibliográfica, onde a pesquisa será feita de forma documental e qualitativa com base em pesquisas, em artigos científicos, livros, trabalhos publicados e legislação pertinente desta modalidade de ensino. Contudo, podemos evidenciar que o método de Paulo Freire é uma prova concreta de sua crença na possibilidade de uma educação séria, libertadora, desalienada e eficaz. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-15T16:42:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-15T16:42:45Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36455 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36455 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36455/1/CAROLINE_ALVES_DOS_SANTOS.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36455/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4f08158539fb47665782c6c9e6741620 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460258700001280 |