A ludicidade e educação: as contribuições da contação de história na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61152 |
Resumo: | A contação de história e a literatura infantil são práticas fundamentais para o desenvolvimento da criança. Considerada uma atividade interdisciplinar que está relacionada a várias maneiras expressão, como a imagem, a música, o movimento, e outros meios, que vão formando o saber comunicativo das crianças desde os primeiros anos de sua vida. O presente trabalho aborda a seguinte questão: Qual a importância da contação de história como recurso metodológico e pedagógico para crianças entre 0 a 3 anos na Educação Infantil? Contudo o objetivo geral concentra-se em mostrar as contribuições da contação de histórias na educação Infantil para o desenvolvimento das crianças nas series iniciais e as metodologias utilizadas pelos professores contadores que utilizam diversas artimanhas para a contação de histórias, fazendo com que essa aprendizagem seja sempre divertida. A análise foi feita através da pesquisa bibliográfica de materiais na qual autores conceituados embasavam a ludicidade na contação de histórias, as habilidades e a criatividade do professor contador de histórias, utilizando vários recursos e materiais para alcançar os objetivos da narrativa oral, pensando numa educação mais significativa e humana. Consideramos que nessa perspectiva da contação de histórias promoverá aprendizagem por meio da socialização ao ouvir e vivenciar diferentes literaturas de maneira lúdica e prazerosa, incentivando-os a adquirirem o gosto pela leitura e enriquecendo o desenvolvimento e a aprendizagem da criança. |
id |
Krot_71d2d3b7004b927db20c103c40b23b0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/61152 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
SANTOS, Rosemari Trindade dos2023-08-17T12:31:14Z2023-08-17T12:31:14Z2021https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61152A contação de história e a literatura infantil são práticas fundamentais para o desenvolvimento da criança. Considerada uma atividade interdisciplinar que está relacionada a várias maneiras expressão, como a imagem, a música, o movimento, e outros meios, que vão formando o saber comunicativo das crianças desde os primeiros anos de sua vida. O presente trabalho aborda a seguinte questão: Qual a importância da contação de história como recurso metodológico e pedagógico para crianças entre 0 a 3 anos na Educação Infantil? Contudo o objetivo geral concentra-se em mostrar as contribuições da contação de histórias na educação Infantil para o desenvolvimento das crianças nas series iniciais e as metodologias utilizadas pelos professores contadores que utilizam diversas artimanhas para a contação de histórias, fazendo com que essa aprendizagem seja sempre divertida. A análise foi feita através da pesquisa bibliográfica de materiais na qual autores conceituados embasavam a ludicidade na contação de histórias, as habilidades e a criatividade do professor contador de histórias, utilizando vários recursos e materiais para alcançar os objetivos da narrativa oral, pensando numa educação mais significativa e humana. Consideramos que nessa perspectiva da contação de histórias promoverá aprendizagem por meio da socialização ao ouvir e vivenciar diferentes literaturas de maneira lúdica e prazerosa, incentivando-os a adquirirem o gosto pela leitura e enriquecendo o desenvolvimento e a aprendizagem da criança.LudicidadeContação de históriasOralidadeEducação infantilAções pedagógicasA ludicidade e educação: as contribuições da contação de história na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPedagogia - Licenciaturaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALROSEMARI_TRINDADE_DOS_SANTOS.pdfROSEMARI_TRINDADE_DOS_SANTOS.pdfapplication/pdf313526https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61152/1/ROSEMARI_TRINDADE_DOS_SANTOS.pdf5fbdcc7ab1bef3756dd2ed586e925d50MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61152/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/611522023-08-17 09:31:15.037oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/61152Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-08-17T12:31:15falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-08-17T12:31:15Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A ludicidade e educação: as contribuições da contação de história na educação infantil |
title |
A ludicidade e educação: as contribuições da contação de história na educação infantil |
spellingShingle |
A ludicidade e educação: as contribuições da contação de história na educação infantil SANTOS, Rosemari Trindade dos Ludicidade Contação de histórias Oralidade Educação infantil Ações pedagógicas |
title_short |
A ludicidade e educação: as contribuições da contação de história na educação infantil |
title_full |
A ludicidade e educação: as contribuições da contação de história na educação infantil |
title_fullStr |
A ludicidade e educação: as contribuições da contação de história na educação infantil |
title_full_unstemmed |
A ludicidade e educação: as contribuições da contação de história na educação infantil |
title_sort |
A ludicidade e educação: as contribuições da contação de história na educação infantil |
author |
SANTOS, Rosemari Trindade dos |
author_facet |
SANTOS, Rosemari Trindade dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Rosemari Trindade dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ludicidade Contação de histórias Oralidade Educação infantil Ações pedagógicas |
topic |
Ludicidade Contação de histórias Oralidade Educação infantil Ações pedagógicas |
description |
A contação de história e a literatura infantil são práticas fundamentais para o desenvolvimento da criança. Considerada uma atividade interdisciplinar que está relacionada a várias maneiras expressão, como a imagem, a música, o movimento, e outros meios, que vão formando o saber comunicativo das crianças desde os primeiros anos de sua vida. O presente trabalho aborda a seguinte questão: Qual a importância da contação de história como recurso metodológico e pedagógico para crianças entre 0 a 3 anos na Educação Infantil? Contudo o objetivo geral concentra-se em mostrar as contribuições da contação de histórias na educação Infantil para o desenvolvimento das crianças nas series iniciais e as metodologias utilizadas pelos professores contadores que utilizam diversas artimanhas para a contação de histórias, fazendo com que essa aprendizagem seja sempre divertida. A análise foi feita através da pesquisa bibliográfica de materiais na qual autores conceituados embasavam a ludicidade na contação de histórias, as habilidades e a criatividade do professor contador de histórias, utilizando vários recursos e materiais para alcançar os objetivos da narrativa oral, pensando numa educação mais significativa e humana. Consideramos que nessa perspectiva da contação de histórias promoverá aprendizagem por meio da socialização ao ouvir e vivenciar diferentes literaturas de maneira lúdica e prazerosa, incentivando-os a adquirirem o gosto pela leitura e enriquecendo o desenvolvimento e a aprendizagem da criança. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-17T12:31:14Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-08-17T12:31:14Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61152 |
url |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61152 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61152/1/ROSEMARI_TRINDADE_DOS_SANTOS.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61152/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5fbdcc7ab1bef3756dd2ed586e925d50 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460385141489664 |