Encontros em docência: problematizações e potência na formação continuada docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/681 |
Resumo: | Este trabalho trata de uma produção qualitativa de uma pesquisa participante de duas pesquisadoras professoras, que traduzem experiências dos planejamentos interativos do ano de 2015 numa rede municipal de ensino público de um município do interior da região sudeste do Brasil, onde estão inseridas as escolas nas quais trabalham. Um estudo que problematiza a formação do docente em serviço, sem ocupá-lo em outros tempos e espaços, mas oferecendo um estudo de modo provocativo e dialógico, baseado nos princípios em que o espaço e o devir de nossas existências ampliam-se em redes de parcerias, trocas, amizades, afetos, novos valores; e formas de convivência, criação, participação para não citar outras produções embasadas de sensibilidades e sustentabilidades. A pretensão é trazer possibilidades de reflexões que descolonizam o saberfazer pedagógico e a educação que foram promovidas durante os encontros da formação continuada, pensadas com autores como Boaventura de Souza Santos (2007), Spinosa (2008), Carlos Ferraço (2013), Martha Tristão (2007, 2012), Nilda Alves (2002), Gerke de Jesus (2014).Palavras-chave: Educação. Docência. Formação Continuada.TEACHING MEETINGS: PROBLEMS AND POTENTIALITIES IN THE CONTINUING EDUCATION OF TEACHERSAbstract: This article is a qualitative production of a participating research project of two researchers/teachers who translate experiences of interactive planning in 2015 in the schools they work for and run by the local government of a town in the southeastern region of Brazil. This is a study that questions the training of teachers in service, not including other moments and spaces, but offering a provocative and dialogue-oriented study, based on the principles that the spaces and changes in our lives include more and more partnership networks, exchanges, friendship, affection, new values, as well as ways of living together, creation, and participation, not to mention other productions filled with sensitivity and sustainability. The intention is to include possibilities of reflection that decolonize teaching knowledge and practice as well as education, and that were raised during the continuing education meetings based on authors such as Boaventura de Souza Santos (2007), Spinosa (2008), Carlos Ferraço (2013), Martha Tristão (2007, 2012), Nilda Alves (2002), and Gerke de Jesus (2014).Keywords: Education. Teaching. Continuing Education. |
id |
EDUL-1_0702dfd91ac347086aea639247e54393 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/681 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Encontros em docência: problematizações e potência na formação continuada docenteEducaçãoFormação continuadaDocênciaEducaçãoEste trabalho trata de uma produção qualitativa de uma pesquisa participante de duas pesquisadoras professoras, que traduzem experiências dos planejamentos interativos do ano de 2015 numa rede municipal de ensino público de um município do interior da região sudeste do Brasil, onde estão inseridas as escolas nas quais trabalham. Um estudo que problematiza a formação do docente em serviço, sem ocupá-lo em outros tempos e espaços, mas oferecendo um estudo de modo provocativo e dialógico, baseado nos princípios em que o espaço e o devir de nossas existências ampliam-se em redes de parcerias, trocas, amizades, afetos, novos valores; e formas de convivência, criação, participação para não citar outras produções embasadas de sensibilidades e sustentabilidades. A pretensão é trazer possibilidades de reflexões que descolonizam o saberfazer pedagógico e a educação que foram promovidas durante os encontros da formação continuada, pensadas com autores como Boaventura de Souza Santos (2007), Spinosa (2008), Carlos Ferraço (2013), Martha Tristão (2007, 2012), Nilda Alves (2002), Gerke de Jesus (2014).Palavras-chave: Educação. Docência. Formação Continuada.TEACHING MEETINGS: PROBLEMS AND POTENTIALITIES IN THE CONTINUING EDUCATION OF TEACHERSAbstract: This article is a qualitative production of a participating research project of two researchers/teachers who translate experiences of interactive planning in 2015 in the schools they work for and run by the local government of a town in the southeastern region of Brazil. This is a study that questions the training of teachers in service, not including other moments and spaces, but offering a provocative and dialogue-oriented study, based on the principles that the spaces and changes in our lives include more and more partnership networks, exchanges, friendship, affection, new values, as well as ways of living together, creation, and participation, not to mention other productions filled with sensitivity and sustainability. The intention is to include possibilities of reflection that decolonize teaching knowledge and practice as well as education, and that were raised during the continuing education meetings based on authors such as Boaventura de Souza Santos (2007), Spinosa (2008), Carlos Ferraço (2013), Martha Tristão (2007, 2012), Nilda Alves (2002), and Gerke de Jesus (2014).Keywords: Education. Teaching. Continuing Education.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2018-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/681REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 20 (2018): EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E FORMAÇÃO DOCENTE: POLÍTICAS, SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 104-1152177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/681/pdfCopyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Denize MezadriAraújo, Márcia Moreira de2021-03-17T21:40:16Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/681Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:40:16Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Encontros em docência: problematizações e potência na formação continuada docente |
title |
Encontros em docência: problematizações e potência na formação continuada docente |
spellingShingle |
Encontros em docência: problematizações e potência na formação continuada docente Almeida, Denize Mezadri Educação Formação continuada Docência Educação |
title_short |
Encontros em docência: problematizações e potência na formação continuada docente |
title_full |
Encontros em docência: problematizações e potência na formação continuada docente |
title_fullStr |
Encontros em docência: problematizações e potência na formação continuada docente |
title_full_unstemmed |
Encontros em docência: problematizações e potência na formação continuada docente |
title_sort |
Encontros em docência: problematizações e potência na formação continuada docente |
author |
Almeida, Denize Mezadri |
author_facet |
Almeida, Denize Mezadri Araújo, Márcia Moreira de |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Márcia Moreira de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Denize Mezadri Araújo, Márcia Moreira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Formação continuada Docência Educação |
topic |
Educação Formação continuada Docência Educação |
description |
Este trabalho trata de uma produção qualitativa de uma pesquisa participante de duas pesquisadoras professoras, que traduzem experiências dos planejamentos interativos do ano de 2015 numa rede municipal de ensino público de um município do interior da região sudeste do Brasil, onde estão inseridas as escolas nas quais trabalham. Um estudo que problematiza a formação do docente em serviço, sem ocupá-lo em outros tempos e espaços, mas oferecendo um estudo de modo provocativo e dialógico, baseado nos princípios em que o espaço e o devir de nossas existências ampliam-se em redes de parcerias, trocas, amizades, afetos, novos valores; e formas de convivência, criação, participação para não citar outras produções embasadas de sensibilidades e sustentabilidades. A pretensão é trazer possibilidades de reflexões que descolonizam o saberfazer pedagógico e a educação que foram promovidas durante os encontros da formação continuada, pensadas com autores como Boaventura de Souza Santos (2007), Spinosa (2008), Carlos Ferraço (2013), Martha Tristão (2007, 2012), Nilda Alves (2002), Gerke de Jesus (2014).Palavras-chave: Educação. Docência. Formação Continuada.TEACHING MEETINGS: PROBLEMS AND POTENTIALITIES IN THE CONTINUING EDUCATION OF TEACHERSAbstract: This article is a qualitative production of a participating research project of two researchers/teachers who translate experiences of interactive planning in 2015 in the schools they work for and run by the local government of a town in the southeastern region of Brazil. This is a study that questions the training of teachers in service, not including other moments and spaces, but offering a provocative and dialogue-oriented study, based on the principles that the spaces and changes in our lives include more and more partnership networks, exchanges, friendship, affection, new values, as well as ways of living together, creation, and participation, not to mention other productions filled with sensitivity and sustainability. The intention is to include possibilities of reflection that decolonize teaching knowledge and practice as well as education, and that were raised during the continuing education meetings based on authors such as Boaventura de Souza Santos (2007), Spinosa (2008), Carlos Ferraço (2013), Martha Tristão (2007, 2012), Nilda Alves (2002), and Gerke de Jesus (2014).Keywords: Education. Teaching. Continuing Education. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/681 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/681 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/681/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 20 (2018): EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E FORMAÇÃO DOCENTE: POLÍTICAS, SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 104-115 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890352309993472 |