Desafios da comunicação no processo de crise organizacional:o caso Playcenter

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maradei, Anelisa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1744
Resumo: O trabalho é resultado de pesquisa realizada sobre a gestão da Comunicação em processos de crise organizacional. Busca-se compreender como se processa, na atualidade, o fluxo informacional nesses momentos, seja pela mídia tradicional, seja pelas redes sociais online, e, dessa forma, trazer contribuições para atuação das organizações sob uma perspectiva ética. Em termos metodológicos, a pesquisa apoia-se no estudo de caso da gestão da Comunicação da crise do Playcenter, ocorrida em abril de 2011. Utiliza-se de revisão bibliográfica, análises de matérias jornalísticas, posts do Twitter, além de entrevistas semiestruturadas. Os resultados revelam que a imagem não é uma questão de emissão, mas de recepção, resultado de percepções diversas e que esses fenômenos, na atualidade, têm sido potencializados pela rápida propagação dos fatos facilitada pela intenet. Entretanto, ainda há um forte papel das mídias tradicionais nesses episódios, forte convergência entre as mídias tradicionais e as novas mídias, bem como convergência entre os cidadãos na propagação dos fatos. (AU
id METODISTA_c346bcb7b74ca85ee1781186fcdb1d37
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1744
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling Desafios da comunicação no processo de crise organizacional:o caso PlaycenterCommunication Challenges in the Organizational Crisis Process: The Playcenter CaseRedes sociais online; crises organizacionais; imagem; comunicacao organizacional;Playcenteronline social network; organizational crisis; image;organizational communication;PlaycenterCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOO trabalho é resultado de pesquisa realizada sobre a gestão da Comunicação em processos de crise organizacional. Busca-se compreender como se processa, na atualidade, o fluxo informacional nesses momentos, seja pela mídia tradicional, seja pelas redes sociais online, e, dessa forma, trazer contribuições para atuação das organizações sob uma perspectiva ética. Em termos metodológicos, a pesquisa apoia-se no estudo de caso da gestão da Comunicação da crise do Playcenter, ocorrida em abril de 2011. Utiliza-se de revisão bibliográfica, análises de matérias jornalísticas, posts do Twitter, além de entrevistas semiestruturadas. Os resultados revelam que a imagem não é uma questão de emissão, mas de recepção, resultado de percepções diversas e que esses fenômenos, na atualidade, têm sido potencializados pela rápida propagação dos fatos facilitada pela intenet. Entretanto, ainda há um forte papel das mídias tradicionais nesses episódios, forte convergência entre as mídias tradicionais e as novas mídias, bem como convergência entre os cidadãos na propagação dos fatos. (AUThe work is the result of research carried out on the management of Communication in processes of organizational crisis. It seeks to understand how the information flow is currently carried out at these moments, whether through traditional media or online social networks, and, in this way, bring contributions to the performance of organizations from an ethical perspective. In methodological terms, the research is based on the case study of the management of the Playcenter Crisis Communication, which took place in April 2011. Bibliographic review, journalistic analysis, Twitter posts, and semi-structured interviews are used. The results reveal that the image is not a matter of emission, but of reception, a result of diverse perceptions and that these phenomena, today, have been potentialized by the rapid propagation of the facts facilitated by the intenet. However, there is still a strong role of traditional media in these episodes, strong convergence between traditional media and new media, as well as convergence among citizens in the propagation of the facts. (AU)Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqUniversidade Metodista de Sao PauloComunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao SocialBrasilIMSComunicacao SocialBueno, Wilson da CostaSantos , Daniel Galindo dosCosta, Maria Cristino CastilhoMaradei, Anelisa2018-04-20T20:01:06Z2013-04-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMaradei, Anelisa. Desafios da comunicação no processo de crise organizacional:o caso Playcenter. 2013. 200 folhas]. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.2013 .http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1744porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2018-04-20T20:01:06Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1744Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2018-04-20T20:01:06Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios da comunicação no processo de crise organizacional:o caso Playcenter
Communication Challenges in the Organizational Crisis Process: The Playcenter Case
title Desafios da comunicação no processo de crise organizacional:o caso Playcenter
spellingShingle Desafios da comunicação no processo de crise organizacional:o caso Playcenter
Maradei, Anelisa
Redes sociais online; crises organizacionais; imagem; comunicacao organizacional;Playcenter
online social network; organizational crisis; image;organizational communication;Playcenter
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short Desafios da comunicação no processo de crise organizacional:o caso Playcenter
title_full Desafios da comunicação no processo de crise organizacional:o caso Playcenter
title_fullStr Desafios da comunicação no processo de crise organizacional:o caso Playcenter
title_full_unstemmed Desafios da comunicação no processo de crise organizacional:o caso Playcenter
title_sort Desafios da comunicação no processo de crise organizacional:o caso Playcenter
author Maradei, Anelisa
author_facet Maradei, Anelisa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bueno, Wilson da Costa
Santos , Daniel Galindo dos
Costa, Maria Cristino Castilho
dc.contributor.author.fl_str_mv Maradei, Anelisa
dc.subject.por.fl_str_mv Redes sociais online; crises organizacionais; imagem; comunicacao organizacional;Playcenter
online social network; organizational crisis; image;organizational communication;Playcenter
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic Redes sociais online; crises organizacionais; imagem; comunicacao organizacional;Playcenter
online social network; organizational crisis; image;organizational communication;Playcenter
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description O trabalho é resultado de pesquisa realizada sobre a gestão da Comunicação em processos de crise organizacional. Busca-se compreender como se processa, na atualidade, o fluxo informacional nesses momentos, seja pela mídia tradicional, seja pelas redes sociais online, e, dessa forma, trazer contribuições para atuação das organizações sob uma perspectiva ética. Em termos metodológicos, a pesquisa apoia-se no estudo de caso da gestão da Comunicação da crise do Playcenter, ocorrida em abril de 2011. Utiliza-se de revisão bibliográfica, análises de matérias jornalísticas, posts do Twitter, além de entrevistas semiestruturadas. Os resultados revelam que a imagem não é uma questão de emissão, mas de recepção, resultado de percepções diversas e que esses fenômenos, na atualidade, têm sido potencializados pela rápida propagação dos fatos facilitada pela intenet. Entretanto, ainda há um forte papel das mídias tradicionais nesses episódios, forte convergência entre as mídias tradicionais e as novas mídias, bem como convergência entre os cidadãos na propagação dos fatos. (AU
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-03
2018-04-20T20:01:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Maradei, Anelisa. Desafios da comunicação no processo de crise organizacional:o caso Playcenter. 2013. 200 folhas]. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.2013 .
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1744
identifier_str_mv Maradei, Anelisa. Desafios da comunicação no processo de crise organizacional:o caso Playcenter. 2013. 200 folhas]. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.2013 .
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social
Brasil
IMS
Comunicacao Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social
Brasil
IMS
Comunicacao Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792602004062732288