Deficiência visual: política de educação especial em ação pelo olhar do professor
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4447 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo conhecer e analisar como as políticas são colocadas em ação a partir da percepção dos professores de deficiência visual da rede de ensino do município de Vila Velha/ES. Como base teórica, contou com algumas contribuições de Boaventura de Sousa Santos para as discussões desencadeadas. Como aporte metodológico, apoiou-se em pressupostos da cartografia, que é um método que acompanha movimentos e investiga processos. O campo empírico foi composto com discussões em um grupo focal com os professores da área de deficiência visual da rede de ensino e, ao longo de nossas análises, consideramos as entrevistas e conversas com as pessoas que gestam a Educação Especial e a área de deficiência visual. Os resultados da pesquisa apontam uma expectativa entre a maioria dos professores especializados, considerando interessante ter um professor para acompanhar cada aluno com deficiência visual na sala de aula do ensino comum, desejo que advém da fragilidade da articulação entre professor especializado e professor da sala de aula. Aponta que a oferta de formação continuada para professores especializados vem acontecendo, porém faz-se necessário o avanço dessa oferta para outros profissionais da escola, visando à colaboração, item presente nos documentos locais. |
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Deficiência visual: política de educação especial em ação pelo olhar do professorEducaçãoDeficiência Visual; Inclusão Escolar; Política de Educação Especial em Ação. Este estudo teve como objetivo conhecer e analisar como as políticas são colocadas em ação a partir da percepção dos professores de deficiência visual da rede de ensino do município de Vila Velha/ES. Como base teórica, contou com algumas contribuições de Boaventura de Sousa Santos para as discussões desencadeadas. Como aporte metodológico, apoiou-se em pressupostos da cartografia, que é um método que acompanha movimentos e investiga processos. O campo empírico foi composto com discussões em um grupo focal com os professores da área de deficiência visual da rede de ensino e, ao longo de nossas análises, consideramos as entrevistas e conversas com as pessoas que gestam a Educação Especial e a área de deficiência visual. Os resultados da pesquisa apontam uma expectativa entre a maioria dos professores especializados, considerando interessante ter um professor para acompanhar cada aluno com deficiência visual na sala de aula do ensino comum, desejo que advém da fragilidade da articulação entre professor especializado e professor da sala de aula. Aponta que a oferta de formação continuada para professores especializados vem acontecendo, porém faz-se necessário o avanço dessa oferta para outros profissionais da escola, visando à colaboração, item presente nos documentos locais.Universidade Metodista de PiracicabaCNPqCarvalho, Merislandia Paulo da SilvaAnjos, Christiano Felix dos2020-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empírica de Campo; Entrevista; Pesquisa Qualitativa.application/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/444710.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n1p135-151Comunicações; v. 27, n. 1 (2020); 135-1512238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4447/2406BrasilSéculo XXIProfessores de deficiência visualDireitos autorais 2020 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-15T10:39:07Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4447Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2020-09-15T10:39:07Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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