Marketing em Farmácias Comerciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalla Valle, Jullia Maria
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Zanin , Giovane Douglas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36594
Resumo: Introdução: O crescimento de redes de farmácia e instalação de diversas lojas em todas as cidades do estado do Paraná tem dificultado a competividade das farmácias comerciais independentes. O Marketing é um conjunto de técnicas ligada ao fluxo de bens e serviços abrangendo decisões relacionadas a utilização de preços, praça de venda e investimento das empresas. Objetivo: Verificar através de uma revisão bibliográfica quais estratégias de Marketing podem contribuir com as farmácias independentes para o aumento da fidelização dos clientes e da lucratividade das mesmas. Metodologia: A pesquisa utilizou dados obtidos através de sites acadêmicos como: GOOGLE ACADÊMICO e SCIELO, considerando os termos de busca “marketing em drogarias” e “varejo farmacêutico”. Foram considerados dados publicados de 2000 a março de 2022. Resultados: Foram encontrados 2.345 artigos nas bases de dados. Desses, 1.985 foram artigos incompatíveis ao objetivo da revisão bibliográfica e/ou não possuíam desfechos associados às estratégias em farmácias independentes e 253 eram duplicatas. Após a leitura do título e resumo desses artigos, 107 artigos atenderam aos critérios de inclusão e foram selecionados para a leitura na íntegra. Desses, 8 (oito) estudos foram incluídos para a extração dos dados. Conclusão: As farmácias independentes devem dar ênfase na fidelização de clientes por meio de serviços farmacêuticos e comerciais, como: aferição de pressão, temperatura, glicemia, investimento em serviços de farmácia clínica, entregas, meios de comunicação rápidos e eficazes.
id UNIFEI_d3e04af105b025f38a178546f0052e2a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36594
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Marketing em Farmácias ComerciaisMarketing in Commercial PharmaciesMarketing en Farmacias ComercialesDrugstoreMarketingRetailCustomer loyalty.DrogariaMarketingVarejoLealtad del cliente.DrogariaMarketingVarejoFidelização de clientes.Introdução: O crescimento de redes de farmácia e instalação de diversas lojas em todas as cidades do estado do Paraná tem dificultado a competividade das farmácias comerciais independentes. O Marketing é um conjunto de técnicas ligada ao fluxo de bens e serviços abrangendo decisões relacionadas a utilização de preços, praça de venda e investimento das empresas. Objetivo: Verificar através de uma revisão bibliográfica quais estratégias de Marketing podem contribuir com as farmácias independentes para o aumento da fidelização dos clientes e da lucratividade das mesmas. Metodologia: A pesquisa utilizou dados obtidos através de sites acadêmicos como: GOOGLE ACADÊMICO e SCIELO, considerando os termos de busca “marketing em drogarias” e “varejo farmacêutico”. Foram considerados dados publicados de 2000 a março de 2022. Resultados: Foram encontrados 2.345 artigos nas bases de dados. Desses, 1.985 foram artigos incompatíveis ao objetivo da revisão bibliográfica e/ou não possuíam desfechos associados às estratégias em farmácias independentes e 253 eram duplicatas. Após a leitura do título e resumo desses artigos, 107 artigos atenderam aos critérios de inclusão e foram selecionados para a leitura na íntegra. Desses, 8 (oito) estudos foram incluídos para a extração dos dados. Conclusão: As farmácias independentes devem dar ênfase na fidelização de clientes por meio de serviços farmacêuticos e comerciais, como: aferição de pressão, temperatura, glicemia, investimento em serviços de farmácia clínica, entregas, meios de comunicação rápidos e eficazes.Introduction: The growth of pharmacy networks and the installation of diverse stores in all the cities of the state of Paraná has made it difficult for independent commercial pharmacies to compete. Marketing is a set of techniques linked to the flow of goods and services covering decisions related to the use of prices, sales and investment of companies. Objective: Verify through a bibliographic review which Marketing strategies can contribute with independent pharmacies to increase customer loyalty and profitability. Methodology: The research used data obtained by academic sites such as:  GOOGLE ACADÊMICO and SCIELO, considering the terms of search “marketing in drugstores” and “pharmaceutical retail”. Data published from 2000 to March 2022 were considered. Results: 2,345 articles were found in the database. Of these, 1,985 were articles that were incompatible with the purpose of the bibliographic review or had no associated outcomes related to the strategies of the independents pharmacies and 253 were duplicates. After reading the title and summary of these articles, 107 articles met the inclusion criteria and they were selected for a full reading. Of these, 8 (eight) studies were included for a data extraction. Conclusion: As independent pharmacies must focus on customer loyalty through pharmaceutical and commercial services, such as: measuring pressure, temperature, blood sugar, investment in clinical pharmacy services, deliveries, fast and effective communication methods.Introducción: El crecimiento de las redes de farmacias y la instalación de tiendas diversas en todas las ciudades del estado de Paraná ha dificultado la competencia de las farmacias comerciales independientes. El marketing es un conjunto de técnicas vinculadas al flujo de bienes y servicios que abarcan decisiones relacionadas con el uso de precios, mercado e inversión de las empresas. Objetivo: Verificar a través de una revisión bibliográfica qué estrategias de Marketing pueden aportar con las farmacias independientes para aumentar la fidelización y rentabilidad de los clientes. Metodología: La investigación utilizó datos obtenidos a través de sitios académicos como: GOOGLE ACADÊMICO y SCIELO, considerando los términos de búsqueda "comercialización de medicamentos" y "varejo farmacêutico". Foram consideró dados publicados de 2000 a marzo de 2022. Resultados: Se encontraron 2.345 artículos en las bases de datos. De estos, 1.985 eran artículos incompatibles con el objetivo de revisión de la literatura y/o no tenían resultados asociados a estrategias en farmacias independientes, y 253 eran duplicados. Después de leer el título y el resumen de estos artículos, 107 artículos cumplieron con los criterios de inclusión y fueron seleccionados para lectura completa. De estos, se incluyeron 8 (ocho) estudios para la extracción de datos. Conclusión: Como farmacias independientes debemos enfocarnos en la fidelización de clientes a través de servicios farmacéuticos y comerciales, tales como: medición de presión, temperatura, azúcar en sangre, inversión en servicios de farmacia clínica, entregas, métodos de comunicación rápidos y efectivos.Research, Society and Development2022-11-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3659410.33448/rsd-v11i14.36594Research, Society and Development; Vol. 11 No. 14; e450111436594Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 14; e450111436594Research, Society and Development; v. 11 n. 14; e4501114365942525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36594/30542Copyright (c) 2022 Jullia Maria Dalla Valle; Giovane Douglas Zanin https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDalla Valle, Jullia Maria Zanin , Giovane Douglas 2022-11-08T13:36:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36594Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:05.561421Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Marketing em Farmácias Comerciais
Marketing in Commercial Pharmacies
Marketing en Farmacias Comerciales
title Marketing em Farmácias Comerciais
spellingShingle Marketing em Farmácias Comerciais
Dalla Valle, Jullia Maria
Drugstore
Marketing
Retail
Customer loyalty.
Drogaria
Marketing
Varejo
Lealtad del cliente.
Drogaria
Marketing
Varejo
Fidelização de clientes.
title_short Marketing em Farmácias Comerciais
title_full Marketing em Farmácias Comerciais
title_fullStr Marketing em Farmácias Comerciais
title_full_unstemmed Marketing em Farmácias Comerciais
title_sort Marketing em Farmácias Comerciais
author Dalla Valle, Jullia Maria
author_facet Dalla Valle, Jullia Maria
Zanin , Giovane Douglas
author_role author
author2 Zanin , Giovane Douglas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalla Valle, Jullia Maria
Zanin , Giovane Douglas
dc.subject.por.fl_str_mv Drugstore
Marketing
Retail
Customer loyalty.
Drogaria
Marketing
Varejo
Lealtad del cliente.
Drogaria
Marketing
Varejo
Fidelização de clientes.
topic Drugstore
Marketing
Retail
Customer loyalty.
Drogaria
Marketing
Varejo
Lealtad del cliente.
Drogaria
Marketing
Varejo
Fidelização de clientes.
description Introdução: O crescimento de redes de farmácia e instalação de diversas lojas em todas as cidades do estado do Paraná tem dificultado a competividade das farmácias comerciais independentes. O Marketing é um conjunto de técnicas ligada ao fluxo de bens e serviços abrangendo decisões relacionadas a utilização de preços, praça de venda e investimento das empresas. Objetivo: Verificar através de uma revisão bibliográfica quais estratégias de Marketing podem contribuir com as farmácias independentes para o aumento da fidelização dos clientes e da lucratividade das mesmas. Metodologia: A pesquisa utilizou dados obtidos através de sites acadêmicos como: GOOGLE ACADÊMICO e SCIELO, considerando os termos de busca “marketing em drogarias” e “varejo farmacêutico”. Foram considerados dados publicados de 2000 a março de 2022. Resultados: Foram encontrados 2.345 artigos nas bases de dados. Desses, 1.985 foram artigos incompatíveis ao objetivo da revisão bibliográfica e/ou não possuíam desfechos associados às estratégias em farmácias independentes e 253 eram duplicatas. Após a leitura do título e resumo desses artigos, 107 artigos atenderam aos critérios de inclusão e foram selecionados para a leitura na íntegra. Desses, 8 (oito) estudos foram incluídos para a extração dos dados. Conclusão: As farmácias independentes devem dar ênfase na fidelização de clientes por meio de serviços farmacêuticos e comerciais, como: aferição de pressão, temperatura, glicemia, investimento em serviços de farmácia clínica, entregas, meios de comunicação rápidos e eficazes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36594
10.33448/rsd-v11i14.36594
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36594
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v11i14.36594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36594/30542
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Jullia Maria Dalla Valle; Giovane Douglas Zanin
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Jullia Maria Dalla Valle; Giovane Douglas Zanin
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 11 No. 14; e450111436594
Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 14; e450111436594
Research, Society and Development; v. 11 n. 14; e450111436594
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052822341025792