A ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CORDEIRO, Emilly da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/63259
Resumo: Este trabalho refere-se a uma pesquisa bibliográfica, a qual foi possível o desenvolvimento do presente com as pesquisas realizadas por meio da coleta de informações em artigos dispostos em sites acadêmicos, objetivando a compreensão da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil. Entre os teóricos embasados na referida pesquisa de elaboração de trabalho, constata-se: Vygotsky, Winnicott, Piaget, dentre outros. Por meio das leituras realizadas, compreende-se que a ludicidade é uma fonte de aprendizagem fundamental para a educação das crianças, visto que com a inserção da mesma em sala de aula, a possibilidade de desenvolvimento de um ser humano criativo, reflexivo, observador e outros adjetivos afins, é muito maior do que quando se estabelece atividades com métodos tradicionais de ensino; por isso, considera-se que na educação infantil é importante a inserção da mesma. Porém, a contribuição da ludicidade vai muito além da infância, ampliando-se para a vida adulta e possibilitando um indivíduo com formação humana e dotado de identidade. Para tanto, salienta-se ainda que é necessário a mediação do professor que se compromete a pesquisar, inovar e estabelecer uma aprendizagem lúdica por meio dos direitos de aprendizagens que as crianças possuem
id Krot_aae84343e6e1c64c35bb497884ea2345
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/63259
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling CORDEIRO, Emilly da Silva2023-09-13T13:51:21Z2023-09-13T13:51:21Z2022https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/63259Este trabalho refere-se a uma pesquisa bibliográfica, a qual foi possível o desenvolvimento do presente com as pesquisas realizadas por meio da coleta de informações em artigos dispostos em sites acadêmicos, objetivando a compreensão da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil. Entre os teóricos embasados na referida pesquisa de elaboração de trabalho, constata-se: Vygotsky, Winnicott, Piaget, dentre outros. Por meio das leituras realizadas, compreende-se que a ludicidade é uma fonte de aprendizagem fundamental para a educação das crianças, visto que com a inserção da mesma em sala de aula, a possibilidade de desenvolvimento de um ser humano criativo, reflexivo, observador e outros adjetivos afins, é muito maior do que quando se estabelece atividades com métodos tradicionais de ensino; por isso, considera-se que na educação infantil é importante a inserção da mesma. Porém, a contribuição da ludicidade vai muito além da infância, ampliando-se para a vida adulta e possibilitando um indivíduo com formação humana e dotado de identidade. Para tanto, salienta-se ainda que é necessário a mediação do professor que se compromete a pesquisar, inovar e estabelecer uma aprendizagem lúdica por meio dos direitos de aprendizagens que as crianças possuemEducação InfantilLudicidadeJogosBrincadeirasAprendizagemA ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPedagogia - Licenciaturaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALEMILLY_DA_SILVA_CORDEIRO.pdfEMILLY_DA_SILVA_CORDEIRO.pdfapplication/pdf493740https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/63259/1/EMILLY_DA_SILVA_CORDEIRO.pdf874ae13bf407caf5311e9ec9159ac0f2MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/63259/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/632592023-09-13 10:51:22.008oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/63259Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-09-13T13:51:22falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-09-13T13:51:22Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da educação infantil
title A ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da educação infantil
spellingShingle A ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da educação infantil
CORDEIRO, Emilly da Silva
Educação Infantil
Ludicidade
Jogos
Brincadeiras
Aprendizagem
title_short A ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da educação infantil
title_full A ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da educação infantil
title_fullStr A ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da educação infantil
title_full_unstemmed A ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da educação infantil
title_sort A ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da educação infantil
author CORDEIRO, Emilly da Silva
author_facet CORDEIRO, Emilly da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CORDEIRO, Emilly da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Ludicidade
Jogos
Brincadeiras
Aprendizagem
topic Educação Infantil
Ludicidade
Jogos
Brincadeiras
Aprendizagem
description Este trabalho refere-se a uma pesquisa bibliográfica, a qual foi possível o desenvolvimento do presente com as pesquisas realizadas por meio da coleta de informações em artigos dispostos em sites acadêmicos, objetivando a compreensão da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil. Entre os teóricos embasados na referida pesquisa de elaboração de trabalho, constata-se: Vygotsky, Winnicott, Piaget, dentre outros. Por meio das leituras realizadas, compreende-se que a ludicidade é uma fonte de aprendizagem fundamental para a educação das crianças, visto que com a inserção da mesma em sala de aula, a possibilidade de desenvolvimento de um ser humano criativo, reflexivo, observador e outros adjetivos afins, é muito maior do que quando se estabelece atividades com métodos tradicionais de ensino; por isso, considera-se que na educação infantil é importante a inserção da mesma. Porém, a contribuição da ludicidade vai muito além da infância, ampliando-se para a vida adulta e possibilitando um indivíduo com formação humana e dotado de identidade. Para tanto, salienta-se ainda que é necessário a mediação do professor que se compromete a pesquisar, inovar e estabelecer uma aprendizagem lúdica por meio dos direitos de aprendizagens que as crianças possuem
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-13T13:51:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-13T13:51:21Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/63259
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/63259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/63259/1/EMILLY_DA_SILVA_CORDEIRO.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/63259/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 874ae13bf407caf5311e9ec9159ac0f2
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460354028142592