Estudos Culturais: emergência, conceitos e aproximações em debate
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4133 |
Resumo: | O presente ensaio tem como propósitos principais: 1) apresentar como ocorreu a expansão da perspectiva teórica dos Estudos Culturais, de viés pós-estruturalista, como também apresentar o modo como ele se vincula ao campo da educação e como se apresentam profícuas algumas problematizações a respeito de diferentes culturas; 2) discutir a potencialidade e a produtividade da referida perspectiva para investigações desenvolvidas no campo da educação. Para tanto, apresentam-se alguns conceitos centrais e potentes utilizados nesta perspectiva, quais sejam: Cultura, Pedagogia Cultural, Identidade, Diferença e Representação. A partir da apresentação e da discussão desses conceitos argumenta-se que a perspectiva teórica dos Estudos Culturais e sua articulação com a educação convocam-nos a questionamentos e, consequentemente, a possíveis rupturas, tensionamentos e problematizações de aspectos que se tomavam como fixos, que se representavam como terrenos seguros e confortáveis no campo das teorias e das práticas educacionais. |
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Estudos Culturais: emergência, conceitos e aproximações em debateEstudos Culturais; Pedagogia Cultural; Identidade; Diferença; RepresentaçãoO presente ensaio tem como propósitos principais: 1) apresentar como ocorreu a expansão da perspectiva teórica dos Estudos Culturais, de viés pós-estruturalista, como também apresentar o modo como ele se vincula ao campo da educação e como se apresentam profícuas algumas problematizações a respeito de diferentes culturas; 2) discutir a potencialidade e a produtividade da referida perspectiva para investigações desenvolvidas no campo da educação. Para tanto, apresentam-se alguns conceitos centrais e potentes utilizados nesta perspectiva, quais sejam: Cultura, Pedagogia Cultural, Identidade, Diferença e Representação. A partir da apresentação e da discussão desses conceitos argumenta-se que a perspectiva teórica dos Estudos Culturais e sua articulação com a educação convocam-nos a questionamentos e, consequentemente, a possíveis rupturas, tensionamentos e problematizações de aspectos que se tomavam como fixos, que se representavam como terrenos seguros e confortáveis no campo das teorias e das práticas educacionais.Universidade Metodista de PiracicabaCAPES e CNPqde Souza, Daniela de Souza DiasGuizzo, Bianca Salazar2019-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/413310.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n3p243-257Comunicações; v. 26, n. 3 (2019); 243-2572238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4133/2363Direitos autorais 2019 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-09T14:11:53Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4133Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-12-09T14:11:53Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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