Brincar e Aprender em Hospitais: enfrentamento da doença na infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5014 |
Resumo: | Resumo: Esta pesquisa aborda o brincar de crianças internadas no contexto hospitalar, nas chamadas classes hospitalares. Como processo investigativo, recorreremos à abordagem qualitativa, com o objetivo de refletir na função e nos benefícios que a brincadeira oferece. Foi nossa intenção verificar in loco como essas crianças têm aproveitamento pedagógico com o uso da brincadeira durante o seu tratamento e qual o seu impacto para o desenvolvimento cognitivo, pois parte-se do pressuposto de que, no contexto hospitalar, a brincadeira surge como dispositivo que auxilia as crianças a superarem as inconveniências de seu estado de saúde e a aproveitarem melhor o período do tratamento, tornando a permanência no hospital mais agradável e descontraída. Palavras-chave: Brincar. Aprendizagem. Classes hospitalares. |
id |
PUC_GO-4_0d4ca8f469de5c71ae6e56ed5e60fe9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5014 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
spelling |
Brincar e Aprender em Hospitais: enfrentamento da doença na infânciaResumo: Esta pesquisa aborda o brincar de crianças internadas no contexto hospitalar, nas chamadas classes hospitalares. Como processo investigativo, recorreremos à abordagem qualitativa, com o objetivo de refletir na função e nos benefícios que a brincadeira oferece. Foi nossa intenção verificar in loco como essas crianças têm aproveitamento pedagógico com o uso da brincadeira durante o seu tratamento e qual o seu impacto para o desenvolvimento cognitivo, pois parte-se do pressuposto de que, no contexto hospitalar, a brincadeira surge como dispositivo que auxilia as crianças a superarem as inconveniências de seu estado de saúde e a aproveitarem melhor o período do tratamento, tornando a permanência no hospital mais agradável e descontraída. Palavras-chave: Brincar. Aprendizagem. Classes hospitalares.EDITORA DA PUC GOIÁSSilva, Milene Bartolomeide Almeida, Ordália Alves2016-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/501410.18224/educ.v19i1.5014Revista Educativa - Revista de Educação; v. 19, n. 1 (2016); 33-511983-77711415-049210.18224/educ.v19i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5014/2768Direitos autorais 2016 Milene Bartolomei Silva, Ordália Alves de Almeidahttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5014Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:37.188Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Brincar e Aprender em Hospitais: enfrentamento da doença na infância |
title |
Brincar e Aprender em Hospitais: enfrentamento da doença na infância |
spellingShingle |
Brincar e Aprender em Hospitais: enfrentamento da doença na infância Silva, Milene Bartolomei |
title_short |
Brincar e Aprender em Hospitais: enfrentamento da doença na infância |
title_full |
Brincar e Aprender em Hospitais: enfrentamento da doença na infância |
title_fullStr |
Brincar e Aprender em Hospitais: enfrentamento da doença na infância |
title_full_unstemmed |
Brincar e Aprender em Hospitais: enfrentamento da doença na infância |
title_sort |
Brincar e Aprender em Hospitais: enfrentamento da doença na infância |
author |
Silva, Milene Bartolomei |
author_facet |
Silva, Milene Bartolomei de Almeida, Ordália Alves |
author_role |
author |
author2 |
de Almeida, Ordália Alves |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Milene Bartolomei de Almeida, Ordália Alves |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Resumo: Esta pesquisa aborda o brincar de crianças internadas no contexto hospitalar, nas chamadas classes hospitalares. Como processo investigativo, recorreremos à abordagem qualitativa, com o objetivo de refletir na função e nos benefícios que a brincadeira oferece. Foi nossa intenção verificar in loco como essas crianças têm aproveitamento pedagógico com o uso da brincadeira durante o seu tratamento e qual o seu impacto para o desenvolvimento cognitivo, pois parte-se do pressuposto de que, no contexto hospitalar, a brincadeira surge como dispositivo que auxilia as crianças a superarem as inconveniências de seu estado de saúde e a aproveitarem melhor o período do tratamento, tornando a permanência no hospital mais agradável e descontraída. Palavras-chave: Brincar. Aprendizagem. Classes hospitalares. |
description |
Resumo: Esta pesquisa aborda o brincar de crianças internadas no contexto hospitalar, nas chamadas classes hospitalares. Como processo investigativo, recorreremos à abordagem qualitativa, com o objetivo de refletir na função e nos benefícios que a brincadeira oferece. Foi nossa intenção verificar in loco como essas crianças têm aproveitamento pedagógico com o uso da brincadeira durante o seu tratamento e qual o seu impacto para o desenvolvimento cognitivo, pois parte-se do pressuposto de que, no contexto hospitalar, a brincadeira surge como dispositivo que auxilia as crianças a superarem as inconveniências de seu estado de saúde e a aproveitarem melhor o período do tratamento, tornando a permanência no hospital mais agradável e descontraída. Palavras-chave: Brincar. Aprendizagem. Classes hospitalares. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5014 10.18224/educ.v19i1.5014 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5014 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v19i1.5014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5014/2768 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Milene Bartolomei Silva, Ordália Alves de Almeida http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Milene Bartolomei Silva, Ordália Alves de Almeida http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 19, n. 1 (2016); 33-51 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v19i1 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
repository.name.fl_str_mv |
Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676341973570551808 |