Metodologias ativas e a inclusão escolar do aluno com transtorno do espectro autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Alcina Faria da Mota
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/52243
Resumo: É garantido ao aluno com Transtorno do Espectro Autista o direito à educação, e inseri-lo em uma sala de aula regular utilizando metodologias ativas pode favorecer positivamente o processo de construção do conhecimento. Diante disso, o presente trabalho tem como problemática maior qual o papel das metodologias ativas para potencializar a aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista no Ensino Fundamental I? Para respondê-lo foi definido o objetivo geral compreender o papel das metodologias ativas para potencializar a aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista no Ensino Fundamental I. E os seguintes objetivos específicos nortearam o desenvolvimento do trabalho: apresentar o Transtorno do Espectro Autista e o processo de ensino em sala de aula; compreender os tipos de metodologias ativas que podem ser utilizadas por professores com o objetivo de otimizar a aprendizagem; discutir a inclusão escolar do aluno com Transtorno do Espectro Autista. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica, em que os materiais coletados foram filtrados por meio do Google Acadêmico, nos últimos dez anos, de 2012 a 2022. Desta forma, percebe-se por meio dos estudos realizados que o indivíduo com TEA por meio da inclusão escolar favorece nas relações sociais e a depender das metodologias ativas utilizadas o aluno irá desenvolver e aprender.
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