Um olhar sobre a antroposofia no Ensino Infantil: a garantia dos direitos de aprendizagem da BNCC
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/38112 |
Resumo: | Essa pesquisa analisou de maneira qualitativa descritiva a metodologia Waldorf criada pelo filósofo Rudolf Steiner em 1919 na Alemanha. Seu objetivo investigou e discutiu sobre a Pedagogia Waldorf fundamentada na Antroposofia, a estrutura do primeiro setênio na educação infantil, o crescimento de 0 a 7 anos da criança de forma mais humana e integral, e comprovou a garantia e atuação da Base Comum Curricular (BNCC). A pesquisa bibliográfica foi realizada utilizando artigos contidos em periódicos, livros e trabalhos, possibilitando a reflexão sobre o método Waldorf e os princípios da Pedagogia no contexto Infantil, inserida de forma orgânica, respeitosa e saudável nessa etapa da educação. Enquanto resultado, permite confirmar que sua distinção se apoiando na Ciência Espiritual promove a evolução em ritmo individual e por faixa etária com o coletivo, a autonomia e criticidade do indivíduo em seu desenvolvimento físico, emocional e anímico, ampliando a compreensão no meio antroposófico e pedagógico, distinguindo das demais pedagogias. |
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