COMUNICAÇÃO, ENSINO E COVID-2019: UM PANORAMA SOBRE A APRENDIZAGEM DE DISCENTES DE COMUNICAÇÃO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Panorama (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/9237 |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo geral construir uma perspectiva inicial sobre o público discente no processo de aprendizagem pelo ERE frente às diversas mudanças decorrentes do cenário pandêmico. De forma específica, buscamos 1) contextualizar as principais questões metodológicas impostas aos estudantes em função da troca dos modelos e estruturas de ensino presenciais para o ERE; 2) mapear as principais estratégias, tecnologias e demais recursos utilizados pelo discente para alcançar adaptação ao novo formato; e ainda 3) compreender de que maneira outros fatores da pandemia e do ambiente influenciam no processo de aprendizagem discente com desafios, possibilidade ou demais questões. O estudo tem natureza qualitativa e utiliza a pesquisa bibliográfica para construção da base teórica. Os resultados mostram uma perspectiva inicial sobre o processo de aprendizagem do público discente no ERE pautada em desafios de adaptação essencialmente surgidos devido à troca de modelos: um público naturalizado no ensino presencial que subitamente se viu em migração para o novo formato decorrente da pandemia. |
id |
PUC-GO-2_c2808630b128d603d2200fbb8df80747 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/9237 |
network_acronym_str |
PUC-GO-2 |
network_name_str |
Panorama (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
COMUNICAÇÃO, ENSINO E COVID-2019: UM PANORAMA SOBRE A APRENDIZAGEM DE DISCENTES DE COMUNICAÇÃO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIALEnsino remotoEstratégia de ensinopandemia.EnsinoO presente estudo tem por objetivo geral construir uma perspectiva inicial sobre o público discente no processo de aprendizagem pelo ERE frente às diversas mudanças decorrentes do cenário pandêmico. De forma específica, buscamos 1) contextualizar as principais questões metodológicas impostas aos estudantes em função da troca dos modelos e estruturas de ensino presenciais para o ERE; 2) mapear as principais estratégias, tecnologias e demais recursos utilizados pelo discente para alcançar adaptação ao novo formato; e ainda 3) compreender de que maneira outros fatores da pandemia e do ambiente influenciam no processo de aprendizagem discente com desafios, possibilidade ou demais questões. O estudo tem natureza qualitativa e utiliza a pesquisa bibliográfica para construção da base teórica. Os resultados mostram uma perspectiva inicial sobre o processo de aprendizagem do público discente no ERE pautada em desafios de adaptação essencialmente surgidos devido à troca de modelos: um público naturalizado no ensino presencial que subitamente se viu em migração para o novo formato decorrente da pandemia.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2022-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/923710.18224/pan.v12i1.9237Revista Panorama - Social Communication Magazine; Vol. 12 No. 1 (2022): Olhar da Comunicação: leitura sobre fatos e acontecimentos em tempos de pandemia; 30-35Revista Panorama - Revista de Comunicación Social; Vol. 12 Núm. 1 (2022): Olhar da Comunicação: leitura sobre fatos e acontecimentos em tempos de pandemia; 30-35Revista Panorama - Revista de Comunicação Social; v. 12 n. 1 (2022): Olhar da Comunicação: leitura sobre fatos e acontecimentos em tempos de pandemia; 30-352237-108710.18224/pan.v12i1reponame:Panorama (Goiânia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/9237/5806https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/9237/6132Copyright (c) 2022 Taís Steffenello Ghisleni, Carlos Henrique da Costa Barreto, Graziela Frainer Knollinfo:eu-repo/semantics/openAccessGhisleni, Taís SteffenelloBarreto, Carlos Henrique da CostaKnoll, Graziela Frainer2022-12-15T17:57:54Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/9237Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/indexPUBhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/oai||panorama@pucgoias.edu.br|| lucajor@gmail.com2237-10872236-1685opendoar:2022-12-15T17:57:54Panorama (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COMUNICAÇÃO, ENSINO E COVID-2019: UM PANORAMA SOBRE A APRENDIZAGEM DE DISCENTES DE COMUNICAÇÃO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL |
title |
COMUNICAÇÃO, ENSINO E COVID-2019: UM PANORAMA SOBRE A APRENDIZAGEM DE DISCENTES DE COMUNICAÇÃO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL |
spellingShingle |
COMUNICAÇÃO, ENSINO E COVID-2019: UM PANORAMA SOBRE A APRENDIZAGEM DE DISCENTES DE COMUNICAÇÃO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL Ghisleni, Taís Steffenello Ensino remoto Estratégia de ensino pandemia. Ensino |
title_short |
COMUNICAÇÃO, ENSINO E COVID-2019: UM PANORAMA SOBRE A APRENDIZAGEM DE DISCENTES DE COMUNICAÇÃO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL |
title_full |
COMUNICAÇÃO, ENSINO E COVID-2019: UM PANORAMA SOBRE A APRENDIZAGEM DE DISCENTES DE COMUNICAÇÃO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL |
title_fullStr |
COMUNICAÇÃO, ENSINO E COVID-2019: UM PANORAMA SOBRE A APRENDIZAGEM DE DISCENTES DE COMUNICAÇÃO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL |
title_full_unstemmed |
COMUNICAÇÃO, ENSINO E COVID-2019: UM PANORAMA SOBRE A APRENDIZAGEM DE DISCENTES DE COMUNICAÇÃO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL |
title_sort |
COMUNICAÇÃO, ENSINO E COVID-2019: UM PANORAMA SOBRE A APRENDIZAGEM DE DISCENTES DE COMUNICAÇÃO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL |
author |
Ghisleni, Taís Steffenello |
author_facet |
Ghisleni, Taís Steffenello Barreto, Carlos Henrique da Costa Knoll, Graziela Frainer |
author_role |
author |
author2 |
Barreto, Carlos Henrique da Costa Knoll, Graziela Frainer |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ghisleni, Taís Steffenello Barreto, Carlos Henrique da Costa Knoll, Graziela Frainer |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino remoto Estratégia de ensino pandemia. Ensino |
topic |
Ensino remoto Estratégia de ensino pandemia. Ensino |
description |
O presente estudo tem por objetivo geral construir uma perspectiva inicial sobre o público discente no processo de aprendizagem pelo ERE frente às diversas mudanças decorrentes do cenário pandêmico. De forma específica, buscamos 1) contextualizar as principais questões metodológicas impostas aos estudantes em função da troca dos modelos e estruturas de ensino presenciais para o ERE; 2) mapear as principais estratégias, tecnologias e demais recursos utilizados pelo discente para alcançar adaptação ao novo formato; e ainda 3) compreender de que maneira outros fatores da pandemia e do ambiente influenciam no processo de aprendizagem discente com desafios, possibilidade ou demais questões. O estudo tem natureza qualitativa e utiliza a pesquisa bibliográfica para construção da base teórica. Os resultados mostram uma perspectiva inicial sobre o processo de aprendizagem do público discente no ERE pautada em desafios de adaptação essencialmente surgidos devido à troca de modelos: um público naturalizado no ensino presencial que subitamente se viu em migração para o novo formato decorrente da pandemia. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/9237 10.18224/pan.v12i1.9237 |
url |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/9237 |
identifier_str_mv |
10.18224/pan.v12i1.9237 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/9237/5806 https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/9237/6132 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Panorama - Social Communication Magazine; Vol. 12 No. 1 (2022): Olhar da Comunicação: leitura sobre fatos e acontecimentos em tempos de pandemia; 30-35 Revista Panorama - Revista de Comunicación Social; Vol. 12 Núm. 1 (2022): Olhar da Comunicação: leitura sobre fatos e acontecimentos em tempos de pandemia; 30-35 Revista Panorama - Revista de Comunicação Social; v. 12 n. 1 (2022): Olhar da Comunicação: leitura sobre fatos e acontecimentos em tempos de pandemia; 30-35 2237-1087 10.18224/pan.v12i1 reponame:Panorama (Goiânia. Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Panorama (Goiânia. Online) |
collection |
Panorama (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Panorama (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||panorama@pucgoias.edu.br|| lucajor@gmail.com |
_version_ |
1798321075368493056 |