Formar para incluir alunos com TEA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Analéa Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43951
Resumo: A formação de docentes para incluir alunos com TEA, é um estudo que reconhece a importância do desenvolvimento da criança autista e sua inclusão, no meio educacional, como um processo de extrema importância, por identificar que na escola interagindo com os colegas de sala de aula essas crianças terão a oportunidade de desenvolverem a aprendizagem. No desenvolvimento deste estudo foram seguidos os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, realização de entrevistas, elaboração de uma brochura informativa e disseminação da mesma numa breve formação. Como reflexão final, se observou que os docentes, tendo por base os conhecimentos sobre o Autismo adquiridos pela brochura e a formação para apresentação da mesma, já se encontram numa melhor posição para de forma partilhada participarem ativamente na educação do aluno autista. No entanto, faz-se necessária uma melhora tanto na formação inicial quanto na formação continuada desses docentes. Melhora essa que permita conhecer, de maneira mais apurada, as características do TEA, ao mesmo tempo em que ajude esses profissionais a pensarem em estratégias que facilitem o processo ensino-aprendizagem desse público em específico. Ainda existem barreiras a serem superadas no contexto da Educação Inclusiva na Educação Infantil. São Muitos os estigmas em relação ao referido transtorno, como: medo e rejeição de familiares do convívio de suas crianças, sem deficiência, com aquelas com TEA. A parceria entre instituições de ensino e familiares é imprescindível, evitando mais uma barreira no contexto da inclusão de crianças com o Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil.
id RCAP_3834b5f245e0c6bfff0a96a7ed90f6c7
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/43951
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formar para incluir alunos com TEAAutismoInclusão EscolarFormação de ProfessoresA formação de docentes para incluir alunos com TEA, é um estudo que reconhece a importância do desenvolvimento da criança autista e sua inclusão, no meio educacional, como um processo de extrema importância, por identificar que na escola interagindo com os colegas de sala de aula essas crianças terão a oportunidade de desenvolverem a aprendizagem. No desenvolvimento deste estudo foram seguidos os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, realização de entrevistas, elaboração de uma brochura informativa e disseminação da mesma numa breve formação. Como reflexão final, se observou que os docentes, tendo por base os conhecimentos sobre o Autismo adquiridos pela brochura e a formação para apresentação da mesma, já se encontram numa melhor posição para de forma partilhada participarem ativamente na educação do aluno autista. No entanto, faz-se necessária uma melhora tanto na formação inicial quanto na formação continuada desses docentes. Melhora essa que permita conhecer, de maneira mais apurada, as características do TEA, ao mesmo tempo em que ajude esses profissionais a pensarem em estratégias que facilitem o processo ensino-aprendizagem desse público em específico. Ainda existem barreiras a serem superadas no contexto da Educação Inclusiva na Educação Infantil. São Muitos os estigmas em relação ao referido transtorno, como: medo e rejeição de familiares do convívio de suas crianças, sem deficiência, com aquelas com TEA. A parceria entre instituições de ensino e familiares é imprescindível, evitando mais uma barreira no contexto da inclusão de crianças com o Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil.Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-Repositório ComumMarques, Analéa Oliveira2023-02-28T09:53:02Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43951TID:203188926porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T02:15:35Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43951Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:20.891862Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formar para incluir alunos com TEA
title Formar para incluir alunos com TEA
spellingShingle Formar para incluir alunos com TEA
Marques, Analéa Oliveira
Autismo
Inclusão Escolar
Formação de Professores
title_short Formar para incluir alunos com TEA
title_full Formar para incluir alunos com TEA
title_fullStr Formar para incluir alunos com TEA
title_full_unstemmed Formar para incluir alunos com TEA
title_sort Formar para incluir alunos com TEA
author Marques, Analéa Oliveira
author_facet Marques, Analéa Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Analéa Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo
Inclusão Escolar
Formação de Professores
topic Autismo
Inclusão Escolar
Formação de Professores
description A formação de docentes para incluir alunos com TEA, é um estudo que reconhece a importância do desenvolvimento da criança autista e sua inclusão, no meio educacional, como um processo de extrema importância, por identificar que na escola interagindo com os colegas de sala de aula essas crianças terão a oportunidade de desenvolverem a aprendizagem. No desenvolvimento deste estudo foram seguidos os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, realização de entrevistas, elaboração de uma brochura informativa e disseminação da mesma numa breve formação. Como reflexão final, se observou que os docentes, tendo por base os conhecimentos sobre o Autismo adquiridos pela brochura e a formação para apresentação da mesma, já se encontram numa melhor posição para de forma partilhada participarem ativamente na educação do aluno autista. No entanto, faz-se necessária uma melhora tanto na formação inicial quanto na formação continuada desses docentes. Melhora essa que permita conhecer, de maneira mais apurada, as características do TEA, ao mesmo tempo em que ajude esses profissionais a pensarem em estratégias que facilitem o processo ensino-aprendizagem desse público em específico. Ainda existem barreiras a serem superadas no contexto da Educação Inclusiva na Educação Infantil. São Muitos os estigmas em relação ao referido transtorno, como: medo e rejeição de familiares do convívio de suas crianças, sem deficiência, com aquelas com TEA. A parceria entre instituições de ensino e familiares é imprescindível, evitando mais uma barreira no contexto da inclusão de crianças com o Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
2023-02-28T09:53:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/43951
TID:203188926
url http://hdl.handle.net/10400.26/43951
identifier_str_mv TID:203188926
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130944391610368