A implantação do direito constitucional do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Leonard Chaves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/64520
Resumo: A Constituição Federal ao garantir o direito à educação o faz, não somente de forma técnica, apenas voltada ao preenchimento de um currículo profissional, mas visa o pleno desenvolvimento da pessoa, ao sustentar ser indispensável o seu preparo para o exercício da cidadania. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi discutir a importância da inserção e ensino de noções básicas de Direito Constitucional nas grades curriculares do Ensino Médio brasileiro. Foram analisadas possibilidades da introdução da matéria e sua importância para a transformação dos jovens estudantes, fornecendo-lhes a noção da participação ativa na vida política do País, no intuito de multiplicar defensores da cidadania. Percebe-se que é possível a promoção da cidadania por meio dos ensinamentos de Direito Constitucional no Ensino Médio, de modo que os jovens são instigados a exercer os seus direitos e deveres, sabendo defender com propriedade as leis a seu favor e a favor de seu país. Conclui-se que as escolas brasileiras devem ser reformuladas de maneira que incluam na sua grade curricular disciplinas atuais tratando a realidade do país e suas demandas. Por fim, para que seja exercida a cidadania é necessário concientização de deveres e direitos que não são tratados pelos currículos do Ensino Médio no Brasil.
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