A percepção sobre os veículos de comunicação organizacional em uma instituição federal de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Junior, Carlos Benedito Alves da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000f7c6
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/4718
Resumo: The present study aims to determine the perception of undergraduate students on the communication channels of a Federal Institution of Higher Education. Within this perspective, there is the case of the Federal University of Maranhão (UFMA) that develops through its Office of Communication (ASCOM-UFMA) a range of actions and communication products targeted to their public and produced from different nuclei form the sector. Descriptively, it was decided to survey employing a two-step approach. First the method of measurement Familiarity-Receptivity as a way to assess how familiar and favorable is the image of the media IFES. In addition, the measurement of image content objects through semantic differential scale, analyzing dimensions of connotative meaning. The results show, in general, a good image of medias for public students, but also, specifically, serve as indicators for the development and / or maintenance of organizational communication strategies from each of the studied medias.
id UFSM_b1516d2631e1c3509424e1f42a202c6c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/4718
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling A percepção sobre os veículos de comunicação organizacional em uma instituição federal de ensino superiorThe perception on the media in a federal intitution of higher educationComunicação organizacionalImagem organizacionalEstratégias de comunicaçãoOrganizational communicationOrganizational imageCommunication strategiesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOThe present study aims to determine the perception of undergraduate students on the communication channels of a Federal Institution of Higher Education. Within this perspective, there is the case of the Federal University of Maranhão (UFMA) that develops through its Office of Communication (ASCOM-UFMA) a range of actions and communication products targeted to their public and produced from different nuclei form the sector. Descriptively, it was decided to survey employing a two-step approach. First the method of measurement Familiarity-Receptivity as a way to assess how familiar and favorable is the image of the media IFES. In addition, the measurement of image content objects through semantic differential scale, analyzing dimensions of connotative meaning. The results show, in general, a good image of medias for public students, but also, specifically, serve as indicators for the development and / or maintenance of organizational communication strategies from each of the studied medias.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorO presente estudo tem como objetivo verificar a percepção dos alunos de graduação sobre os canais de comunicação de uma Instituição Federal de Ensino Superior. Dentro dessa perspectiva, tem-se o caso da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) que desenvolve por intermédio de sua Assessoria de Comunicação (ASCOM-UFMA) uma gama de ações e produtos comunicacionais direcionados para seus públicos e produzidos a partir de diferentes núcleos que compõem o setor. De modo descritivo, optou-se por um levantamento do tipo survey, empregando-se uma abordagem em duas etapas. Primeiramente o método de mensuração Familiaridade-Receptividade como forma de avaliar o quão familiar e favorável é a imagem dos veículos de comunicação da IFES. Complementarmente, a mensuração do conteúdo da imagem dos objetos por meio da escala de diferencial semântico, analisando dimensões de significado conotativo. Os resultados encontrados apontam, de modo geral, uma boa imagem dos veículos para o público de alunos, como também, especificamente, servem de indicadores para o desenvolvimento e/ou manutenção de estratégias de comunicação organizacional a partir de cada um dos veículos estudados.Universidade Federal de Santa MariaBRAdministraçãoUFSMPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoScherer, Flavia Lucianehttp://lattes.cnpq.br/4607383855380646Gomes, Clandia Maffinihttp://lattes.cnpq.br/2010827580929023Lisbôa Filho, Flavi Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/9962424591141586Silva Junior, Carlos Benedito Alves da2017-04-072017-04-072014-08-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSILVA JUNIOR, Carlos Benedito Alves da. The perception on the media in a federal intitution of higher education. 2014. 102 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/4718ark:/26339/001300000f7c6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-01-28T12:29:55Zoai:repositorio.ufsm.br:1/4718Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-01-28T12:29:55Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A percepção sobre os veículos de comunicação organizacional em uma instituição federal de ensino superior
The perception on the media in a federal intitution of higher education
title A percepção sobre os veículos de comunicação organizacional em uma instituição federal de ensino superior
spellingShingle A percepção sobre os veículos de comunicação organizacional em uma instituição federal de ensino superior
Silva Junior, Carlos Benedito Alves da
Comunicação organizacional
Imagem organizacional
Estratégias de comunicação
Organizational communication
Organizational image
Communication strategies
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short A percepção sobre os veículos de comunicação organizacional em uma instituição federal de ensino superior
title_full A percepção sobre os veículos de comunicação organizacional em uma instituição federal de ensino superior
title_fullStr A percepção sobre os veículos de comunicação organizacional em uma instituição federal de ensino superior
title_full_unstemmed A percepção sobre os veículos de comunicação organizacional em uma instituição federal de ensino superior
title_sort A percepção sobre os veículos de comunicação organizacional em uma instituição federal de ensino superior
author Silva Junior, Carlos Benedito Alves da
author_facet Silva Junior, Carlos Benedito Alves da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Scherer, Flavia Luciane
http://lattes.cnpq.br/4607383855380646
Gomes, Clandia Maffini
http://lattes.cnpq.br/2010827580929023
Lisbôa Filho, Flavi Ferreira
http://lattes.cnpq.br/9962424591141586
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Junior, Carlos Benedito Alves da
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação organizacional
Imagem organizacional
Estratégias de comunicação
Organizational communication
Organizational image
Communication strategies
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic Comunicação organizacional
Imagem organizacional
Estratégias de comunicação
Organizational communication
Organizational image
Communication strategies
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description The present study aims to determine the perception of undergraduate students on the communication channels of a Federal Institution of Higher Education. Within this perspective, there is the case of the Federal University of Maranhão (UFMA) that develops through its Office of Communication (ASCOM-UFMA) a range of actions and communication products targeted to their public and produced from different nuclei form the sector. Descriptively, it was decided to survey employing a two-step approach. First the method of measurement Familiarity-Receptivity as a way to assess how familiar and favorable is the image of the media IFES. In addition, the measurement of image content objects through semantic differential scale, analyzing dimensions of connotative meaning. The results show, in general, a good image of medias for public students, but also, specifically, serve as indicators for the development and / or maintenance of organizational communication strategies from each of the studied medias.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-14
2017-04-07
2017-04-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA JUNIOR, Carlos Benedito Alves da. The perception on the media in a federal intitution of higher education. 2014. 102 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/4718
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000f7c6
identifier_str_mv SILVA JUNIOR, Carlos Benedito Alves da. The perception on the media in a federal intitution of higher education. 2014. 102 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.
ark:/26339/001300000f7c6
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/4718
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
BR
Administração
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
BR
Administração
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172332032884736