COMUNICAÇÃO, ENSINO E COVID-2019: UM PANORAMA SOBRE A APRENDIZAGEM DE DISCENTES DE COMUNICAÇÃO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ghisleni, Taís Steffenello
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Barreto, Carlos Henrique da Costa, Knoll, Graziela Frainer
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Panorama (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/9237
Resumo: O presente estudo tem por objetivo geral construir uma perspectiva inicial sobre o público discente no processo de aprendizagem pelo ERE frente às diversas mudanças decorrentes do cenário pandêmico. De forma específica, buscamos 1) contextualizar as principais questões metodológicas impostas aos estudantes em função da troca dos modelos e estruturas de ensino presenciais para o ERE; 2) mapear as principais estratégias, tecnologias e demais recursos utilizados pelo discente para alcançar adaptação ao novo formato; e ainda 3) compreender de que maneira outros fatores da pandemia e do ambiente influenciam no processo de aprendizagem discente com desafios, possibilidade ou demais questões. O estudo tem natureza qualitativa e utiliza a pesquisa bibliográfica para construção da base teórica. Os resultados mostram uma perspectiva inicial sobre o processo de aprendizagem do público discente no ERE pautada em desafios de adaptação essencialmente surgidos devido à troca de modelos: um público naturalizado no ensino presencial que subitamente se viu em migração para o novo formato decorrente da pandemia.
id PUC-GO-2_c2808630b128d603d2200fbb8df80747
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/9237
network_acronym_str PUC-GO-2
network_name_str Panorama (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling COMUNICAÇÃO, ENSINO E COVID-2019: UM PANORAMA SOBRE A APRENDIZAGEM DE DISCENTES DE COMUNICAÇÃO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIALEnsino remotoEstratégia de ensinopandemia.EnsinoO presente estudo tem por objetivo geral construir uma perspectiva inicial sobre o público discente no processo de aprendizagem pelo ERE frente às diversas mudanças decorrentes do cenário pandêmico. De forma específica, buscamos 1) contextualizar as principais questões metodológicas impostas aos estudantes em função da troca dos modelos e estruturas de ensino presenciais para o ERE; 2) mapear as principais estratégias, tecnologias e demais recursos utilizados pelo discente para alcançar adaptação ao novo formato; e ainda 3) compreender de que maneira outros fatores da pandemia e do ambiente influenciam no processo de aprendizagem discente com desafios, possibilidade ou demais questões. O estudo tem natureza qualitativa e utiliza a pesquisa bibliográfica para construção da base teórica. Os resultados mostram uma perspectiva inicial sobre o processo de aprendizagem do público discente no ERE pautada em desafios de adaptação essencialmente surgidos devido à troca de modelos: um público naturalizado no ensino presencial que subitamente se viu em migração para o novo formato decorrente da pandemia.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2022-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/923710.18224/pan.v12i1.9237Revista Panorama - Social Communication Magazine; Vol. 12 No. 1 (2022): Olhar da Comunicação: leitura sobre fatos e acontecimentos em tempos de pandemia; 30-35Revista Panorama - Revista de Comunicación Social; Vol. 12 Núm. 1 (2022): Olhar da Comunicação: leitura sobre fatos e acontecimentos em tempos de pandemia; 30-35Revista Panorama - Revista de Comunicação Social; v. 12 n. 1 (2022): Olhar da Comunicação: leitura sobre fatos e acontecimentos em tempos de pandemia; 30-352237-108710.18224/pan.v12i1reponame:Panorama (Goiânia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/9237/5806https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/9237/6132Copyright (c) 2022 Taís Steffenello Ghisleni, Carlos Henrique da Costa Barreto, Graziela Frainer Knollinfo:eu-repo/semantics/openAccessGhisleni, Taís SteffenelloBarreto, Carlos Henrique da CostaKnoll, Graziela Frainer2022-12-15T17:57:54Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/9237Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/indexPUBhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/oai||panorama@pucgoias.edu.br|| lucajor@gmail.com2237-10872236-1685opendoar:2022-12-15T17:57:54Panorama (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv COMUNICAÇÃO, ENSINO E COVID-2019: UM PANORAMA SOBRE A APRENDIZAGEM DE DISCENTES DE COMUNICAÇÃO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
title COMUNICAÇÃO, ENSINO E COVID-2019: UM PANORAMA SOBRE A APRENDIZAGEM DE DISCENTES DE COMUNICAÇÃO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
spellingShingle COMUNICAÇÃO, ENSINO E COVID-2019: UM PANORAMA SOBRE A APRENDIZAGEM DE DISCENTES DE COMUNICAÇÃO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
Ghisleni, Taís Steffenello
Ensino remoto
Estratégia de ensino
pandemia.
Ensino
title_short COMUNICAÇÃO, ENSINO E COVID-2019: UM PANORAMA SOBRE A APRENDIZAGEM DE DISCENTES DE COMUNICAÇÃO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
title_full COMUNICAÇÃO, ENSINO E COVID-2019: UM PANORAMA SOBRE A APRENDIZAGEM DE DISCENTES DE COMUNICAÇÃO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
title_fullStr COMUNICAÇÃO, ENSINO E COVID-2019: UM PANORAMA SOBRE A APRENDIZAGEM DE DISCENTES DE COMUNICAÇÃO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
title_full_unstemmed COMUNICAÇÃO, ENSINO E COVID-2019: UM PANORAMA SOBRE A APRENDIZAGEM DE DISCENTES DE COMUNICAÇÃO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
title_sort COMUNICAÇÃO, ENSINO E COVID-2019: UM PANORAMA SOBRE A APRENDIZAGEM DE DISCENTES DE COMUNICAÇÃO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
author Ghisleni, Taís Steffenello
author_facet Ghisleni, Taís Steffenello
Barreto, Carlos Henrique da Costa
Knoll, Graziela Frainer
author_role author
author2 Barreto, Carlos Henrique da Costa
Knoll, Graziela Frainer
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ghisleni, Taís Steffenello
Barreto, Carlos Henrique da Costa
Knoll, Graziela Frainer
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino remoto
Estratégia de ensino
pandemia.
Ensino
topic Ensino remoto
Estratégia de ensino
pandemia.
Ensino
description O presente estudo tem por objetivo geral construir uma perspectiva inicial sobre o público discente no processo de aprendizagem pelo ERE frente às diversas mudanças decorrentes do cenário pandêmico. De forma específica, buscamos 1) contextualizar as principais questões metodológicas impostas aos estudantes em função da troca dos modelos e estruturas de ensino presenciais para o ERE; 2) mapear as principais estratégias, tecnologias e demais recursos utilizados pelo discente para alcançar adaptação ao novo formato; e ainda 3) compreender de que maneira outros fatores da pandemia e do ambiente influenciam no processo de aprendizagem discente com desafios, possibilidade ou demais questões. O estudo tem natureza qualitativa e utiliza a pesquisa bibliográfica para construção da base teórica. Os resultados mostram uma perspectiva inicial sobre o processo de aprendizagem do público discente no ERE pautada em desafios de adaptação essencialmente surgidos devido à troca de modelos: um público naturalizado no ensino presencial que subitamente se viu em migração para o novo formato decorrente da pandemia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/9237
10.18224/pan.v12i1.9237
url https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/9237
identifier_str_mv 10.18224/pan.v12i1.9237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/9237/5806
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/9237/6132
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista Panorama - Social Communication Magazine; Vol. 12 No. 1 (2022): Olhar da Comunicação: leitura sobre fatos e acontecimentos em tempos de pandemia; 30-35
Revista Panorama - Revista de Comunicación Social; Vol. 12 Núm. 1 (2022): Olhar da Comunicação: leitura sobre fatos e acontecimentos em tempos de pandemia; 30-35
Revista Panorama - Revista de Comunicação Social; v. 12 n. 1 (2022): Olhar da Comunicação: leitura sobre fatos e acontecimentos em tempos de pandemia; 30-35
2237-1087
10.18224/pan.v12i1
reponame:Panorama (Goiânia. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Panorama (Goiânia. Online)
collection Panorama (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Panorama (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv ||panorama@pucgoias.edu.br|| lucajor@gmail.com
_version_ 1798321075368493056