Doçura e labor: uma prática pedagógica com frações nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3114 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é analisar a prática pedagógica de uma professora do 5º ano do Ensino Fundamental ao ensinar frações aos seus alunos. Para isso, foram realizadas com a professora e seus alunos entrevistas semiestruturadas baseadas em roteiro prévio. A pesquisa desenvolveu-se numa escola pública de um município da Grande São Paulo. Os referenciais teóricos focaram o ensino reflexivo, o ensino de frações e a aprendizagem da docência, envolvendo autores como Arroyo, Marcelo, Mizukami e Shulman, entre outros. A pesquisa se justifica porque as práticas pedagógicas são alguns dos modelos descritivos dos processos de ensino que podem contribuir para o aprimoramento profissional docente, quando socializadas. Essas práticas devem ser conhecidas e estudadas, favorecendo a troca de conhecimentos sistematizados e de experiências entre os pares. Os resultados evidenciaram a repercussão da prática pedagógica da professora na motivação dos alunos para aprender e aspectos da aprendizagem docente durante o processo de ensino. |
id |
METO-3_cb4c629ec8216aae2b61ccbfc5a260a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3114 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Doçura e labor: uma prática pedagógica com frações nos anos iniciais do ensino fundamentalEducaçãoPrática pedagógica; Ensino de fração; Anos iniciais do ensino fundamental.O objetivo deste artigo é analisar a prática pedagógica de uma professora do 5º ano do Ensino Fundamental ao ensinar frações aos seus alunos. Para isso, foram realizadas com a professora e seus alunos entrevistas semiestruturadas baseadas em roteiro prévio. A pesquisa desenvolveu-se numa escola pública de um município da Grande São Paulo. Os referenciais teóricos focaram o ensino reflexivo, o ensino de frações e a aprendizagem da docência, envolvendo autores como Arroyo, Marcelo, Mizukami e Shulman, entre outros. A pesquisa se justifica porque as práticas pedagógicas são alguns dos modelos descritivos dos processos de ensino que podem contribuir para o aprimoramento profissional docente, quando socializadas. Essas práticas devem ser conhecidas e estudadas, favorecendo a troca de conhecimentos sistematizados e de experiências entre os pares. Os resultados evidenciaram a repercussão da prática pedagógica da professora na motivação dos alunos para aprender e aspectos da aprendizagem docente durante o processo de ensino.Universidade Metodista de PiracicabaTancredi, Regina Maria Simões PuccinelliResende, Adriana Torquato2017-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/311410.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n2p181-198Comunicações; v. 24, n. 2 (2017); 181-1982238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3114/1932AméricaEducaçãoEducaçãoDireitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-11T12:53:10Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3114Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-09-11T12:53:10Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Doçura e labor: uma prática pedagógica com frações nos anos iniciais do ensino fundamental |
title |
Doçura e labor: uma prática pedagógica com frações nos anos iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
Doçura e labor: uma prática pedagógica com frações nos anos iniciais do ensino fundamental Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli Educação Prática pedagógica; Ensino de fração; Anos iniciais do ensino fundamental. |
title_short |
Doçura e labor: uma prática pedagógica com frações nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
Doçura e labor: uma prática pedagógica com frações nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Doçura e labor: uma prática pedagógica com frações nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Doçura e labor: uma prática pedagógica com frações nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
Doçura e labor: uma prática pedagógica com frações nos anos iniciais do ensino fundamental |
author |
Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli |
author_facet |
Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli Resende, Adriana Torquato |
author_role |
author |
author2 |
Resende, Adriana Torquato |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli Resende, Adriana Torquato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Prática pedagógica; Ensino de fração; Anos iniciais do ensino fundamental. |
topic |
Educação Prática pedagógica; Ensino de fração; Anos iniciais do ensino fundamental. |
description |
O objetivo deste artigo é analisar a prática pedagógica de uma professora do 5º ano do Ensino Fundamental ao ensinar frações aos seus alunos. Para isso, foram realizadas com a professora e seus alunos entrevistas semiestruturadas baseadas em roteiro prévio. A pesquisa desenvolveu-se numa escola pública de um município da Grande São Paulo. Os referenciais teóricos focaram o ensino reflexivo, o ensino de frações e a aprendizagem da docência, envolvendo autores como Arroyo, Marcelo, Mizukami e Shulman, entre outros. A pesquisa se justifica porque as práticas pedagógicas são alguns dos modelos descritivos dos processos de ensino que podem contribuir para o aprimoramento profissional docente, quando socializadas. Essas práticas devem ser conhecidas e estudadas, favorecendo a troca de conhecimentos sistematizados e de experiências entre os pares. Os resultados evidenciaram a repercussão da prática pedagógica da professora na motivação dos alunos para aprender e aspectos da aprendizagem docente durante o processo de ensino. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3114 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n2p181-198 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3114 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n2p181-198 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3114/1932 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
América Educação Educação |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 24, n. 2 (2017); 181-198 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576020018561024 |