Formar para incluir alunos com TEA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/43951 |
Resumo: | A formação de docentes para incluir alunos com TEA, é um estudo que reconhece a importância do desenvolvimento da criança autista e sua inclusão, no meio educacional, como um processo de extrema importância, por identificar que na escola interagindo com os colegas de sala de aula essas crianças terão a oportunidade de desenvolverem a aprendizagem. No desenvolvimento deste estudo foram seguidos os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, realização de entrevistas, elaboração de uma brochura informativa e disseminação da mesma numa breve formação. Como reflexão final, se observou que os docentes, tendo por base os conhecimentos sobre o Autismo adquiridos pela brochura e a formação para apresentação da mesma, já se encontram numa melhor posição para de forma partilhada participarem ativamente na educação do aluno autista. No entanto, faz-se necessária uma melhora tanto na formação inicial quanto na formação continuada desses docentes. Melhora essa que permita conhecer, de maneira mais apurada, as características do TEA, ao mesmo tempo em que ajude esses profissionais a pensarem em estratégias que facilitem o processo ensino-aprendizagem desse público em específico. Ainda existem barreiras a serem superadas no contexto da Educação Inclusiva na Educação Infantil. São Muitos os estigmas em relação ao referido transtorno, como: medo e rejeição de familiares do convívio de suas crianças, sem deficiência, com aquelas com TEA. A parceria entre instituições de ensino e familiares é imprescindível, evitando mais uma barreira no contexto da inclusão de crianças com o Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil. |
id |
RCAP_3834b5f245e0c6bfff0a96a7ed90f6c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/43951 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Formar para incluir alunos com TEAAutismoInclusão EscolarFormação de ProfessoresA formação de docentes para incluir alunos com TEA, é um estudo que reconhece a importância do desenvolvimento da criança autista e sua inclusão, no meio educacional, como um processo de extrema importância, por identificar que na escola interagindo com os colegas de sala de aula essas crianças terão a oportunidade de desenvolverem a aprendizagem. No desenvolvimento deste estudo foram seguidos os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, realização de entrevistas, elaboração de uma brochura informativa e disseminação da mesma numa breve formação. Como reflexão final, se observou que os docentes, tendo por base os conhecimentos sobre o Autismo adquiridos pela brochura e a formação para apresentação da mesma, já se encontram numa melhor posição para de forma partilhada participarem ativamente na educação do aluno autista. No entanto, faz-se necessária uma melhora tanto na formação inicial quanto na formação continuada desses docentes. Melhora essa que permita conhecer, de maneira mais apurada, as características do TEA, ao mesmo tempo em que ajude esses profissionais a pensarem em estratégias que facilitem o processo ensino-aprendizagem desse público em específico. Ainda existem barreiras a serem superadas no contexto da Educação Inclusiva na Educação Infantil. São Muitos os estigmas em relação ao referido transtorno, como: medo e rejeição de familiares do convívio de suas crianças, sem deficiência, com aquelas com TEA. A parceria entre instituições de ensino e familiares é imprescindível, evitando mais uma barreira no contexto da inclusão de crianças com o Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil.Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-Repositório ComumMarques, Analéa Oliveira2023-02-28T09:53:02Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43951TID:203188926porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T02:15:35Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43951Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:20.891862Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formar para incluir alunos com TEA |
title |
Formar para incluir alunos com TEA |
spellingShingle |
Formar para incluir alunos com TEA Marques, Analéa Oliveira Autismo Inclusão Escolar Formação de Professores |
title_short |
Formar para incluir alunos com TEA |
title_full |
Formar para incluir alunos com TEA |
title_fullStr |
Formar para incluir alunos com TEA |
title_full_unstemmed |
Formar para incluir alunos com TEA |
title_sort |
Formar para incluir alunos com TEA |
author |
Marques, Analéa Oliveira |
author_facet |
Marques, Analéa Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Analéa Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo Inclusão Escolar Formação de Professores |
topic |
Autismo Inclusão Escolar Formação de Professores |
description |
A formação de docentes para incluir alunos com TEA, é um estudo que reconhece a importância do desenvolvimento da criança autista e sua inclusão, no meio educacional, como um processo de extrema importância, por identificar que na escola interagindo com os colegas de sala de aula essas crianças terão a oportunidade de desenvolverem a aprendizagem. No desenvolvimento deste estudo foram seguidos os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, realização de entrevistas, elaboração de uma brochura informativa e disseminação da mesma numa breve formação. Como reflexão final, se observou que os docentes, tendo por base os conhecimentos sobre o Autismo adquiridos pela brochura e a formação para apresentação da mesma, já se encontram numa melhor posição para de forma partilhada participarem ativamente na educação do aluno autista. No entanto, faz-se necessária uma melhora tanto na formação inicial quanto na formação continuada desses docentes. Melhora essa que permita conhecer, de maneira mais apurada, as características do TEA, ao mesmo tempo em que ajude esses profissionais a pensarem em estratégias que facilitem o processo ensino-aprendizagem desse público em específico. Ainda existem barreiras a serem superadas no contexto da Educação Inclusiva na Educação Infantil. São Muitos os estigmas em relação ao referido transtorno, como: medo e rejeição de familiares do convívio de suas crianças, sem deficiência, com aquelas com TEA. A parceria entre instituições de ensino e familiares é imprescindível, evitando mais uma barreira no contexto da inclusão de crianças com o Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-01-01T00:00:00Z 2023-02-28T09:53:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/43951 TID:203188926 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/43951 |
identifier_str_mv |
TID:203188926 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130944391610368 |