COMUNICAÇÃO EM TEMPO DE CRISE: O CASO DA AUTOVISÃO NO BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/768 |
Resumo: | This is a study about the process of communication associated with the Autovisão case, an episode in 2003 that triggered an image crisis at Volkswagen do Brazil. The objective of this research is to present how the company managed this crisis, especially with regards to the media. This investigation was based on news articles from the periodicals Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, Diário do Grande ABC, Valeparaibano, and the labor union newspapers Tribuna Metalúrgica, of Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, and Jornal do Metalúrgico from the Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté. The research method utilized was a case study. In addition to describing the most important events, this research's objective was to understand why the Autovisão was negatively mentioned in the media and to the stakeholders. This research concludes that Volkswagen was not prepared to manage its image crisis and had committed a number of mistakes that aggravated the situation. |
id |
METO_783fdf556f29f914cb3b3106e45356a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/768 |
network_acronym_str |
METO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
repository_id_str |
|
spelling |
Bueno, Wilson da CostaCPF:13125925962http://lattes.cnpq.br/9495822246558650Queiroz, Adolpho Carlos FrançosoCPF:94674123412http://lattes.cnpq.br/2554925339792900Zaccaria., RosanaCPF:79923000022http://lattes.cnpq.br/1062347192477560CPF:16349651839Rodriguez, Maria Carolina2016-08-03T12:30:29Z2011-10-112007-03-07RODRIGUEZ, Maria Carolina. COMUNICAÇÃO EM TEMPO DE CRISE: O CASO DA AUTOVISÃO NO BRASIL. 2007. 339 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/768This is a study about the process of communication associated with the Autovisão case, an episode in 2003 that triggered an image crisis at Volkswagen do Brazil. The objective of this research is to present how the company managed this crisis, especially with regards to the media. This investigation was based on news articles from the periodicals Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, Diário do Grande ABC, Valeparaibano, and the labor union newspapers Tribuna Metalúrgica, of Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, and Jornal do Metalúrgico from the Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté. The research method utilized was a case study. In addition to describing the most important events, this research's objective was to understand why the Autovisão was negatively mentioned in the media and to the stakeholders. This research concludes that Volkswagen was not prepared to manage its image crisis and had committed a number of mistakes that aggravated the situation.Estudo sobre o processo de comunicação associado ao caso Autovisão, episódio que se transformou, em 2003, em uma crise de imagem para a Volkswagen do Brasil. O objetivo desta pesquisa é mostrar como a montadora gerenciou a crise, com destaque especial à interação com a mídia. A investigação foi realizada a partir das matérias publicadas na Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, Diário do Grande ABC e Valeparaibano, e nos jornais sindicais Tribuna Metalúrgica, do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, e Jornal do Metalúrgico, do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso único descritivo. Além da descrição dos principais momentos do episódio, buscou-se compreender porque a Autovisão repercutiu negativamente na mídia e junto aos seus públicos de interesse. Conclui-se que a Volkswagen não estava preparada para gerenciar esta crise de imagem, tendo cometido uma série de erros de comunicação que contribuíram para agravá-la.Made available in DSpace on 2016-08-03T12:30:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria Carolina pag 1-225.pdf: 1632651 bytes, checksum: 8f01eb7032f21d0b7e02f52ae2e2234b (MD5) Previous issue date: 2007-03-07application/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/2152/Maria%20Carolina%20pag%201-225.pdf.jpgporUniversidade Metodista de São PauloPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOUMESPBRProcesso Comunicacionaiscomunicação empresarialcrise de imagemgerenciamento de criserelacionamento - mídia.business communicationimage crisiscrisis managementmedia relationship.CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOCOMUNICAÇÃO EM TEMPO DE CRISE: O CASO DA AUTOVISÃO NO BRASILinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTAinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTATHUMBNAILMaria Carolina pag 1-225.pdf.jpgMaria Carolina pag 1-225.pdf.jpgimage/jpeg1943http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/768/2/Maria+Carolina+pag+1-225.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52ORIGINALMaria Carolina pag 1-225.pdfapplication/pdf1632651http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/768/1/Maria+Carolina+pag+1-225.pdf8f01eb7032f21d0b7e02f52ae2e2234bMD51tede/7682016-08-03 15:03:56.152oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/768Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.metodista.br/jspui/http://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:03:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
COMUNICAÇÃO EM TEMPO DE CRISE: O CASO DA AUTOVISÃO NO BRASIL |
title |
COMUNICAÇÃO EM TEMPO DE CRISE: O CASO DA AUTOVISÃO NO BRASIL |
spellingShingle |
COMUNICAÇÃO EM TEMPO DE CRISE: O CASO DA AUTOVISÃO NO BRASIL Rodriguez, Maria Carolina comunicação empresarial crise de imagem gerenciamento de crise relacionamento - mídia. business communication image crisis crisis management media relationship. CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
COMUNICAÇÃO EM TEMPO DE CRISE: O CASO DA AUTOVISÃO NO BRASIL |
title_full |
COMUNICAÇÃO EM TEMPO DE CRISE: O CASO DA AUTOVISÃO NO BRASIL |
title_fullStr |
COMUNICAÇÃO EM TEMPO DE CRISE: O CASO DA AUTOVISÃO NO BRASIL |
title_full_unstemmed |
COMUNICAÇÃO EM TEMPO DE CRISE: O CASO DA AUTOVISÃO NO BRASIL |
title_sort |
COMUNICAÇÃO EM TEMPO DE CRISE: O CASO DA AUTOVISÃO NO BRASIL |
author |
Rodriguez, Maria Carolina |
author_facet |
Rodriguez, Maria Carolina |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bueno, Wilson da Costa |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:13125925962 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9495822246558650 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Queiroz, Adolpho Carlos Françoso |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
CPF:94674123412 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2554925339792900 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Zaccaria., Rosana |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
CPF:79923000022 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1062347192477560 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:16349651839 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodriguez, Maria Carolina |
contributor_str_mv |
Bueno, Wilson da Costa Queiroz, Adolpho Carlos Françoso Zaccaria., Rosana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
comunicação empresarial crise de imagem gerenciamento de crise relacionamento - mídia. |
topic |
comunicação empresarial crise de imagem gerenciamento de crise relacionamento - mídia. business communication image crisis crisis management media relationship. CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
business communication image crisis crisis management media relationship. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
This is a study about the process of communication associated with the Autovisão case, an episode in 2003 that triggered an image crisis at Volkswagen do Brazil. The objective of this research is to present how the company managed this crisis, especially with regards to the media. This investigation was based on news articles from the periodicals Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, Diário do Grande ABC, Valeparaibano, and the labor union newspapers Tribuna Metalúrgica, of Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, and Jornal do Metalúrgico from the Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté. The research method utilized was a case study. In addition to describing the most important events, this research's objective was to understand why the Autovisão was negatively mentioned in the media and to the stakeholders. This research concludes that Volkswagen was not prepared to manage its image crisis and had committed a number of mistakes that aggravated the situation. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-03-07 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-10-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-03T12:30:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RODRIGUEZ, Maria Carolina. COMUNICAÇÃO EM TEMPO DE CRISE: O CASO DA AUTOVISÃO NO BRASIL. 2007. 339 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/768 |
identifier_str_mv |
RODRIGUEZ, Maria Carolina. COMUNICAÇÃO EM TEMPO DE CRISE: O CASO DA AUTOVISÃO NO BRASIL. 2007. 339 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/768 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UMESP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Processo Comunicacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/768/2/Maria+Carolina+pag+1-225.pdf.jpg http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/768/1/Maria+Carolina+pag+1-225.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 8f01eb7032f21d0b7e02f52ae2e2234b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.br |
_version_ |
1791079556007854080 |