O ensino e a aprendizagem para os jovens e adultos (EJA) e as contribuições da pedagogia de Paulo Freire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Caroline Alves dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36455
Resumo: A presente pesquisa apresenta reflexões teóricas sobre a utilização do trabalho de Paulo Freire nos processos de ensino-aprendizagem para jovens e adultos, bem como contextualiza o histórico da alfabetização de jovens e adultos no Brasil através dos tempos. Na atualidade ainda existem grandes taxas de analfabetismo e analfabetismo funcional entre jovens e adultos, é de extrema importância que esse assunto seja abordado e aprofundado. Para isso, a metodologia utilizada foi revisão bibliográfica, onde a pesquisa será feita de forma documental e qualitativa com base em pesquisas, em artigos científicos, livros, trabalhos publicados e legislação pertinente desta modalidade de ensino. Contudo, podemos evidenciar que o método de Paulo Freire é uma prova concreta de sua crença na possibilidade de uma educação séria, libertadora, desalienada e eficaz.
id Krot_32831cd503a29697aaf884d3bde3f31f
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/36455
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling SANTOS, Caroline Alves dos2022-02-15T16:42:45Z2022-02-15T16:42:45Z2021https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36455A presente pesquisa apresenta reflexões teóricas sobre a utilização do trabalho de Paulo Freire nos processos de ensino-aprendizagem para jovens e adultos, bem como contextualiza o histórico da alfabetização de jovens e adultos no Brasil através dos tempos. Na atualidade ainda existem grandes taxas de analfabetismo e analfabetismo funcional entre jovens e adultos, é de extrema importância que esse assunto seja abordado e aprofundado. Para isso, a metodologia utilizada foi revisão bibliográfica, onde a pesquisa será feita de forma documental e qualitativa com base em pesquisas, em artigos científicos, livros, trabalhos publicados e legislação pertinente desta modalidade de ensino. Contudo, podemos evidenciar que o método de Paulo Freire é uma prova concreta de sua crença na possibilidade de uma educação séria, libertadora, desalienada e eficaz.EducaçãoEJAHistória BrasilMetodologiaPaulo FreireEnsinoAprendizagemO ensino e a aprendizagem para os jovens e adultos (EJA) e as contribuições da pedagogia de Paulo Freireinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPedagogiaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALCAROLINE_ALVES_DOS_SANTOS.pdfCAROLINE_ALVES_DOS_SANTOS.pdfapplication/pdf278219https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36455/1/CAROLINE_ALVES_DOS_SANTOS.pdf4f08158539fb47665782c6c9e6741620MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36455/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/364552022-02-15 14:40:16.375oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/36455Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-02-15T17:40:16falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-02-15T17:40:16Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino e a aprendizagem para os jovens e adultos (EJA) e as contribuições da pedagogia de Paulo Freire
title O ensino e a aprendizagem para os jovens e adultos (EJA) e as contribuições da pedagogia de Paulo Freire
spellingShingle O ensino e a aprendizagem para os jovens e adultos (EJA) e as contribuições da pedagogia de Paulo Freire
SANTOS, Caroline Alves dos
Educação
EJA
História Brasil
Metodologia
Paulo Freire
Ensino
Aprendizagem
title_short O ensino e a aprendizagem para os jovens e adultos (EJA) e as contribuições da pedagogia de Paulo Freire
title_full O ensino e a aprendizagem para os jovens e adultos (EJA) e as contribuições da pedagogia de Paulo Freire
title_fullStr O ensino e a aprendizagem para os jovens e adultos (EJA) e as contribuições da pedagogia de Paulo Freire
title_full_unstemmed O ensino e a aprendizagem para os jovens e adultos (EJA) e as contribuições da pedagogia de Paulo Freire
title_sort O ensino e a aprendizagem para os jovens e adultos (EJA) e as contribuições da pedagogia de Paulo Freire
author SANTOS, Caroline Alves dos
author_facet SANTOS, Caroline Alves dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Caroline Alves dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
EJA
História Brasil
Metodologia
Paulo Freire
Ensino
Aprendizagem
topic Educação
EJA
História Brasil
Metodologia
Paulo Freire
Ensino
Aprendizagem
description A presente pesquisa apresenta reflexões teóricas sobre a utilização do trabalho de Paulo Freire nos processos de ensino-aprendizagem para jovens e adultos, bem como contextualiza o histórico da alfabetização de jovens e adultos no Brasil através dos tempos. Na atualidade ainda existem grandes taxas de analfabetismo e analfabetismo funcional entre jovens e adultos, é de extrema importância que esse assunto seja abordado e aprofundado. Para isso, a metodologia utilizada foi revisão bibliográfica, onde a pesquisa será feita de forma documental e qualitativa com base em pesquisas, em artigos científicos, livros, trabalhos publicados e legislação pertinente desta modalidade de ensino. Contudo, podemos evidenciar que o método de Paulo Freire é uma prova concreta de sua crença na possibilidade de uma educação séria, libertadora, desalienada e eficaz.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-15T16:42:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-15T16:42:45Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36455
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36455
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36455/1/CAROLINE_ALVES_DOS_SANTOS.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36455/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4f08158539fb47665782c6c9e6741620
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460258700001280