Deficiência visual: política de educação especial em ação pelo olhar do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Merislandia Paulo da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Anjos, Christiano Felix dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4447
Resumo:  Este estudo teve como objetivo conhecer e analisar como as políticas são colocadas em ação a partir da percepção dos professores de deficiência visual da rede de ensino do município de Vila Velha/ES. Como base teórica, contou com algumas contribuições de Boaventura de Sousa Santos para as discussões desencadeadas. Como aporte metodológico, apoiou-se em pressupostos da cartografia, que é um método que acompanha movimentos e investiga processos. O campo empírico foi composto com discussões em um grupo focal com os professores da área de deficiência visual da rede de ensino e, ao longo de nossas análises, consideramos as entrevistas e conversas com as pessoas que gestam a Educação Especial e a área de deficiência visual. Os resultados da pesquisa apontam uma expectativa entre a maioria dos professores especializados, considerando interessante ter um professor para acompanhar cada aluno com deficiência visual na sala de aula do ensino comum, desejo que advém da fragilidade da articulação entre professor especializado e professor da sala de aula. Aponta que a oferta de formação continuada para professores especializados vem acontecendo, porém faz-se necessário o avanço dessa oferta para outros profissionais da escola, visando à colaboração, item presente nos documentos locais.
id METO-3_1663e892fbe956b8b97faaa25441c23b
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/4447
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Deficiência visual: política de educação especial em ação pelo olhar do professorEducaçãoDeficiência Visual; Inclusão Escolar; Política de Educação Especial em Ação. Este estudo teve como objetivo conhecer e analisar como as políticas são colocadas em ação a partir da percepção dos professores de deficiência visual da rede de ensino do município de Vila Velha/ES. Como base teórica, contou com algumas contribuições de Boaventura de Sousa Santos para as discussões desencadeadas. Como aporte metodológico, apoiou-se em pressupostos da cartografia, que é um método que acompanha movimentos e investiga processos. O campo empírico foi composto com discussões em um grupo focal com os professores da área de deficiência visual da rede de ensino e, ao longo de nossas análises, consideramos as entrevistas e conversas com as pessoas que gestam a Educação Especial e a área de deficiência visual. Os resultados da pesquisa apontam uma expectativa entre a maioria dos professores especializados, considerando interessante ter um professor para acompanhar cada aluno com deficiência visual na sala de aula do ensino comum, desejo que advém da fragilidade da articulação entre professor especializado e professor da sala de aula. Aponta que a oferta de formação continuada para professores especializados vem acontecendo, porém faz-se necessário o avanço dessa oferta para outros profissionais da escola, visando à colaboração, item presente nos documentos locais.Universidade Metodista de PiracicabaCNPqCarvalho, Merislandia Paulo da SilvaAnjos, Christiano Felix dos2020-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empírica de Campo; Entrevista; Pesquisa Qualitativa.application/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/444710.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n1p135-151Comunicações; v. 27, n. 1 (2020); 135-1512238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4447/2406BrasilSéculo XXIProfessores de deficiência visualDireitos autorais 2020 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-15T10:39:07Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4447Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2020-09-15T10:39:07Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Deficiência visual: política de educação especial em ação pelo olhar do professor
title Deficiência visual: política de educação especial em ação pelo olhar do professor
spellingShingle Deficiência visual: política de educação especial em ação pelo olhar do professor
Carvalho, Merislandia Paulo da Silva
Educação
Deficiência Visual; Inclusão Escolar; Política de Educação Especial em Ação.
title_short Deficiência visual: política de educação especial em ação pelo olhar do professor
title_full Deficiência visual: política de educação especial em ação pelo olhar do professor
title_fullStr Deficiência visual: política de educação especial em ação pelo olhar do professor
title_full_unstemmed Deficiência visual: política de educação especial em ação pelo olhar do professor
title_sort Deficiência visual: política de educação especial em ação pelo olhar do professor
author Carvalho, Merislandia Paulo da Silva
author_facet Carvalho, Merislandia Paulo da Silva
Anjos, Christiano Felix dos
author_role author
author2 Anjos, Christiano Felix dos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Merislandia Paulo da Silva
Anjos, Christiano Felix dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Deficiência Visual; Inclusão Escolar; Política de Educação Especial em Ação.
topic Educação
Deficiência Visual; Inclusão Escolar; Política de Educação Especial em Ação.
description  Este estudo teve como objetivo conhecer e analisar como as políticas são colocadas em ação a partir da percepção dos professores de deficiência visual da rede de ensino do município de Vila Velha/ES. Como base teórica, contou com algumas contribuições de Boaventura de Sousa Santos para as discussões desencadeadas. Como aporte metodológico, apoiou-se em pressupostos da cartografia, que é um método que acompanha movimentos e investiga processos. O campo empírico foi composto com discussões em um grupo focal com os professores da área de deficiência visual da rede de ensino e, ao longo de nossas análises, consideramos as entrevistas e conversas com as pessoas que gestam a Educação Especial e a área de deficiência visual. Os resultados da pesquisa apontam uma expectativa entre a maioria dos professores especializados, considerando interessante ter um professor para acompanhar cada aluno com deficiência visual na sala de aula do ensino comum, desejo que advém da fragilidade da articulação entre professor especializado e professor da sala de aula. Aponta que a oferta de formação continuada para professores especializados vem acontecendo, porém faz-se necessário o avanço dessa oferta para outros profissionais da escola, visando à colaboração, item presente nos documentos locais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-07
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Empírica de Campo; Entrevista; Pesquisa Qualitativa.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4447
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n1p135-151
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4447
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n1p135-151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4447/2406
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
Século XXI
Professores de deficiência visual
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 27, n. 1 (2020); 135-151
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576019967180800