O psicopata homicida a luz do direito penal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MORAES, Micaely Alves de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/47562
Resumo: A psicopatia é tema que desafia há tempos as ciências criminais e a própria Justiça. Isto porque, sua conceituação e ramificações são repletas de polêmicas e controvérsias que conferem um elevado grau de imprescindibilidade ao seu estudo. Utilizando o procedimento de pesquisa teórica, bibliográfica, documental e doutrinária, este projeto tem como objetivo conhecer como o Direito Penal Brasileiro trata o psicopata pela legislação pátria vigente e qual a sanção adequada a esses indivíduos quando praticam infrações penais. Fazendo breves considerações sobre a ciência do crime, a psicopatia e a relação entre os dois temas, o presente estudo demonstrou que devido ao fato da psicopatia não ser considerada uma doença mental, o psicopata pode ser considerado para fins penais como sendo imputável, semi-imputável ou inimputável, ao depender de sua capacidade volitiva. Majoritariamente, o ordenamento jurídico pátrio entende pela semi-imputabilidade do psicopata, podendo a este ser aplicada pena privativa de liberdade ou medidas de segurança. Ainda assim, o presente estudo demonstrou que ambas possibilidades não se fazem adequadas a sancionar o psicopata devido sua incapacidade de compreender o caráter punitivo destas ações. Neste cenário, o ideal seria a internação por tempo indeterminado destes indivíduos em instituições especialmente preparadas para recebe-los a fim de conferir maior segurança ao meio coletivo e melhor qualidade de vida ao indivíduo diagnosticado com este distúrbio que apresenta tendência a prática de violências graves.
id Krot_601232d616daf12fd423c5239c22aab5
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/47562
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling O psicopata homicida a luz do direito penalPsicopatiaDireito penalSançõesA psicopatia é tema que desafia há tempos as ciências criminais e a própria Justiça. Isto porque, sua conceituação e ramificações são repletas de polêmicas e controvérsias que conferem um elevado grau de imprescindibilidade ao seu estudo. Utilizando o procedimento de pesquisa teórica, bibliográfica, documental e doutrinária, este projeto tem como objetivo conhecer como o Direito Penal Brasileiro trata o psicopata pela legislação pátria vigente e qual a sanção adequada a esses indivíduos quando praticam infrações penais. Fazendo breves considerações sobre a ciência do crime, a psicopatia e a relação entre os dois temas, o presente estudo demonstrou que devido ao fato da psicopatia não ser considerada uma doença mental, o psicopata pode ser considerado para fins penais como sendo imputável, semi-imputável ou inimputável, ao depender de sua capacidade volitiva. Majoritariamente, o ordenamento jurídico pátrio entende pela semi-imputabilidade do psicopata, podendo a este ser aplicada pena privativa de liberdade ou medidas de segurança. Ainda assim, o presente estudo demonstrou que ambas possibilidades não se fazem adequadas a sancionar o psicopata devido sua incapacidade de compreender o caráter punitivo destas ações. Neste cenário, o ideal seria a internação por tempo indeterminado destes indivíduos em instituições especialmente preparadas para recebe-los a fim de conferir maior segurança ao meio coletivo e melhor qualidade de vida ao indivíduo diagnosticado com este distúrbio que apresenta tendência a prática de violências graves.2022-10-07T21:52:20Z2022-10-07T21:52:20Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/47562MORAES, Micaely Alves deporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-07T21:54:46Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/47562Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-10-07T21:54:46falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-10-07T21:54:46Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv O psicopata homicida a luz do direito penal
title O psicopata homicida a luz do direito penal
spellingShingle O psicopata homicida a luz do direito penal
MORAES, Micaely Alves de
Psicopatia
Direito penal
Sanções
title_short O psicopata homicida a luz do direito penal
title_full O psicopata homicida a luz do direito penal
title_fullStr O psicopata homicida a luz do direito penal
title_full_unstemmed O psicopata homicida a luz do direito penal
title_sort O psicopata homicida a luz do direito penal
author MORAES, Micaely Alves de
author_facet MORAES, Micaely Alves de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MORAES, Micaely Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Psicopatia
Direito penal
Sanções
topic Psicopatia
Direito penal
Sanções
description A psicopatia é tema que desafia há tempos as ciências criminais e a própria Justiça. Isto porque, sua conceituação e ramificações são repletas de polêmicas e controvérsias que conferem um elevado grau de imprescindibilidade ao seu estudo. Utilizando o procedimento de pesquisa teórica, bibliográfica, documental e doutrinária, este projeto tem como objetivo conhecer como o Direito Penal Brasileiro trata o psicopata pela legislação pátria vigente e qual a sanção adequada a esses indivíduos quando praticam infrações penais. Fazendo breves considerações sobre a ciência do crime, a psicopatia e a relação entre os dois temas, o presente estudo demonstrou que devido ao fato da psicopatia não ser considerada uma doença mental, o psicopata pode ser considerado para fins penais como sendo imputável, semi-imputável ou inimputável, ao depender de sua capacidade volitiva. Majoritariamente, o ordenamento jurídico pátrio entende pela semi-imputabilidade do psicopata, podendo a este ser aplicada pena privativa de liberdade ou medidas de segurança. Ainda assim, o presente estudo demonstrou que ambas possibilidades não se fazem adequadas a sancionar o psicopata devido sua incapacidade de compreender o caráter punitivo destas ações. Neste cenário, o ideal seria a internação por tempo indeterminado destes indivíduos em instituições especialmente preparadas para recebe-los a fim de conferir maior segurança ao meio coletivo e melhor qualidade de vida ao indivíduo diagnosticado com este distúrbio que apresenta tendência a prática de violências graves.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-07T21:52:20Z
2022-10-07T21:52:20Z
2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/47562
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/47562
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672956809773056