A importância do marketing de relacionamento para as organizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, Marcos Vinícius Campos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51455
Resumo: O presente estudo tem como objetivo geral entender o marketing de relacionamento como uma ferramenta eficaz dentro das organizações para a conquista e manutenção de clientes nas organizações. Apresenta como objetivos específicos: Discutir os conceitos de marketing e marketing de relacionamento; apontar as ferramentas estratégicas que podem contribuir na satisfação dos clientes nas organizações e compreender a importância do marketing de relacionamento como uma ferramenta eficaz para fidelizar os clientes e manter a qualidade na prestação de serviços. Para isso utilizou-se na metodologia de uma revisão de literatura, por se tratar de um assunto pouco discutido ao longo do tempo, mas que apresenta dados e informações disponíveis acerca da problemática que o envolve. Nesta pesquisa foi realizada uma leitura analítica, de forma que as teorias levantadas conduzam a obtenção de respostas voltadas para a problemática apresentada. Sendo que, o período determinado para as buscas foi referente aos últimos dez anos. No ato da busca serão usados os seguintes descritores: “cliente”, “qualidade”, “marketing”; “relacionamento” e “estratégias organizacionais”. Haja visto que será possível para a sociedade e comunidade acadêmica compreender que o tema em questão deve estar sempre em evidência, uma vez que existem falhas e incoerências do modelo de gestão de algumas empresas que, infelizmente, estão fora do mercado competitivo atual; ao mesmo tempo em que a finalidade deste trabalho de pesquisa irá sugerir estratégias inovadoras para fidelizar o cliente por meio do marketing de relacionamento. Logo, o referido trabalho pretende contribuir com a literatura da Administração discutindo e contribuindo com o conhecimento sobre uma estratégia de marketing bem planejada e executada a partir do marketing de relacionamento. Sendo que, o objetivo foi entender o marketing de relacionamento como uma ferramenta eficaz dentro das organizações para a conquista e manutenção de clientes nas organizações. Desse modo, compreende-se que as organizações prestadoras de serviços, assim como todos os profissionais precisam estar atentos a essa mudança nas relações de trabalho. Os resultados mostraram que, estamos diante de um cenário futurista, onde há necessidade de inovação, pois, de fato, quanto mais discutirmos sobre a fidelização dos clientes, melhor será a para as organizações que ainda não se adequaram a este “cenário” organizacional e competitivo do século XXI. A importância do Marketing de Relacionamento faz parte das rotinas das organizações e vem ganhando espaço no cenário empresarial. Dessa forma, torna-se imprescindível abrir uma discussão sobre esse tema que é de extrema importância para o sistema organizacional. Uma vez que o avanço da tecnologia proporcionou ao mercado de trabalho grandes transformações fazendo com que o mercado ficasse muito competitivo e as empresas precisam se adequar a esta nova realidade.
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