Um olhar sobre a antroposofia no Ensino Infantil: a garantia dos direitos de aprendizagem da BNCC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Eduarda Letícia Vieira dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/38112
Resumo: Essa pesquisa analisou de maneira qualitativa descritiva a metodologia Waldorf criada pelo filósofo Rudolf Steiner em 1919 na Alemanha. Seu objetivo investigou e discutiu sobre a Pedagogia Waldorf fundamentada na Antroposofia, a estrutura do primeiro setênio na educação infantil, o crescimento de 0 a 7 anos da criança de forma mais humana e integral, e comprovou a garantia e atuação da Base Comum Curricular (BNCC). A pesquisa bibliográfica foi realizada utilizando artigos contidos em periódicos, livros e trabalhos, possibilitando a reflexão sobre o método Waldorf e os princípios da Pedagogia no contexto Infantil, inserida de forma orgânica, respeitosa e saudável nessa etapa da educação. Enquanto resultado, permite confirmar que sua distinção se apoiando na Ciência Espiritual promove a evolução em ritmo individual e por faixa etária com o coletivo, a autonomia e criticidade do indivíduo em seu desenvolvimento físico, emocional e anímico, ampliando a compreensão no meio antroposófico e pedagógico, distinguindo das demais pedagogias.
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