Uberização do trabalho: uma nova ordem social do trabalho ou precarização (retrocesso) dos direitos trabalhistas?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SCOLAR, Elineu Todero
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/66187
Resumo: Este estudo buscou analisar o trabalho por aplicativos no Brasil, destacando os elementos frente a legislação trabalhista Pátria. A partir do advento da revolução industrial e urbanização acelerada, as condições de trabalho tornaram-se selvagens, ante a crescente exploração de mão de obra em todos os níveis, trabalho infantil, falta de limite de jornada e salários miseráveis. Em decorrência da insatisfação social, pouco a pouco foram elaborados princípios e normas protetoras do trabalho. Pode-se sintetizar que a flexibilização acelerada no Brasil, observada nos contratos de trabalho nos anos 90, prosseguiu na década posterior, com a preocupação de uma política governamental focada especialmente no desenvolvimento e na questão econômica. A uberização do emprego é um fenômeno que deve seu nome à empresa americana Uber. O ser humano tem o direito de optar se deseja prestar serviços como empregado ou como autônomo ou até mesmo em ambas as formas, vez que cada maneira de prestação de serviços possuirá seus benefícios e supostos malefícios, prestigiando a liberdade e autonomia do prestador. O estudo foi desenvolvido através de revisão da literatura.
id Krot_e71418bcfbec7658348b330aeb94b846
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/66187
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Uberização do trabalho: uma nova ordem social do trabalho ou precarização (retrocesso) dos direitos trabalhistas?UberAplicativoTrabalhoEste estudo buscou analisar o trabalho por aplicativos no Brasil, destacando os elementos frente a legislação trabalhista Pátria. A partir do advento da revolução industrial e urbanização acelerada, as condições de trabalho tornaram-se selvagens, ante a crescente exploração de mão de obra em todos os níveis, trabalho infantil, falta de limite de jornada e salários miseráveis. Em decorrência da insatisfação social, pouco a pouco foram elaborados princípios e normas protetoras do trabalho. Pode-se sintetizar que a flexibilização acelerada no Brasil, observada nos contratos de trabalho nos anos 90, prosseguiu na década posterior, com a preocupação de uma política governamental focada especialmente no desenvolvimento e na questão econômica. A uberização do emprego é um fenômeno que deve seu nome à empresa americana Uber. O ser humano tem o direito de optar se deseja prestar serviços como empregado ou como autônomo ou até mesmo em ambas as formas, vez que cada maneira de prestação de serviços possuirá seus benefícios e supostos malefícios, prestigiando a liberdade e autonomia do prestador. O estudo foi desenvolvido através de revisão da literatura.2023-11-20T19:30:52Z2023-11-20T19:30:52Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/66187SCOLAR, Elineu Toderoporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-20T19:30:52Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/66187Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-11-20T19:30:52falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-11-20T19:30:52Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Uberização do trabalho: uma nova ordem social do trabalho ou precarização (retrocesso) dos direitos trabalhistas?
title Uberização do trabalho: uma nova ordem social do trabalho ou precarização (retrocesso) dos direitos trabalhistas?
spellingShingle Uberização do trabalho: uma nova ordem social do trabalho ou precarização (retrocesso) dos direitos trabalhistas?
SCOLAR, Elineu Todero
Uber
Aplicativo
Trabalho
title_short Uberização do trabalho: uma nova ordem social do trabalho ou precarização (retrocesso) dos direitos trabalhistas?
title_full Uberização do trabalho: uma nova ordem social do trabalho ou precarização (retrocesso) dos direitos trabalhistas?
title_fullStr Uberização do trabalho: uma nova ordem social do trabalho ou precarização (retrocesso) dos direitos trabalhistas?
title_full_unstemmed Uberização do trabalho: uma nova ordem social do trabalho ou precarização (retrocesso) dos direitos trabalhistas?
title_sort Uberização do trabalho: uma nova ordem social do trabalho ou precarização (retrocesso) dos direitos trabalhistas?
author SCOLAR, Elineu Todero
author_facet SCOLAR, Elineu Todero
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SCOLAR, Elineu Todero
dc.subject.por.fl_str_mv Uber
Aplicativo
Trabalho
topic Uber
Aplicativo
Trabalho
description Este estudo buscou analisar o trabalho por aplicativos no Brasil, destacando os elementos frente a legislação trabalhista Pátria. A partir do advento da revolução industrial e urbanização acelerada, as condições de trabalho tornaram-se selvagens, ante a crescente exploração de mão de obra em todos os níveis, trabalho infantil, falta de limite de jornada e salários miseráveis. Em decorrência da insatisfação social, pouco a pouco foram elaborados princípios e normas protetoras do trabalho. Pode-se sintetizar que a flexibilização acelerada no Brasil, observada nos contratos de trabalho nos anos 90, prosseguiu na década posterior, com a preocupação de uma política governamental focada especialmente no desenvolvimento e na questão econômica. A uberização do emprego é um fenômeno que deve seu nome à empresa americana Uber. O ser humano tem o direito de optar se deseja prestar serviços como empregado ou como autônomo ou até mesmo em ambas as formas, vez que cada maneira de prestação de serviços possuirá seus benefícios e supostos malefícios, prestigiando a liberdade e autonomia do prestador. O estudo foi desenvolvido através de revisão da literatura.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-20T19:30:52Z
2023-11-20T19:30:52Z
2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/66187
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/66187
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672933061623808