A responsabilidade civil decorrente do abandono afetivo paterno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARVALHO, Maria Eduarda Lima de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61231
Resumo: O presente trabalho acadêmico tratou-se de uma Revisão Bibliográfica/ Revisão Literária em que será abordado e terá como objetivo o estudo do seguinte tema: A responsabilidade civil decorrente do abandono afetivo paterno, ocasião em que, através de algumas análises, foi possível perceber que a obrigação de prestar alimentos, conforme previsto em Lei, não é o suficiente para gerar e garantir o afeto necessário que contribuirá com o crescimento e desenvolvimento da criança, de maneira com que será possível encaixar a responsabilidade civil em ocasiões em que é abordado o abandono afetivo. Foi abordado sobre a evolução da constituição da família perante a sociedade, bem como a apresentação de princípios em que a caracterizam, além da definição do conceito da palavra ‘afeto’, para que assim, possa-se entender sobre o abandono afetivo. Além disso, foi exposto os direitos e deveres a serem cumpridos pelos genitores, para que ambos possam cumprir com sua função social, seja de pai e mãe, e fazer com que a criança também cumpra com a sua, qual seja, a de filho. Foi analisado também qual o cabimento da responsabilidade civil decorrente do abandono afetivo, e como poderá ser suas consequências. Foi apresentado algumas decisões jurisprudenciais dos Tribunais de Justiça do Brasil, uma vez que a responsabilidade civil decorrente do abandono afetivo não é constituída por Lei.
id Krot_3e02c25f3db6ebe8c33f7470f00f5822
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/61231
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling A responsabilidade civil decorrente do abandono afetivo paternoDireito civilFamíliaAbandono afetivo paternoResponsabilidade civilO presente trabalho acadêmico tratou-se de uma Revisão Bibliográfica/ Revisão Literária em que será abordado e terá como objetivo o estudo do seguinte tema: A responsabilidade civil decorrente do abandono afetivo paterno, ocasião em que, através de algumas análises, foi possível perceber que a obrigação de prestar alimentos, conforme previsto em Lei, não é o suficiente para gerar e garantir o afeto necessário que contribuirá com o crescimento e desenvolvimento da criança, de maneira com que será possível encaixar a responsabilidade civil em ocasiões em que é abordado o abandono afetivo. Foi abordado sobre a evolução da constituição da família perante a sociedade, bem como a apresentação de princípios em que a caracterizam, além da definição do conceito da palavra ‘afeto’, para que assim, possa-se entender sobre o abandono afetivo. Além disso, foi exposto os direitos e deveres a serem cumpridos pelos genitores, para que ambos possam cumprir com sua função social, seja de pai e mãe, e fazer com que a criança também cumpra com a sua, qual seja, a de filho. Foi analisado também qual o cabimento da responsabilidade civil decorrente do abandono afetivo, e como poderá ser suas consequências. Foi apresentado algumas decisões jurisprudenciais dos Tribunais de Justiça do Brasil, uma vez que a responsabilidade civil decorrente do abandono afetivo não é constituída por Lei.2023-08-17T17:33:06Z2023-08-17T17:33:06Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61231CARVALHO, Maria Eduarda Lima deporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-17T17:33:07Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/61231Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-08-17T17:33:07falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-08-17T17:33:07Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv A responsabilidade civil decorrente do abandono afetivo paterno
title A responsabilidade civil decorrente do abandono afetivo paterno
spellingShingle A responsabilidade civil decorrente do abandono afetivo paterno
CARVALHO, Maria Eduarda Lima de
Direito civil
Família
Abandono afetivo paterno
Responsabilidade civil
title_short A responsabilidade civil decorrente do abandono afetivo paterno
title_full A responsabilidade civil decorrente do abandono afetivo paterno
title_fullStr A responsabilidade civil decorrente do abandono afetivo paterno
title_full_unstemmed A responsabilidade civil decorrente do abandono afetivo paterno
title_sort A responsabilidade civil decorrente do abandono afetivo paterno
author CARVALHO, Maria Eduarda Lima de
author_facet CARVALHO, Maria Eduarda Lima de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CARVALHO, Maria Eduarda Lima de
dc.subject.por.fl_str_mv Direito civil
Família
Abandono afetivo paterno
Responsabilidade civil
topic Direito civil
Família
Abandono afetivo paterno
Responsabilidade civil
description O presente trabalho acadêmico tratou-se de uma Revisão Bibliográfica/ Revisão Literária em que será abordado e terá como objetivo o estudo do seguinte tema: A responsabilidade civil decorrente do abandono afetivo paterno, ocasião em que, através de algumas análises, foi possível perceber que a obrigação de prestar alimentos, conforme previsto em Lei, não é o suficiente para gerar e garantir o afeto necessário que contribuirá com o crescimento e desenvolvimento da criança, de maneira com que será possível encaixar a responsabilidade civil em ocasiões em que é abordado o abandono afetivo. Foi abordado sobre a evolução da constituição da família perante a sociedade, bem como a apresentação de princípios em que a caracterizam, além da definição do conceito da palavra ‘afeto’, para que assim, possa-se entender sobre o abandono afetivo. Além disso, foi exposto os direitos e deveres a serem cumpridos pelos genitores, para que ambos possam cumprir com sua função social, seja de pai e mãe, e fazer com que a criança também cumpra com a sua, qual seja, a de filho. Foi analisado também qual o cabimento da responsabilidade civil decorrente do abandono afetivo, e como poderá ser suas consequências. Foi apresentado algumas decisões jurisprudenciais dos Tribunais de Justiça do Brasil, uma vez que a responsabilidade civil decorrente do abandono afetivo não é constituída por Lei.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-17T17:33:06Z
2023-08-17T17:33:06Z
2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61231
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672905820667904