A importância do marketing de relacionamento para as organizações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51455 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo geral entender o marketing de relacionamento como uma ferramenta eficaz dentro das organizações para a conquista e manutenção de clientes nas organizações. Apresenta como objetivos específicos: Discutir os conceitos de marketing e marketing de relacionamento; apontar as ferramentas estratégicas que podem contribuir na satisfação dos clientes nas organizações e compreender a importância do marketing de relacionamento como uma ferramenta eficaz para fidelizar os clientes e manter a qualidade na prestação de serviços. Para isso utilizou-se na metodologia de uma revisão de literatura, por se tratar de um assunto pouco discutido ao longo do tempo, mas que apresenta dados e informações disponíveis acerca da problemática que o envolve. Nesta pesquisa foi realizada uma leitura analítica, de forma que as teorias levantadas conduzam a obtenção de respostas voltadas para a problemática apresentada. Sendo que, o período determinado para as buscas foi referente aos últimos dez anos. No ato da busca serão usados os seguintes descritores: “cliente”, “qualidade”, “marketing”; “relacionamento” e “estratégias organizacionais”. Haja visto que será possível para a sociedade e comunidade acadêmica compreender que o tema em questão deve estar sempre em evidência, uma vez que existem falhas e incoerências do modelo de gestão de algumas empresas que, infelizmente, estão fora do mercado competitivo atual; ao mesmo tempo em que a finalidade deste trabalho de pesquisa irá sugerir estratégias inovadoras para fidelizar o cliente por meio do marketing de relacionamento. Logo, o referido trabalho pretende contribuir com a literatura da Administração discutindo e contribuindo com o conhecimento sobre uma estratégia de marketing bem planejada e executada a partir do marketing de relacionamento. Sendo que, o objetivo foi entender o marketing de relacionamento como uma ferramenta eficaz dentro das organizações para a conquista e manutenção de clientes nas organizações. Desse modo, compreende-se que as organizações prestadoras de serviços, assim como todos os profissionais precisam estar atentos a essa mudança nas relações de trabalho. Os resultados mostraram que, estamos diante de um cenário futurista, onde há necessidade de inovação, pois, de fato, quanto mais discutirmos sobre a fidelização dos clientes, melhor será a para as organizações que ainda não se adequaram a este “cenário” organizacional e competitivo do século XXI. A importância do Marketing de Relacionamento faz parte das rotinas das organizações e vem ganhando espaço no cenário empresarial. Dessa forma, torna-se imprescindível abrir uma discussão sobre esse tema que é de extrema importância para o sistema organizacional. Uma vez que o avanço da tecnologia proporcionou ao mercado de trabalho grandes transformações fazendo com que o mercado ficasse muito competitivo e as empresas precisam se adequar a esta nova realidade. |
id |
Krot_7904cb409db2da167b8e781f14c68e73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/51455 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
NASCIMENTO, Marcos Vinícius Campos2023-04-10T11:42:06Z2023-04-10T11:42:06Z2022https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51455O presente estudo tem como objetivo geral entender o marketing de relacionamento como uma ferramenta eficaz dentro das organizações para a conquista e manutenção de clientes nas organizações. Apresenta como objetivos específicos: Discutir os conceitos de marketing e marketing de relacionamento; apontar as ferramentas estratégicas que podem contribuir na satisfação dos clientes nas organizações e compreender a importância do marketing de relacionamento como uma ferramenta eficaz para fidelizar os clientes e manter a qualidade na prestação de serviços. Para isso utilizou-se na metodologia de uma revisão de literatura, por se tratar de um assunto pouco discutido ao longo do tempo, mas que apresenta dados e informações disponíveis acerca da problemática que o envolve. Nesta pesquisa foi realizada uma leitura analítica, de forma que as teorias levantadas conduzam a obtenção de respostas voltadas para a problemática apresentada. Sendo que, o período determinado para as buscas foi referente aos últimos dez anos. No ato da busca serão usados os seguintes descritores: “cliente”, “qualidade”, “marketing”; “relacionamento” e “estratégias organizacionais”. Haja visto que será possível para a sociedade e comunidade acadêmica compreender que o tema em questão deve estar sempre em evidência, uma vez que existem falhas e incoerências do modelo de gestão de algumas empresas que, infelizmente, estão fora do mercado competitivo atual; ao mesmo tempo em que a finalidade deste trabalho de pesquisa irá sugerir estratégias inovadoras para fidelizar o cliente por meio do marketing de relacionamento. Logo, o referido trabalho pretende contribuir com a literatura da Administração discutindo e contribuindo com o conhecimento sobre uma estratégia de marketing bem planejada e executada a partir do marketing de relacionamento. Sendo que, o objetivo foi entender o marketing de relacionamento como uma ferramenta eficaz dentro das organizações para a conquista e manutenção de clientes nas organizações. Desse modo, compreende-se que as organizações prestadoras de serviços, assim como todos os profissionais precisam estar atentos a essa mudança nas relações de trabalho. Os resultados mostraram que, estamos diante de um cenário futurista, onde há necessidade de inovação, pois, de fato, quanto mais discutirmos sobre a fidelização dos clientes, melhor será a para as organizações que ainda não se adequaram a este “cenário” organizacional e competitivo do século XXI. A importância do Marketing de Relacionamento faz parte das rotinas das organizações e vem ganhando espaço no cenário empresarial. Dessa forma, torna-se imprescindível abrir uma discussão sobre esse tema que é de extrema importância para o sistema organizacional. Uma vez que o avanço da tecnologia proporcionou ao mercado de trabalho grandes transformações fazendo com que o mercado ficasse muito competitivo e as empresas precisam se adequar a esta nova realidade.ClienteRelacionamentoMarketingOrganizaçãoQualidadeA importância do marketing de relacionamento para as organizaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAdministraçãoporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMARCOS+VINÍCIUS.pdfMARCOS+VINÍCIUS.pdfapplication/pdf608227https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/51455/1/MARCOS%2bVIN%c3%8dCIUS.pdfa60160c9d870d1b9aebfc067e58f52c1MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/51455/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/514552023-07-24 15:12:53.861oai:repositorio.pgsscogna.com.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-07-24T18:12:53falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-07-24T18:12:53Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importância do marketing de relacionamento para as organizações |
title |
A importância do marketing de relacionamento para as organizações |
spellingShingle |
A importância do marketing de relacionamento para as organizações NASCIMENTO, Marcos Vinícius Campos Cliente Relacionamento Marketing Organização Qualidade |
title_short |
A importância do marketing de relacionamento para as organizações |
title_full |
A importância do marketing de relacionamento para as organizações |
title_fullStr |
A importância do marketing de relacionamento para as organizações |
title_full_unstemmed |
A importância do marketing de relacionamento para as organizações |
title_sort |
A importância do marketing de relacionamento para as organizações |
author |
NASCIMENTO, Marcos Vinícius Campos |
author_facet |
NASCIMENTO, Marcos Vinícius Campos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Marcos Vinícius Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cliente Relacionamento Marketing Organização Qualidade |
topic |
Cliente Relacionamento Marketing Organização Qualidade |
description |
O presente estudo tem como objetivo geral entender o marketing de relacionamento como uma ferramenta eficaz dentro das organizações para a conquista e manutenção de clientes nas organizações. Apresenta como objetivos específicos: Discutir os conceitos de marketing e marketing de relacionamento; apontar as ferramentas estratégicas que podem contribuir na satisfação dos clientes nas organizações e compreender a importância do marketing de relacionamento como uma ferramenta eficaz para fidelizar os clientes e manter a qualidade na prestação de serviços. Para isso utilizou-se na metodologia de uma revisão de literatura, por se tratar de um assunto pouco discutido ao longo do tempo, mas que apresenta dados e informações disponíveis acerca da problemática que o envolve. Nesta pesquisa foi realizada uma leitura analítica, de forma que as teorias levantadas conduzam a obtenção de respostas voltadas para a problemática apresentada. Sendo que, o período determinado para as buscas foi referente aos últimos dez anos. No ato da busca serão usados os seguintes descritores: “cliente”, “qualidade”, “marketing”; “relacionamento” e “estratégias organizacionais”. Haja visto que será possível para a sociedade e comunidade acadêmica compreender que o tema em questão deve estar sempre em evidência, uma vez que existem falhas e incoerências do modelo de gestão de algumas empresas que, infelizmente, estão fora do mercado competitivo atual; ao mesmo tempo em que a finalidade deste trabalho de pesquisa irá sugerir estratégias inovadoras para fidelizar o cliente por meio do marketing de relacionamento. Logo, o referido trabalho pretende contribuir com a literatura da Administração discutindo e contribuindo com o conhecimento sobre uma estratégia de marketing bem planejada e executada a partir do marketing de relacionamento. Sendo que, o objetivo foi entender o marketing de relacionamento como uma ferramenta eficaz dentro das organizações para a conquista e manutenção de clientes nas organizações. Desse modo, compreende-se que as organizações prestadoras de serviços, assim como todos os profissionais precisam estar atentos a essa mudança nas relações de trabalho. Os resultados mostraram que, estamos diante de um cenário futurista, onde há necessidade de inovação, pois, de fato, quanto mais discutirmos sobre a fidelização dos clientes, melhor será a para as organizações que ainda não se adequaram a este “cenário” organizacional e competitivo do século XXI. A importância do Marketing de Relacionamento faz parte das rotinas das organizações e vem ganhando espaço no cenário empresarial. Dessa forma, torna-se imprescindível abrir uma discussão sobre esse tema que é de extrema importância para o sistema organizacional. Uma vez que o avanço da tecnologia proporcionou ao mercado de trabalho grandes transformações fazendo com que o mercado ficasse muito competitivo e as empresas precisam se adequar a esta nova realidade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-04-10T11:42:06Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-04-10T11:42:06Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51455 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51455 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/51455/1/MARCOS%2bVIN%c3%8dCIUS.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/51455/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a60160c9d870d1b9aebfc067e58f52c1 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460294110412800 |