Cultura participativa: um olhar sobre o consumidor 4.0
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/59248 |
Resumo: | Este trabalho buscou compreender fatores relacionados à cultura de participação e como se desenvolveu o comportamento do consumidor no decorrer da história, investigando como as marcas têm moldado seus processos na gestão do relacionamento com cliente, dando voz às suas audiências, que antes eram consideradas passivas e atualmente tornaram-se ativas. Consumidores empoderados, munidos de informação, investigam produtos antes de efetuar a compra, dão feedback no pós compra e influenciam outros consumidores de forma positiva ou negativa, alguns destes chegam a atuar como co-criadores da marca, colaborando na comunicação em melhorias de produtos e serviços. Esta monografia percorreu os caminhos do consumidor nas eras do marketing 1.0 ao 4,0, examinando como profissionais de comunicação tem criado estímulos em campanhas publicitárias, produzindo conteúdo propagável, através de estratégias que captem a atenção do usuário disperso nas redes sociais e fortalecendo posicionamentos de marca com objetivo de não somente atender as necessidades do consumidor 4.0, mas também criar um relacionamento com este indivíduo, tornando-o evangelista da marca no ambiente digital. Foi realizada diversas revisões bibliográficas de autores conceituados no campo da comunicação, para entender os fenômenos relacionados ao tema proposto. |
id |
Krot_d0fc3e6ed7219e2e200cb051dea9d827 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/59248 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
TEIXEIRA, Luana Duarte2023-07-13T20:02:21Z2023-07-13T20:02:21Z2021https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/59248Este trabalho buscou compreender fatores relacionados à cultura de participação e como se desenvolveu o comportamento do consumidor no decorrer da história, investigando como as marcas têm moldado seus processos na gestão do relacionamento com cliente, dando voz às suas audiências, que antes eram consideradas passivas e atualmente tornaram-se ativas. Consumidores empoderados, munidos de informação, investigam produtos antes de efetuar a compra, dão feedback no pós compra e influenciam outros consumidores de forma positiva ou negativa, alguns destes chegam a atuar como co-criadores da marca, colaborando na comunicação em melhorias de produtos e serviços. Esta monografia percorreu os caminhos do consumidor nas eras do marketing 1.0 ao 4,0, examinando como profissionais de comunicação tem criado estímulos em campanhas publicitárias, produzindo conteúdo propagável, através de estratégias que captem a atenção do usuário disperso nas redes sociais e fortalecendo posicionamentos de marca com objetivo de não somente atender as necessidades do consumidor 4.0, mas também criar um relacionamento com este indivíduo, tornando-o evangelista da marca no ambiente digital. Foi realizada diversas revisões bibliográficas de autores conceituados no campo da comunicação, para entender os fenômenos relacionados ao tema proposto.Marketing 4.0ConsumidorParticipaçãoEstratégiaComunicaçãoCultura participativa: um olhar sobre o consumidor 4.0info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPublicidade e Propagandaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALLuana+Duarte+Teixeira.pdfLuana+Duarte+Teixeira.pdfapplication/pdf1245804https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/59248/1/Luana%2bDuarte%2bTeixeira.pdfe14770228bdfd32eb39d68257ecb747cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/59248/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/592482023-07-13 17:02:21.834oai:repositorio.pgsscogna.com.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-07-13T20:02:21falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-07-13T20:02:21Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cultura participativa: um olhar sobre o consumidor 4.0 |
title |
Cultura participativa: um olhar sobre o consumidor 4.0 |
spellingShingle |
Cultura participativa: um olhar sobre o consumidor 4.0 TEIXEIRA, Luana Duarte Marketing 4.0 Consumidor Participação Estratégia Comunicação |
title_short |
Cultura participativa: um olhar sobre o consumidor 4.0 |
title_full |
Cultura participativa: um olhar sobre o consumidor 4.0 |
title_fullStr |
Cultura participativa: um olhar sobre o consumidor 4.0 |
title_full_unstemmed |
Cultura participativa: um olhar sobre o consumidor 4.0 |
title_sort |
Cultura participativa: um olhar sobre o consumidor 4.0 |
author |
TEIXEIRA, Luana Duarte |
author_facet |
TEIXEIRA, Luana Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
TEIXEIRA, Luana Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing 4.0 Consumidor Participação Estratégia Comunicação |
topic |
Marketing 4.0 Consumidor Participação Estratégia Comunicação |
description |
Este trabalho buscou compreender fatores relacionados à cultura de participação e como se desenvolveu o comportamento do consumidor no decorrer da história, investigando como as marcas têm moldado seus processos na gestão do relacionamento com cliente, dando voz às suas audiências, que antes eram consideradas passivas e atualmente tornaram-se ativas. Consumidores empoderados, munidos de informação, investigam produtos antes de efetuar a compra, dão feedback no pós compra e influenciam outros consumidores de forma positiva ou negativa, alguns destes chegam a atuar como co-criadores da marca, colaborando na comunicação em melhorias de produtos e serviços. Esta monografia percorreu os caminhos do consumidor nas eras do marketing 1.0 ao 4,0, examinando como profissionais de comunicação tem criado estímulos em campanhas publicitárias, produzindo conteúdo propagável, através de estratégias que captem a atenção do usuário disperso nas redes sociais e fortalecendo posicionamentos de marca com objetivo de não somente atender as necessidades do consumidor 4.0, mas também criar um relacionamento com este indivíduo, tornando-o evangelista da marca no ambiente digital. Foi realizada diversas revisões bibliográficas de autores conceituados no campo da comunicação, para entender os fenômenos relacionados ao tema proposto. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-13T20:02:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-13T20:02:21Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/59248 |
url |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/59248 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/59248/1/Luana%2bDuarte%2bTeixeira.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/59248/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e14770228bdfd32eb39d68257ecb747c 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460295782891520 |