A ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/63259 |
Resumo: | Este trabalho refere-se a uma pesquisa bibliográfica, a qual foi possível o desenvolvimento do presente com as pesquisas realizadas por meio da coleta de informações em artigos dispostos em sites acadêmicos, objetivando a compreensão da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil. Entre os teóricos embasados na referida pesquisa de elaboração de trabalho, constata-se: Vygotsky, Winnicott, Piaget, dentre outros. Por meio das leituras realizadas, compreende-se que a ludicidade é uma fonte de aprendizagem fundamental para a educação das crianças, visto que com a inserção da mesma em sala de aula, a possibilidade de desenvolvimento de um ser humano criativo, reflexivo, observador e outros adjetivos afins, é muito maior do que quando se estabelece atividades com métodos tradicionais de ensino; por isso, considera-se que na educação infantil é importante a inserção da mesma. Porém, a contribuição da ludicidade vai muito além da infância, ampliando-se para a vida adulta e possibilitando um indivíduo com formação humana e dotado de identidade. Para tanto, salienta-se ainda que é necessário a mediação do professor que se compromete a pesquisar, inovar e estabelecer uma aprendizagem lúdica por meio dos direitos de aprendizagens que as crianças possuem |
id |
Krot_aae84343e6e1c64c35bb497884ea2345 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/63259 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
CORDEIRO, Emilly da Silva2023-09-13T13:51:21Z2023-09-13T13:51:21Z2022https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/63259Este trabalho refere-se a uma pesquisa bibliográfica, a qual foi possível o desenvolvimento do presente com as pesquisas realizadas por meio da coleta de informações em artigos dispostos em sites acadêmicos, objetivando a compreensão da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil. Entre os teóricos embasados na referida pesquisa de elaboração de trabalho, constata-se: Vygotsky, Winnicott, Piaget, dentre outros. Por meio das leituras realizadas, compreende-se que a ludicidade é uma fonte de aprendizagem fundamental para a educação das crianças, visto que com a inserção da mesma em sala de aula, a possibilidade de desenvolvimento de um ser humano criativo, reflexivo, observador e outros adjetivos afins, é muito maior do que quando se estabelece atividades com métodos tradicionais de ensino; por isso, considera-se que na educação infantil é importante a inserção da mesma. Porém, a contribuição da ludicidade vai muito além da infância, ampliando-se para a vida adulta e possibilitando um indivíduo com formação humana e dotado de identidade. Para tanto, salienta-se ainda que é necessário a mediação do professor que se compromete a pesquisar, inovar e estabelecer uma aprendizagem lúdica por meio dos direitos de aprendizagens que as crianças possuemEducação InfantilLudicidadeJogosBrincadeirasAprendizagemA ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPedagogia - Licenciaturaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALEMILLY_DA_SILVA_CORDEIRO.pdfEMILLY_DA_SILVA_CORDEIRO.pdfapplication/pdf493740https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/63259/1/EMILLY_DA_SILVA_CORDEIRO.pdf874ae13bf407caf5311e9ec9159ac0f2MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/63259/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/632592023-09-13 10:51:22.008oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/63259Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-09-13T13:51:22falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-09-13T13:51:22Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da educação infantil |
title |
A ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da educação infantil |
spellingShingle |
A ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da educação infantil CORDEIRO, Emilly da Silva Educação Infantil Ludicidade Jogos Brincadeiras Aprendizagem |
title_short |
A ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da educação infantil |
title_full |
A ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da educação infantil |
title_fullStr |
A ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da educação infantil |
title_full_unstemmed |
A ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da educação infantil |
title_sort |
A ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da educação infantil |
author |
CORDEIRO, Emilly da Silva |
author_facet |
CORDEIRO, Emilly da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CORDEIRO, Emilly da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Ludicidade Jogos Brincadeiras Aprendizagem |
topic |
Educação Infantil Ludicidade Jogos Brincadeiras Aprendizagem |
description |
Este trabalho refere-se a uma pesquisa bibliográfica, a qual foi possível o desenvolvimento do presente com as pesquisas realizadas por meio da coleta de informações em artigos dispostos em sites acadêmicos, objetivando a compreensão da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil. Entre os teóricos embasados na referida pesquisa de elaboração de trabalho, constata-se: Vygotsky, Winnicott, Piaget, dentre outros. Por meio das leituras realizadas, compreende-se que a ludicidade é uma fonte de aprendizagem fundamental para a educação das crianças, visto que com a inserção da mesma em sala de aula, a possibilidade de desenvolvimento de um ser humano criativo, reflexivo, observador e outros adjetivos afins, é muito maior do que quando se estabelece atividades com métodos tradicionais de ensino; por isso, considera-se que na educação infantil é importante a inserção da mesma. Porém, a contribuição da ludicidade vai muito além da infância, ampliando-se para a vida adulta e possibilitando um indivíduo com formação humana e dotado de identidade. Para tanto, salienta-se ainda que é necessário a mediação do professor que se compromete a pesquisar, inovar e estabelecer uma aprendizagem lúdica por meio dos direitos de aprendizagens que as crianças possuem |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-09-13T13:51:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-09-13T13:51:21Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/63259 |
url |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/63259 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/63259/1/EMILLY_DA_SILVA_CORDEIRO.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/63259/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
874ae13bf407caf5311e9ec9159ac0f2 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460354028142592 |