Multiparentalidade e seus reflexos no direito de família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARQUES, Ádria de Souza
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/64528
Resumo: O presente estudo tem por objetivo analisar o fenômeno da multiparentalidade e a sua viabilidade para seu reconhecimento jurídico e as novas formas de composição familiar que vêm favorecendo a manifestação da socioafetividade, que quando associada à posse do estado de filiação, gera um vínculo paterno-filial desvinculado da genética, mas com direitos e deveres equiparados aos da filiação biológica. Assim, antes de adentrar ao tema principal, serão estudados os princípios norteadores do direito de família, que embasam o fenômeno da multiparentalidade. E é com base nesses parâmetros que esse trabalho pretende analisar a aceitação da multiparentalidade pela doutrina e pela jurisprudência e os efeitos jurídicos por ela causados. Para a elaboração deste trabalho foi utilizado o método dogmático e indutivo, tendo como procedimento técnico a pesquisa bibliográfica e análise jurisprudencial. O estudo concluiu que os filhos socioafetivos vêm conquistando a chance de serem registrados duplamente, por seus pais biológicos e por seus pais afetivos, obtendo os mesmos direitos em relação à sucessão, pensão alimentícia e herança, que os filhos biológicos e adotivos possuem.
id Krot_9a6ad0d6d0ed122aa439f61acb07da17
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/64528
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Multiparentalidade e seus reflexos no direito de famíliaMultiparentalidadeFiliação socioafetivaEfeitos jurídicosDireito sucessórioPaternidade socioafetivaO presente estudo tem por objetivo analisar o fenômeno da multiparentalidade e a sua viabilidade para seu reconhecimento jurídico e as novas formas de composição familiar que vêm favorecendo a manifestação da socioafetividade, que quando associada à posse do estado de filiação, gera um vínculo paterno-filial desvinculado da genética, mas com direitos e deveres equiparados aos da filiação biológica. Assim, antes de adentrar ao tema principal, serão estudados os princípios norteadores do direito de família, que embasam o fenômeno da multiparentalidade. E é com base nesses parâmetros que esse trabalho pretende analisar a aceitação da multiparentalidade pela doutrina e pela jurisprudência e os efeitos jurídicos por ela causados. Para a elaboração deste trabalho foi utilizado o método dogmático e indutivo, tendo como procedimento técnico a pesquisa bibliográfica e análise jurisprudencial. O estudo concluiu que os filhos socioafetivos vêm conquistando a chance de serem registrados duplamente, por seus pais biológicos e por seus pais afetivos, obtendo os mesmos direitos em relação à sucessão, pensão alimentícia e herança, que os filhos biológicos e adotivos possuem.2023-10-09T19:46:39Z2023-10-09T19:46:39Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/64528MARQUES, Ádria de Souzaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-09T19:46:39Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/64528Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-10-09T19:46:39falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-10-09T19:46:39Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Multiparentalidade e seus reflexos no direito de família
title Multiparentalidade e seus reflexos no direito de família
spellingShingle Multiparentalidade e seus reflexos no direito de família
MARQUES, Ádria de Souza
Multiparentalidade
Filiação socioafetiva
Efeitos jurídicos
Direito sucessório
Paternidade socioafetiva
title_short Multiparentalidade e seus reflexos no direito de família
title_full Multiparentalidade e seus reflexos no direito de família
title_fullStr Multiparentalidade e seus reflexos no direito de família
title_full_unstemmed Multiparentalidade e seus reflexos no direito de família
title_sort Multiparentalidade e seus reflexos no direito de família
author MARQUES, Ádria de Souza
author_facet MARQUES, Ádria de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MARQUES, Ádria de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Multiparentalidade
Filiação socioafetiva
Efeitos jurídicos
Direito sucessório
Paternidade socioafetiva
topic Multiparentalidade
Filiação socioafetiva
Efeitos jurídicos
Direito sucessório
Paternidade socioafetiva
description O presente estudo tem por objetivo analisar o fenômeno da multiparentalidade e a sua viabilidade para seu reconhecimento jurídico e as novas formas de composição familiar que vêm favorecendo a manifestação da socioafetividade, que quando associada à posse do estado de filiação, gera um vínculo paterno-filial desvinculado da genética, mas com direitos e deveres equiparados aos da filiação biológica. Assim, antes de adentrar ao tema principal, serão estudados os princípios norteadores do direito de família, que embasam o fenômeno da multiparentalidade. E é com base nesses parâmetros que esse trabalho pretende analisar a aceitação da multiparentalidade pela doutrina e pela jurisprudência e os efeitos jurídicos por ela causados. Para a elaboração deste trabalho foi utilizado o método dogmático e indutivo, tendo como procedimento técnico a pesquisa bibliográfica e análise jurisprudencial. O estudo concluiu que os filhos socioafetivos vêm conquistando a chance de serem registrados duplamente, por seus pais biológicos e por seus pais afetivos, obtendo os mesmos direitos em relação à sucessão, pensão alimentícia e herança, que os filhos biológicos e adotivos possuem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-10-09T19:46:39Z
2023-10-09T19:46:39Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/64528
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/64528
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803673002960748544