Desafios da comunicação no processo de crise organizacional:o caso Playcenter
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1744 |
Resumo: | O trabalho é resultado de pesquisa realizada sobre a gestão da Comunicação em processos de crise organizacional. Busca-se compreender como se processa, na atualidade, o fluxo informacional nesses momentos, seja pela mídia tradicional, seja pelas redes sociais online, e, dessa forma, trazer contribuições para atuação das organizações sob uma perspectiva ética. Em termos metodológicos, a pesquisa apoia-se no estudo de caso da gestão da Comunicação da crise do Playcenter, ocorrida em abril de 2011. Utiliza-se de revisão bibliográfica, análises de matérias jornalísticas, posts do Twitter, além de entrevistas semiestruturadas. Os resultados revelam que a imagem não é uma questão de emissão, mas de recepção, resultado de percepções diversas e que esses fenômenos, na atualidade, têm sido potencializados pela rápida propagação dos fatos facilitada pela intenet. Entretanto, ainda há um forte papel das mídias tradicionais nesses episódios, forte convergência entre as mídias tradicionais e as novas mídias, bem como convergência entre os cidadãos na propagação dos fatos. (AU |
id |
METODISTA_c346bcb7b74ca85ee1781186fcdb1d37 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1744 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
Desafios da comunicação no processo de crise organizacional:o caso PlaycenterCommunication Challenges in the Organizational Crisis Process: The Playcenter CaseRedes sociais online; crises organizacionais; imagem; comunicacao organizacional;Playcenteronline social network; organizational crisis; image;organizational communication;PlaycenterCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOO trabalho é resultado de pesquisa realizada sobre a gestão da Comunicação em processos de crise organizacional. Busca-se compreender como se processa, na atualidade, o fluxo informacional nesses momentos, seja pela mídia tradicional, seja pelas redes sociais online, e, dessa forma, trazer contribuições para atuação das organizações sob uma perspectiva ética. Em termos metodológicos, a pesquisa apoia-se no estudo de caso da gestão da Comunicação da crise do Playcenter, ocorrida em abril de 2011. Utiliza-se de revisão bibliográfica, análises de matérias jornalísticas, posts do Twitter, além de entrevistas semiestruturadas. Os resultados revelam que a imagem não é uma questão de emissão, mas de recepção, resultado de percepções diversas e que esses fenômenos, na atualidade, têm sido potencializados pela rápida propagação dos fatos facilitada pela intenet. Entretanto, ainda há um forte papel das mídias tradicionais nesses episódios, forte convergência entre as mídias tradicionais e as novas mídias, bem como convergência entre os cidadãos na propagação dos fatos. (AUThe work is the result of research carried out on the management of Communication in processes of organizational crisis. It seeks to understand how the information flow is currently carried out at these moments, whether through traditional media or online social networks, and, in this way, bring contributions to the performance of organizations from an ethical perspective. In methodological terms, the research is based on the case study of the management of the Playcenter Crisis Communication, which took place in April 2011. Bibliographic review, journalistic analysis, Twitter posts, and semi-structured interviews are used. The results reveal that the image is not a matter of emission, but of reception, a result of diverse perceptions and that these phenomena, today, have been potentialized by the rapid propagation of the facts facilitated by the intenet. However, there is still a strong role of traditional media in these episodes, strong convergence between traditional media and new media, as well as convergence among citizens in the propagation of the facts. (AU)Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqUniversidade Metodista de Sao PauloComunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao SocialBrasilIMSComunicacao SocialBueno, Wilson da CostaSantos , Daniel Galindo dosCosta, Maria Cristino CastilhoMaradei, Anelisa2018-04-20T20:01:06Z2013-04-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMaradei, Anelisa. Desafios da comunicação no processo de crise organizacional:o caso Playcenter. 2013. 200 folhas]. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.2013 .http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1744porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2018-04-20T20:01:06Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1744Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2018-04-20T20:01:06Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios da comunicação no processo de crise organizacional:o caso Playcenter Communication Challenges in the Organizational Crisis Process: The Playcenter Case |
title |
Desafios da comunicação no processo de crise organizacional:o caso Playcenter |
spellingShingle |
Desafios da comunicação no processo de crise organizacional:o caso Playcenter Maradei, Anelisa Redes sociais online; crises organizacionais; imagem; comunicacao organizacional;Playcenter online social network; organizational crisis; image;organizational communication;Playcenter CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
Desafios da comunicação no processo de crise organizacional:o caso Playcenter |
title_full |
Desafios da comunicação no processo de crise organizacional:o caso Playcenter |
title_fullStr |
Desafios da comunicação no processo de crise organizacional:o caso Playcenter |
title_full_unstemmed |
Desafios da comunicação no processo de crise organizacional:o caso Playcenter |
title_sort |
Desafios da comunicação no processo de crise organizacional:o caso Playcenter |
author |
Maradei, Anelisa |
author_facet |
Maradei, Anelisa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bueno, Wilson da Costa Santos , Daniel Galindo dos Costa, Maria Cristino Castilho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maradei, Anelisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redes sociais online; crises organizacionais; imagem; comunicacao organizacional;Playcenter online social network; organizational crisis; image;organizational communication;Playcenter CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
Redes sociais online; crises organizacionais; imagem; comunicacao organizacional;Playcenter online social network; organizational crisis; image;organizational communication;Playcenter CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
O trabalho é resultado de pesquisa realizada sobre a gestão da Comunicação em processos de crise organizacional. Busca-se compreender como se processa, na atualidade, o fluxo informacional nesses momentos, seja pela mídia tradicional, seja pelas redes sociais online, e, dessa forma, trazer contribuições para atuação das organizações sob uma perspectiva ética. Em termos metodológicos, a pesquisa apoia-se no estudo de caso da gestão da Comunicação da crise do Playcenter, ocorrida em abril de 2011. Utiliza-se de revisão bibliográfica, análises de matérias jornalísticas, posts do Twitter, além de entrevistas semiestruturadas. Os resultados revelam que a imagem não é uma questão de emissão, mas de recepção, resultado de percepções diversas e que esses fenômenos, na atualidade, têm sido potencializados pela rápida propagação dos fatos facilitada pela intenet. Entretanto, ainda há um forte papel das mídias tradicionais nesses episódios, forte convergência entre as mídias tradicionais e as novas mídias, bem como convergência entre os cidadãos na propagação dos fatos. (AU |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-03 2018-04-20T20:01:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Maradei, Anelisa. Desafios da comunicação no processo de crise organizacional:o caso Playcenter. 2013. 200 folhas]. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.2013 . http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1744 |
identifier_str_mv |
Maradei, Anelisa. Desafios da comunicação no processo de crise organizacional:o caso Playcenter. 2013. 200 folhas]. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.2013 . |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1744 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Sao Paulo Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social Brasil IMS Comunicacao Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Sao Paulo Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social Brasil IMS Comunicacao Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792602004062732288 |