UNESCO E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA O SÉCULO XXI: informalidade e flexibilização como horizontes para a formação do trabalhador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Almeida, Guenther Carlos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Brzezinski, Iria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7755
Resumo: O artigo visa discutir como são caracterizados o trabalho e a educação no documento “Liberar o potencial: transformar a educação e a formação técnica e profissional”, chancelado pela Unesco (2015). A pesquisa é teórica com análise documental. A análise dialogou com um referencial teórico ancorado na identificação das contradições, continuidades e alinhamentos da relação entre capital, trabalho e educação. Os elaboradores do documento adotam a concepção economicista do trabalho e utilitarista da educação para o mercado com ênfase no trabalho informal, assumindo-o como fonte de criatividade e empreendedorismo, porém, escamoteando a precarização do trabalho.
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