Marketing em Farmácias Comerciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36594 |
Resumo: | Introdução: O crescimento de redes de farmácia e instalação de diversas lojas em todas as cidades do estado do Paraná tem dificultado a competividade das farmácias comerciais independentes. O Marketing é um conjunto de técnicas ligada ao fluxo de bens e serviços abrangendo decisões relacionadas a utilização de preços, praça de venda e investimento das empresas. Objetivo: Verificar através de uma revisão bibliográfica quais estratégias de Marketing podem contribuir com as farmácias independentes para o aumento da fidelização dos clientes e da lucratividade das mesmas. Metodologia: A pesquisa utilizou dados obtidos através de sites acadêmicos como: GOOGLE ACADÊMICO e SCIELO, considerando os termos de busca “marketing em drogarias” e “varejo farmacêutico”. Foram considerados dados publicados de 2000 a março de 2022. Resultados: Foram encontrados 2.345 artigos nas bases de dados. Desses, 1.985 foram artigos incompatíveis ao objetivo da revisão bibliográfica e/ou não possuíam desfechos associados às estratégias em farmácias independentes e 253 eram duplicatas. Após a leitura do título e resumo desses artigos, 107 artigos atenderam aos critérios de inclusão e foram selecionados para a leitura na íntegra. Desses, 8 (oito) estudos foram incluídos para a extração dos dados. Conclusão: As farmácias independentes devem dar ênfase na fidelização de clientes por meio de serviços farmacêuticos e comerciais, como: aferição de pressão, temperatura, glicemia, investimento em serviços de farmácia clínica, entregas, meios de comunicação rápidos e eficazes. |
id |
UNIFEI_d3e04af105b025f38a178546f0052e2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36594 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Marketing em Farmácias ComerciaisMarketing in Commercial PharmaciesMarketing en Farmacias ComercialesDrugstoreMarketingRetailCustomer loyalty.DrogariaMarketingVarejoLealtad del cliente.DrogariaMarketingVarejoFidelização de clientes.Introdução: O crescimento de redes de farmácia e instalação de diversas lojas em todas as cidades do estado do Paraná tem dificultado a competividade das farmácias comerciais independentes. O Marketing é um conjunto de técnicas ligada ao fluxo de bens e serviços abrangendo decisões relacionadas a utilização de preços, praça de venda e investimento das empresas. Objetivo: Verificar através de uma revisão bibliográfica quais estratégias de Marketing podem contribuir com as farmácias independentes para o aumento da fidelização dos clientes e da lucratividade das mesmas. Metodologia: A pesquisa utilizou dados obtidos através de sites acadêmicos como: GOOGLE ACADÊMICO e SCIELO, considerando os termos de busca “marketing em drogarias” e “varejo farmacêutico”. Foram considerados dados publicados de 2000 a março de 2022. Resultados: Foram encontrados 2.345 artigos nas bases de dados. Desses, 1.985 foram artigos incompatíveis ao objetivo da revisão bibliográfica e/ou não possuíam desfechos associados às estratégias em farmácias independentes e 253 eram duplicatas. Após a leitura do título e resumo desses artigos, 107 artigos atenderam aos critérios de inclusão e foram selecionados para a leitura na íntegra. Desses, 8 (oito) estudos foram incluídos para a extração dos dados. Conclusão: As farmácias independentes devem dar ênfase na fidelização de clientes por meio de serviços farmacêuticos e comerciais, como: aferição de pressão, temperatura, glicemia, investimento em serviços de farmácia clínica, entregas, meios de comunicação rápidos e eficazes.Introduction: The growth of pharmacy networks and the installation of diverse stores in all the cities of the state of Paraná has made it difficult for independent commercial pharmacies to compete. Marketing is a set of techniques linked to the flow of goods and services covering decisions related to the use of prices, sales and investment of companies. Objective: Verify through a bibliographic review which Marketing strategies can contribute with independent pharmacies to increase customer loyalty and profitability. Methodology: The research used data obtained by academic sites such as: GOOGLE ACADÊMICO and SCIELO, considering the terms of search “marketing in drugstores” and “pharmaceutical retail”. Data published from 2000 to March 2022 were considered. Results: 2,345 articles were found in the database. Of these, 1,985 were articles that were incompatible with the purpose of the bibliographic review or had no associated outcomes related to the strategies of the independents pharmacies and 253 were duplicates. After reading the title and summary of these articles, 107 articles met the inclusion criteria and they were selected for a full reading. Of these, 8 (eight) studies were included for a data extraction. Conclusion: As independent pharmacies must focus on customer loyalty through pharmaceutical and commercial services, such as: measuring pressure, temperature, blood sugar, investment in clinical pharmacy services, deliveries, fast and effective communication methods.Introducción: El crecimiento de las redes de farmacias y la instalación de tiendas diversas en todas las ciudades del estado de Paraná ha dificultado la competencia de las farmacias comerciales independientes. El marketing es un conjunto de técnicas vinculadas al flujo de bienes y servicios que abarcan decisiones relacionadas con el uso de precios, mercado e inversión de las empresas. Objetivo: Verificar a través de una revisión bibliográfica qué estrategias de Marketing pueden aportar con las farmacias independientes para aumentar la fidelización y rentabilidad de los clientes. Metodología: La investigación utilizó datos obtenidos a través de sitios académicos como: GOOGLE ACADÊMICO y SCIELO, considerando los términos de búsqueda "comercialización de medicamentos" y "varejo farmacêutico". Foram consideró dados publicados de 2000 a marzo de 2022. Resultados: Se encontraron 2.345 artículos en las bases de datos. De estos, 1.985 eran artículos incompatibles con el objetivo de revisión de la literatura y/o no tenían resultados asociados a estrategias en farmacias independientes, y 253 eran duplicados. Después de leer el título y el resumen de estos artículos, 107 artículos cumplieron con los criterios de inclusión y fueron seleccionados para lectura completa. De estos, se incluyeron 8 (ocho) estudios para la extracción de datos. Conclusión: Como farmacias independientes debemos enfocarnos en la fidelización de clientes a través de servicios farmacéuticos y comerciales, tales como: medición de presión, temperatura, azúcar en sangre, inversión en servicios de farmacia clínica, entregas, métodos de comunicación rápidos y efectivos.Research, Society and Development2022-11-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3659410.33448/rsd-v11i14.36594Research, Society and Development; Vol. 11 No. 14; e450111436594Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 14; e450111436594Research, Society and Development; v. 11 n. 14; e4501114365942525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36594/30542Copyright (c) 2022 Jullia Maria Dalla Valle; Giovane Douglas Zanin https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDalla Valle, Jullia Maria Zanin , Giovane Douglas 2022-11-08T13:36:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36594Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:05.561421Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marketing em Farmácias Comerciais Marketing in Commercial Pharmacies Marketing en Farmacias Comerciales |
title |
Marketing em Farmácias Comerciais |
spellingShingle |
Marketing em Farmácias Comerciais Dalla Valle, Jullia Maria Drugstore Marketing Retail Customer loyalty. Drogaria Marketing Varejo Lealtad del cliente. Drogaria Marketing Varejo Fidelização de clientes. |
title_short |
Marketing em Farmácias Comerciais |
title_full |
Marketing em Farmácias Comerciais |
title_fullStr |
Marketing em Farmácias Comerciais |
title_full_unstemmed |
Marketing em Farmácias Comerciais |
title_sort |
Marketing em Farmácias Comerciais |
author |
Dalla Valle, Jullia Maria |
author_facet |
Dalla Valle, Jullia Maria Zanin , Giovane Douglas |
author_role |
author |
author2 |
Zanin , Giovane Douglas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dalla Valle, Jullia Maria Zanin , Giovane Douglas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Drugstore Marketing Retail Customer loyalty. Drogaria Marketing Varejo Lealtad del cliente. Drogaria Marketing Varejo Fidelização de clientes. |
topic |
Drugstore Marketing Retail Customer loyalty. Drogaria Marketing Varejo Lealtad del cliente. Drogaria Marketing Varejo Fidelização de clientes. |
description |
Introdução: O crescimento de redes de farmácia e instalação de diversas lojas em todas as cidades do estado do Paraná tem dificultado a competividade das farmácias comerciais independentes. O Marketing é um conjunto de técnicas ligada ao fluxo de bens e serviços abrangendo decisões relacionadas a utilização de preços, praça de venda e investimento das empresas. Objetivo: Verificar através de uma revisão bibliográfica quais estratégias de Marketing podem contribuir com as farmácias independentes para o aumento da fidelização dos clientes e da lucratividade das mesmas. Metodologia: A pesquisa utilizou dados obtidos através de sites acadêmicos como: GOOGLE ACADÊMICO e SCIELO, considerando os termos de busca “marketing em drogarias” e “varejo farmacêutico”. Foram considerados dados publicados de 2000 a março de 2022. Resultados: Foram encontrados 2.345 artigos nas bases de dados. Desses, 1.985 foram artigos incompatíveis ao objetivo da revisão bibliográfica e/ou não possuíam desfechos associados às estratégias em farmácias independentes e 253 eram duplicatas. Após a leitura do título e resumo desses artigos, 107 artigos atenderam aos critérios de inclusão e foram selecionados para a leitura na íntegra. Desses, 8 (oito) estudos foram incluídos para a extração dos dados. Conclusão: As farmácias independentes devem dar ênfase na fidelização de clientes por meio de serviços farmacêuticos e comerciais, como: aferição de pressão, temperatura, glicemia, investimento em serviços de farmácia clínica, entregas, meios de comunicação rápidos e eficazes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36594 10.33448/rsd-v11i14.36594 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36594 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v11i14.36594 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36594/30542 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Jullia Maria Dalla Valle; Giovane Douglas Zanin https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Jullia Maria Dalla Valle; Giovane Douglas Zanin https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 11 No. 14; e450111436594 Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 14; e450111436594 Research, Society and Development; v. 11 n. 14; e450111436594 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052822341025792 |