Os fundamentos de marketing no varejo: a crise provocada pelo corona vírus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PESSOA, Lorrane Delmiro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/39635
Resumo: O presente estudo de revisão bibliográfica foi desenvolvido com o intuito de discorrer a respeito da atuação do marketing no varejo no que tange a captação e a fidelização de clientes. Visto que, diante do novo cenário mundial provocado pelo avanço no novo corona vírus, com o fechamento das lojas de serviços não essenciais e a redução da circulação de pessoas com o intuito de reduzir a disseminação do vírus. No primeiro semestre de 2020 o comércio varejista passou por queda vertiginosa em suas atividades e, embora venha se recuperando gradativamente, ainda não conseguiu alcançar os patamares anteriores a crise. Nessa direção, ante a este novo cenário no qual os varejistas tentam a todo custo sobreviver à crise, os mesmos devem focar no desenvolvimento de estratégias adequadas ao seu canal de negócio de modo a aproveitar todas as oportunidades que emergem no atual panorama mundial. Sendo o marketing de relacionamento um importante recurso para este fim, visto que, trata-se de ferramenta que além de buscar a satisfação e fidelização do cliente, seja em loja física ou por meio do e-commerce, também busca gerar relacionamentos lucrativos entre os parceiros do ramo.
id Krot_84b8f10aede41783856298b5a6ce3a16
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/39635
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling PESSOA, Lorrane Delmiro2022-04-14T18:29:02Z2022-04-14T18:29:02Z2021https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/39635O presente estudo de revisão bibliográfica foi desenvolvido com o intuito de discorrer a respeito da atuação do marketing no varejo no que tange a captação e a fidelização de clientes. Visto que, diante do novo cenário mundial provocado pelo avanço no novo corona vírus, com o fechamento das lojas de serviços não essenciais e a redução da circulação de pessoas com o intuito de reduzir a disseminação do vírus. No primeiro semestre de 2020 o comércio varejista passou por queda vertiginosa em suas atividades e, embora venha se recuperando gradativamente, ainda não conseguiu alcançar os patamares anteriores a crise. Nessa direção, ante a este novo cenário no qual os varejistas tentam a todo custo sobreviver à crise, os mesmos devem focar no desenvolvimento de estratégias adequadas ao seu canal de negócio de modo a aproveitar todas as oportunidades que emergem no atual panorama mundial. Sendo o marketing de relacionamento um importante recurso para este fim, visto que, trata-se de ferramenta que além de buscar a satisfação e fidelização do cliente, seja em loja física ou por meio do e-commerce, também busca gerar relacionamentos lucrativos entre os parceiros do ramo.VarejoMarketingMarketing no varejoMarketing de relacionamentoFidelização de clientesOs fundamentos de marketing no varejo: a crise provocada pelo corona vírusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAdministraçãoporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALLORRANE_DELMIRO_PESSOA.pdfLORRANE_DELMIRO_PESSOA.pdfapplication/pdf508576https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/39635/1/LORRANE_DELMIRO_PESSOA.pdfca0074651571e9239d8f5fe5e7e60316MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/39635/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/396352022-04-14 15:29:02.195oai:repositorio.pgsscogna.com.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-04-14T18:29:02falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-04-14T18:29:02Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os fundamentos de marketing no varejo: a crise provocada pelo corona vírus
title Os fundamentos de marketing no varejo: a crise provocada pelo corona vírus
spellingShingle Os fundamentos de marketing no varejo: a crise provocada pelo corona vírus
PESSOA, Lorrane Delmiro
Varejo
Marketing
Marketing no varejo
Marketing de relacionamento
Fidelização de clientes
title_short Os fundamentos de marketing no varejo: a crise provocada pelo corona vírus
title_full Os fundamentos de marketing no varejo: a crise provocada pelo corona vírus
title_fullStr Os fundamentos de marketing no varejo: a crise provocada pelo corona vírus
title_full_unstemmed Os fundamentos de marketing no varejo: a crise provocada pelo corona vírus
title_sort Os fundamentos de marketing no varejo: a crise provocada pelo corona vírus
author PESSOA, Lorrane Delmiro
author_facet PESSOA, Lorrane Delmiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PESSOA, Lorrane Delmiro
dc.subject.por.fl_str_mv Varejo
Marketing
Marketing no varejo
Marketing de relacionamento
Fidelização de clientes
topic Varejo
Marketing
Marketing no varejo
Marketing de relacionamento
Fidelização de clientes
description O presente estudo de revisão bibliográfica foi desenvolvido com o intuito de discorrer a respeito da atuação do marketing no varejo no que tange a captação e a fidelização de clientes. Visto que, diante do novo cenário mundial provocado pelo avanço no novo corona vírus, com o fechamento das lojas de serviços não essenciais e a redução da circulação de pessoas com o intuito de reduzir a disseminação do vírus. No primeiro semestre de 2020 o comércio varejista passou por queda vertiginosa em suas atividades e, embora venha se recuperando gradativamente, ainda não conseguiu alcançar os patamares anteriores a crise. Nessa direção, ante a este novo cenário no qual os varejistas tentam a todo custo sobreviver à crise, os mesmos devem focar no desenvolvimento de estratégias adequadas ao seu canal de negócio de modo a aproveitar todas as oportunidades que emergem no atual panorama mundial. Sendo o marketing de relacionamento um importante recurso para este fim, visto que, trata-se de ferramenta que além de buscar a satisfação e fidelização do cliente, seja em loja física ou por meio do e-commerce, também busca gerar relacionamentos lucrativos entre os parceiros do ramo.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-14T18:29:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-14T18:29:02Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/39635
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/39635
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/39635/1/LORRANE_DELMIRO_PESSOA.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/39635/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ca0074651571e9239d8f5fe5e7e60316
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460276017233920