Brincar e Aprender em Hospitais: enfrentamento da doença na infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Milene Bartolomei
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: de Almeida, Ordália Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5014
Resumo: Resumo: Esta pesquisa aborda o brincar de crianças internadas no contexto hospitalar, nas chamadas classes hospitalares. Como processo investigativo, recorreremos à abordagem qualitativa, com o objetivo de refletir na função e nos benefícios que a brincadeira oferece. Foi nossa intenção verificar in loco como essas crianças têm aproveitamento pedagógico com o uso da brincadeira durante o seu tratamento e qual o seu impacto para o desenvolvimento cognitivo, pois parte-se do pressuposto de que, no contexto hospitalar, a brincadeira surge como dispositivo que auxilia as crianças a superarem as inconveniências de seu estado de saúde e a aproveitarem melhor o período do tratamento, tornando a permanência no hospital mais agradável e descontraída. Palavras-chave: Brincar. Aprendizagem. Classes hospitalares.
id PUC_GO-4_0d4ca8f469de5c71ae6e56ed5e60fe9f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5014
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
spelling Brincar e Aprender em Hospitais: enfrentamento da doença na infânciaResumo: Esta pesquisa aborda o brincar de crianças internadas no contexto hospitalar, nas chamadas classes hospitalares. Como processo investigativo, recorreremos à abordagem qualitativa, com o objetivo de refletir na função e nos benefícios que a brincadeira oferece. Foi nossa intenção verificar in loco como essas crianças têm aproveitamento pedagógico com o uso da brincadeira durante o seu tratamento e qual o seu impacto para o desenvolvimento cognitivo, pois parte-se do pressuposto de que, no contexto hospitalar, a brincadeira surge como dispositivo que auxilia as crianças a superarem as inconveniências de seu estado de saúde e a aproveitarem melhor o período do tratamento, tornando a permanência no hospital mais agradável e descontraída. Palavras-chave: Brincar. Aprendizagem. Classes hospitalares.EDITORA DA PUC GOIÁSSilva, Milene Bartolomeide Almeida, Ordália Alves2016-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/501410.18224/educ.v19i1.5014Revista Educativa - Revista de Educação; v. 19, n. 1 (2016); 33-511983-77711415-049210.18224/educ.v19i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5014/2768Direitos autorais 2016 Milene Bartolomei Silva, Ordália Alves de Almeidahttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5014Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:37.188Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Brincar e Aprender em Hospitais: enfrentamento da doença na infância
title Brincar e Aprender em Hospitais: enfrentamento da doença na infância
spellingShingle Brincar e Aprender em Hospitais: enfrentamento da doença na infância
Silva, Milene Bartolomei
title_short Brincar e Aprender em Hospitais: enfrentamento da doença na infância
title_full Brincar e Aprender em Hospitais: enfrentamento da doença na infância
title_fullStr Brincar e Aprender em Hospitais: enfrentamento da doença na infância
title_full_unstemmed Brincar e Aprender em Hospitais: enfrentamento da doença na infância
title_sort Brincar e Aprender em Hospitais: enfrentamento da doença na infância
author Silva, Milene Bartolomei
author_facet Silva, Milene Bartolomei
de Almeida, Ordália Alves
author_role author
author2 de Almeida, Ordália Alves
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Milene Bartolomei
de Almeida, Ordália Alves
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: Esta pesquisa aborda o brincar de crianças internadas no contexto hospitalar, nas chamadas classes hospitalares. Como processo investigativo, recorreremos à abordagem qualitativa, com o objetivo de refletir na função e nos benefícios que a brincadeira oferece. Foi nossa intenção verificar in loco como essas crianças têm aproveitamento pedagógico com o uso da brincadeira durante o seu tratamento e qual o seu impacto para o desenvolvimento cognitivo, pois parte-se do pressuposto de que, no contexto hospitalar, a brincadeira surge como dispositivo que auxilia as crianças a superarem as inconveniências de seu estado de saúde e a aproveitarem melhor o período do tratamento, tornando a permanência no hospital mais agradável e descontraída. Palavras-chave: Brincar. Aprendizagem. Classes hospitalares.
description Resumo: Esta pesquisa aborda o brincar de crianças internadas no contexto hospitalar, nas chamadas classes hospitalares. Como processo investigativo, recorreremos à abordagem qualitativa, com o objetivo de refletir na função e nos benefícios que a brincadeira oferece. Foi nossa intenção verificar in loco como essas crianças têm aproveitamento pedagógico com o uso da brincadeira durante o seu tratamento e qual o seu impacto para o desenvolvimento cognitivo, pois parte-se do pressuposto de que, no contexto hospitalar, a brincadeira surge como dispositivo que auxilia as crianças a superarem as inconveniências de seu estado de saúde e a aproveitarem melhor o período do tratamento, tornando a permanência no hospital mais agradável e descontraída. Palavras-chave: Brincar. Aprendizagem. Classes hospitalares.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-27
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5014
10.18224/educ.v19i1.5014
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5014
identifier_str_mv 10.18224/educ.v19i1.5014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5014/2768
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Milene Bartolomei Silva, Ordália Alves de Almeida
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Milene Bartolomei Silva, Ordália Alves de Almeida
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 19, n. 1 (2016); 33-51
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v19i1
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
repository.name.fl_str_mv Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676341973570551808