A ludicidade e educação: as contribuições da contação de história na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Rosemari Trindade dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61152
Resumo: A contação de história e a literatura infantil são práticas fundamentais para o desenvolvimento da criança. Considerada uma atividade interdisciplinar que está relacionada a várias maneiras expressão, como a imagem, a música, o movimento, e outros meios, que vão formando o saber comunicativo das crianças desde os primeiros anos de sua vida. O presente trabalho aborda a seguinte questão: Qual a importância da contação de história como recurso metodológico e pedagógico para crianças entre 0 a 3 anos na Educação Infantil? Contudo o objetivo geral concentra-se em mostrar as contribuições da contação de histórias na educação Infantil para o desenvolvimento das crianças nas series iniciais e as metodologias utilizadas pelos professores contadores que utilizam diversas artimanhas para a contação de histórias, fazendo com que essa aprendizagem seja sempre divertida. A análise foi feita através da pesquisa bibliográfica de materiais na qual autores conceituados embasavam a ludicidade na contação de histórias, as habilidades e a criatividade do professor contador de histórias, utilizando vários recursos e materiais para alcançar os objetivos da narrativa oral, pensando numa educação mais significativa e humana. Consideramos que nessa perspectiva da contação de histórias promoverá aprendizagem por meio da socialização ao ouvir e vivenciar diferentes literaturas de maneira lúdica e prazerosa, incentivando-os a adquirirem o gosto pela leitura e enriquecendo o desenvolvimento e a aprendizagem da criança.
id Krot_71d2d3b7004b927db20c103c40b23b0f
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/61152
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling SANTOS, Rosemari Trindade dos2023-08-17T12:31:14Z2023-08-17T12:31:14Z2021https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61152A contação de história e a literatura infantil são práticas fundamentais para o desenvolvimento da criança. Considerada uma atividade interdisciplinar que está relacionada a várias maneiras expressão, como a imagem, a música, o movimento, e outros meios, que vão formando o saber comunicativo das crianças desde os primeiros anos de sua vida. O presente trabalho aborda a seguinte questão: Qual a importância da contação de história como recurso metodológico e pedagógico para crianças entre 0 a 3 anos na Educação Infantil? Contudo o objetivo geral concentra-se em mostrar as contribuições da contação de histórias na educação Infantil para o desenvolvimento das crianças nas series iniciais e as metodologias utilizadas pelos professores contadores que utilizam diversas artimanhas para a contação de histórias, fazendo com que essa aprendizagem seja sempre divertida. A análise foi feita através da pesquisa bibliográfica de materiais na qual autores conceituados embasavam a ludicidade na contação de histórias, as habilidades e a criatividade do professor contador de histórias, utilizando vários recursos e materiais para alcançar os objetivos da narrativa oral, pensando numa educação mais significativa e humana. Consideramos que nessa perspectiva da contação de histórias promoverá aprendizagem por meio da socialização ao ouvir e vivenciar diferentes literaturas de maneira lúdica e prazerosa, incentivando-os a adquirirem o gosto pela leitura e enriquecendo o desenvolvimento e a aprendizagem da criança.LudicidadeContação de históriasOralidadeEducação infantilAções pedagógicasA ludicidade e educação: as contribuições da contação de história na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPedagogia - Licenciaturaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALROSEMARI_TRINDADE_DOS_SANTOS.pdfROSEMARI_TRINDADE_DOS_SANTOS.pdfapplication/pdf313526https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61152/1/ROSEMARI_TRINDADE_DOS_SANTOS.pdf5fbdcc7ab1bef3756dd2ed586e925d50MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61152/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/611522023-08-17 09:31:15.037oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/61152Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-08-17T12:31:15falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-08-17T12:31:15Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A ludicidade e educação: as contribuições da contação de história na educação infantil
title A ludicidade e educação: as contribuições da contação de história na educação infantil
spellingShingle A ludicidade e educação: as contribuições da contação de história na educação infantil
SANTOS, Rosemari Trindade dos
Ludicidade
Contação de histórias
Oralidade
Educação infantil
Ações pedagógicas
title_short A ludicidade e educação: as contribuições da contação de história na educação infantil
title_full A ludicidade e educação: as contribuições da contação de história na educação infantil
title_fullStr A ludicidade e educação: as contribuições da contação de história na educação infantil
title_full_unstemmed A ludicidade e educação: as contribuições da contação de história na educação infantil
title_sort A ludicidade e educação: as contribuições da contação de história na educação infantil
author SANTOS, Rosemari Trindade dos
author_facet SANTOS, Rosemari Trindade dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Rosemari Trindade dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ludicidade
Contação de histórias
Oralidade
Educação infantil
Ações pedagógicas
topic Ludicidade
Contação de histórias
Oralidade
Educação infantil
Ações pedagógicas
description A contação de história e a literatura infantil são práticas fundamentais para o desenvolvimento da criança. Considerada uma atividade interdisciplinar que está relacionada a várias maneiras expressão, como a imagem, a música, o movimento, e outros meios, que vão formando o saber comunicativo das crianças desde os primeiros anos de sua vida. O presente trabalho aborda a seguinte questão: Qual a importância da contação de história como recurso metodológico e pedagógico para crianças entre 0 a 3 anos na Educação Infantil? Contudo o objetivo geral concentra-se em mostrar as contribuições da contação de histórias na educação Infantil para o desenvolvimento das crianças nas series iniciais e as metodologias utilizadas pelos professores contadores que utilizam diversas artimanhas para a contação de histórias, fazendo com que essa aprendizagem seja sempre divertida. A análise foi feita através da pesquisa bibliográfica de materiais na qual autores conceituados embasavam a ludicidade na contação de histórias, as habilidades e a criatividade do professor contador de histórias, utilizando vários recursos e materiais para alcançar os objetivos da narrativa oral, pensando numa educação mais significativa e humana. Consideramos que nessa perspectiva da contação de histórias promoverá aprendizagem por meio da socialização ao ouvir e vivenciar diferentes literaturas de maneira lúdica e prazerosa, incentivando-os a adquirirem o gosto pela leitura e enriquecendo o desenvolvimento e a aprendizagem da criança.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-17T12:31:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-08-17T12:31:14Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61152
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61152/1/ROSEMARI_TRINDADE_DOS_SANTOS.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61152/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5fbdcc7ab1bef3756dd2ed586e925d50
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460385141489664