Cultura participativa: um olhar sobre o consumidor 4.0

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TEIXEIRA, Luana Duarte
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/59248
Resumo: Este trabalho buscou compreender fatores relacionados à cultura de participação e como se desenvolveu o comportamento do consumidor no decorrer da história, investigando como as marcas têm moldado seus processos na gestão do relacionamento com cliente, dando voz às suas audiências, que antes eram consideradas passivas e atualmente tornaram-se ativas. Consumidores empoderados, munidos de informação, investigam produtos antes de efetuar a compra, dão feedback no pós compra e influenciam outros consumidores de forma positiva ou negativa, alguns destes chegam a atuar como co-criadores da marca, colaborando na comunicação em melhorias de produtos e serviços. Esta monografia percorreu os caminhos do consumidor nas eras do marketing 1.0 ao 4,0, examinando como profissionais de comunicação tem criado estímulos em campanhas publicitárias, produzindo conteúdo propagável, através de estratégias que captem a atenção do usuário disperso nas redes sociais e fortalecendo posicionamentos de marca com objetivo de não somente atender as necessidades do consumidor 4.0, mas também criar um relacionamento com este indivíduo, tornando-o evangelista da marca no ambiente digital. Foi realizada diversas revisões bibliográficas de autores conceituados no campo da comunicação, para entender os fenômenos relacionados ao tema proposto.
id Krot_d0fc3e6ed7219e2e200cb051dea9d827
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/59248
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling TEIXEIRA, Luana Duarte2023-07-13T20:02:21Z2023-07-13T20:02:21Z2021https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/59248Este trabalho buscou compreender fatores relacionados à cultura de participação e como se desenvolveu o comportamento do consumidor no decorrer da história, investigando como as marcas têm moldado seus processos na gestão do relacionamento com cliente, dando voz às suas audiências, que antes eram consideradas passivas e atualmente tornaram-se ativas. Consumidores empoderados, munidos de informação, investigam produtos antes de efetuar a compra, dão feedback no pós compra e influenciam outros consumidores de forma positiva ou negativa, alguns destes chegam a atuar como co-criadores da marca, colaborando na comunicação em melhorias de produtos e serviços. Esta monografia percorreu os caminhos do consumidor nas eras do marketing 1.0 ao 4,0, examinando como profissionais de comunicação tem criado estímulos em campanhas publicitárias, produzindo conteúdo propagável, através de estratégias que captem a atenção do usuário disperso nas redes sociais e fortalecendo posicionamentos de marca com objetivo de não somente atender as necessidades do consumidor 4.0, mas também criar um relacionamento com este indivíduo, tornando-o evangelista da marca no ambiente digital. Foi realizada diversas revisões bibliográficas de autores conceituados no campo da comunicação, para entender os fenômenos relacionados ao tema proposto.Marketing 4.0ConsumidorParticipaçãoEstratégiaComunicaçãoCultura participativa: um olhar sobre o consumidor 4.0info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPublicidade e Propagandaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALLuana+Duarte+Teixeira.pdfLuana+Duarte+Teixeira.pdfapplication/pdf1245804https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/59248/1/Luana%2bDuarte%2bTeixeira.pdfe14770228bdfd32eb39d68257ecb747cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/59248/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/592482023-07-13 17:02:21.834oai:repositorio.pgsscogna.com.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-07-13T20:02:21falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-07-13T20:02:21Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cultura participativa: um olhar sobre o consumidor 4.0
title Cultura participativa: um olhar sobre o consumidor 4.0
spellingShingle Cultura participativa: um olhar sobre o consumidor 4.0
TEIXEIRA, Luana Duarte
Marketing 4.0
Consumidor
Participação
Estratégia
Comunicação
title_short Cultura participativa: um olhar sobre o consumidor 4.0
title_full Cultura participativa: um olhar sobre o consumidor 4.0
title_fullStr Cultura participativa: um olhar sobre o consumidor 4.0
title_full_unstemmed Cultura participativa: um olhar sobre o consumidor 4.0
title_sort Cultura participativa: um olhar sobre o consumidor 4.0
author TEIXEIRA, Luana Duarte
author_facet TEIXEIRA, Luana Duarte
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv TEIXEIRA, Luana Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing 4.0
Consumidor
Participação
Estratégia
Comunicação
topic Marketing 4.0
Consumidor
Participação
Estratégia
Comunicação
description Este trabalho buscou compreender fatores relacionados à cultura de participação e como se desenvolveu o comportamento do consumidor no decorrer da história, investigando como as marcas têm moldado seus processos na gestão do relacionamento com cliente, dando voz às suas audiências, que antes eram consideradas passivas e atualmente tornaram-se ativas. Consumidores empoderados, munidos de informação, investigam produtos antes de efetuar a compra, dão feedback no pós compra e influenciam outros consumidores de forma positiva ou negativa, alguns destes chegam a atuar como co-criadores da marca, colaborando na comunicação em melhorias de produtos e serviços. Esta monografia percorreu os caminhos do consumidor nas eras do marketing 1.0 ao 4,0, examinando como profissionais de comunicação tem criado estímulos em campanhas publicitárias, produzindo conteúdo propagável, através de estratégias que captem a atenção do usuário disperso nas redes sociais e fortalecendo posicionamentos de marca com objetivo de não somente atender as necessidades do consumidor 4.0, mas também criar um relacionamento com este indivíduo, tornando-o evangelista da marca no ambiente digital. Foi realizada diversas revisões bibliográficas de autores conceituados no campo da comunicação, para entender os fenômenos relacionados ao tema proposto.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-13T20:02:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-13T20:02:21Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/59248
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/59248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/59248/1/Luana%2bDuarte%2bTeixeira.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/59248/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e14770228bdfd32eb39d68257ecb747c
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460295782891520